Notícias
Gigafábrica chinesa de baterias vai nascer em Sines

A chinesa CALB – China Aviation Lithium Battery vai construir uma gigafábrica de baterias em Sines num investimento de 2 mil milhões de euros.
A CALB é um dos maiores produtores de baterias do mundo, especialmente para veículos elétricos, e irá investir nesta fábrica no nosso país que começará já a ser construída no próximo trimestre, estando prevista a conclusão da primeira fase de construção para 2026. Em 2028 a fábrica já deverá estar totalmente operacional e estima-se que venha a criar 2000 postos de trabalho podendo vir a ter um impacto positivo significativo no PIB nacional, revelando-se como um investimento de importância semelhante ao complexo industrial da Autoeuropa.
Segundo os responsáveis da CALB, a escolha do nosso país teve como principais argumentos a localização que facilita a distribuição para outros países europeus, e não só, a qualificação da mão de obra nacional e a importância que o país dá às energias renováveis.
Notícias
Dacia vai apostar num elétrico abaixo dos 18.000€

A marca romena do grupo Renault está a desenvolver um modelo 100% elétrico que estima vir a comercializar por um valor abaixo dos 18.000€ e parece que tem “inspiração” chinesa.
Conseguir desenvolver um modelo num prazo mais curto de tempo e depois produzi-lo com um menor custo graças à redução de componentes necessários para o seu fabrico são alguns dos objetivos que a Dacia espera conseguir para apresentar um modelo com um preço tão competitivo como anuncia. Para tal conta com a ajuda de uma empresa chinesa de consultoria em Investigação e Desenvolvimento que em conjunto contribuirá para a criação do novo Dacia que virá substituir o atual Spring.
Notícias
Mitsubishi Grandis vai voltar em formato SUV

O Grandis foi um monovolume lançado pela Mitsubishi em 2003 e foi produzido e comercializado durante cerca de uma década, sensivelmente, até deixar de ser comercializado no mercado europeu. Agora o construtor vai recuperar o nome, mas desta feita será em formato de SUV.
Para já a marca japonesa apenas lançou algumas imagens teaser daquele que será o futuro Grandis, mas ao que tudo indica estamos perante mais uma fruto da parceria com a Renault pois parece que estaremos perante um Symbioz com a marca dos três diamantes.
Deverá estar disponível com motorizações híbridas baseadas no sistema mild-hybrid de 48V e a sua revelação está prevista para o mês de Julho, sendo que a sua comercialização nos mercados europeus deverá ter lugar no último trimestre deste ano.
-
Notícias2 semanas ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Notícias2 semanas ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Manutenção1 semana ago
Como manter os faróis cristalinos
-
Notícias2 semanas ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape
-
Comerciais6 dias ago
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico
-
Comerciais2 semanas ago
Scania lança a primeira campanha de serviços do ano
-
Notícias1 semana ago
Precisão e diversão no museu com um BMW M5