Comerciais
Isto é o que o Reino Unido exige aos transportes a partir de 31 de janeiro
As declarações de proteção e segurança para as importações provenientes da União Europeia tornar-se-ão finalmente obrigatórias a partir de 31 de janeiro de 2025.
Esta declaração sumária de entrada deve ser efetuada antes de as mercadorias chegarem à Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), ou à Irlanda do Norte a partir da Grã-Bretanha, ou à Irlanda do Norte a partir de fora da União Europeia. A responsabilidade pela apresentação da declaração sumária de entrada cabe ao transportador, embora um terceiro (uma empresa que preste este tipo de serviço) também possa apresentar a declaração, desde que o faça com o conhecimento e o consentimento do transportador.
Vias de emissão das declarações sumárias:
- através de um programa informático adequado
- através de uma empresa que presta este tipo de serviços
- desenvolvimento de software próprio para interagir com o serviço S&S GB.
As empresas transportadoras que já dispõem de um serviço de emissão de GMR prestado por um terceiro podem verificar com a mesma empresa se esta também pode prestar o serviço de emissão das declarações H&S acima referidas.
Existe uma lista Excel de empresas no Reino Unido que prestam vários serviços aduaneiros, incluindo o serviço de emissão/registo de declarações H&S (também conhecido pelo acrónimo SSD/ENS). Esta lista pode ser consultada neste link onde aparece a palavra “customs broker”. Para encontrar as empresas que prestam o serviço em questão, vá à coluna 12 da folha Excel e procure a palavra “SI”, que confirma que essa empresa presta esses serviços (algumas delas são CustomsLink, port shipping, MOTIS).
As informações necessárias para apresentar uma declaração ENS incluem
- expedidor
- destinatário
- uma descrição das mercadorias
- expedição (de país para país)
- transporte (por exemplo, pormenores sobre o ferry ou o Eurotúnel)
- hora de chegada
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
