Comerciais
Ford Trucks e TotalEnergies assinam uma aliança estratégica
Durante os próximos cinco anos, a Ford Trucks e a TotalEnergies irão oferecer às frotas europeias da Oval produtos e serviços de alta qualidade, adaptados às necessidades específicas dos seus veículos e do mercado local.
Na sequência de processos de desenvolvimento e testes efectuados pela TotalEnergies e pelo Desenvolvimento de Produto da Ford Trucks, foi desenvolvido um óleo de motor especialmente formulado para os motores Ecotorq da Ford Trucks: Rubia Optima 4300 XFE 5W-20. Este lubrificante avançado assegura uma proteção ótima do motor, uma maior eficiência energética e uma vida útil mais longa do motor, alinhando-se perfeitamente com as necessidades dos veículos pesados modernos.
Além disso, o Rubia OPTIMA 3500 FE 5W30, que faz parte da gama OPTIMA, continua a ser utilizado nos motores Ecotorq da Ford Trucks e continua a ser uma alternativa viável.
“É mais um importante passo em frente no objetivo da Ford Trucks de oferecer soluções de transporte inovadoras e eficientes.”
“Estamos muito satisfeitos por anunciar esta parceria com a TotalEnergies, pois é mais um importante passo em frente no objetivo da Ford Trucks de oferecer soluções de transporte inovadoras e eficientes. Com a introdução dos lubrificantes TotalEnergies, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução alternativa que se alinha com a evolução das expectativas,” afirma Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks.
Jean Parizot, Vice-Presidente Automóvel da TotalEnergies Lubricants, afirmou estar “muito orgulhoso desta nova parceria” e sublinhou que, através desta colaboração, “a TotalEnergies Lubricants e a Ford Trucks pretendem oferecer aos operadores e condutores uma solução abrangente e de elevado desempenho que satisfaça as normas exigentes do sector dos transportes e da logística”.
A primeira fase desta aliança abrange 26 países na Europa e tem como objetivo oferecer soluções inovadoras na região. Esta aliança estratégica também planeia expandir-se para a Ásia-Pacífico, o Médio Oriente e África, para responder às necessidades crescentes de soluções de manutenção e desempenho nestes mercados.
Comerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais2 semanas agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias2 semanas agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Avaliações Usados1 semana agoSeat Leon (2020-…)
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Comerciais5 dias agoVolvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
