Comerciais
Volvo e DHL Supply Chain impulsionam o transporte nos EUA
A Volvo Autonomous Solutions (V.A.S.) e a DHL Supply Chain deram um passo significativo para a transformação do transporte de mercadorias com o lançamento de operações autónomas nos Estados Unidos.

Esta iniciativa está a ser levada a cabo com o Volvo VNL Autonomous, um camião autónomo pronto a ser produzido com a tecnologia Aurora Driver. O início das operações marca uma fase crítica na validação do ecossistema completo necessário para o transporte autónomo em grande escala. Durante esta fase, estará presente um motorista de segurança para monitorizar o desempenho e garantir uma integração perfeita nas redes de logística existentes. Inicialmente, o transporte de mercadorias será efectuado em duas rotas: Dallas para Houston e Fort Worth para El Paso.
Fiel ao compromisso da Volvo com a segurança, o Volvo VNL Autonomous foi concebido de raiz com redundância incorporada em sistemas críticos. Nos camiões autónomos, a redundância substitui o apoio fornecido por um condutor humano, com sistemas que podem assumir automaticamente o controlo no caso raro de os sistemas primários encontrarem um problema, garantindo operações seguras.
Esta abordagem à segurança é ainda mais reforçada pela estreita colaboração da Volvo com a Aurora, cuja tecnologia avançada e robusta permite ao Volvo VNL Autonomous navegar em segurança no seu ambiente. O Aurora Driver está equipado com sensores topo de gama, incluindo câmaras de alta resolução, radar de imagem e lidar de longo alcance patenteado, permitindo operações autónomas seguras a velocidades de autoestrada.
“Como parte do Grupo Volvo, temos acesso a um desenvolvimento de produtos líder na indústria, fabrico de classe mundial e uma rede de concessionários e serviços madura”, disse Nils Jaeger, presidente da Volvo Autonomous Solutions. “Para uma implementação de autonomia em larga escala, para além do camião autónomo, é também necessária uma rede de apoio coerente e sem falhas, criando um ecossistema autónomo completo que permita as operações do dia a dia”, acrescentou.
Para garantir o tempo de funcionamento das futuras frotas autónomas, a V.A.S. aproveitou a experiência da Bruckner’s Truck & Equipment, juntamente com outros importantes distribuidores da Volvo Trucks no Texas, para estabelecer pontos críticos de apoio e serviço para o Volvo VNL Autonomous.
O transporte autónomo está preparado para revolucionar a indústria dos transportes, reduzindo os custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a segurança. Com capacidades 24 horas por dia, 7 dias por semana, o transporte autónomo pode acelerar os tempos de entrega e otimizar as cadeias de abastecimento, promovendo uma rede de transportes mais resiliente.
Parcerias estratégicas como a que existe entre a V.A.S. e a DHL Supply Chain são essenciais para alavancar recursos e conhecimentos, ganhar a confiança do público e dos reguladores e a aceitação de tecnologias autónomas e, em última análise, cumprir a promessa total de autonomia.
Comerciais
Scania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
A Scania reforçou o seu compromisso com o transporte sustentável ao avançar com novos testes de tecnologias elétricas e movidas a hidrogénio, no âmbito do programa Pilot Partner.
Embora a eletrificação a bateria continue a ser o pilar da estratégia da marca, a empresa mantém ativa a avaliação de soluções alternativas que possam contribuir para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis.
Durante a feira Transport.CH, em Berna, a fabricante anunciou uma nova fase de colaboração com a Asko Norge AS, referência em logística sustentável e parceira de longa data. As duas empresas estão a testar camiões com célula de combustível a hidrogénio em operações reais, com o objetivo de avaliar a autonomia, o desempenho técnico e a viabilidade comercial.
Para já, estes modelos não estão disponíveis para encomenda, integrando apenas o programa Pilot Partner, destinado a clientes selecionados que testam novas tecnologias antes da sua eventual integração no mercado.
Segundo Tony Sandberg, diretor do programa, “testar em ambientes reais permite perceber o que funciona na prática e acelerar o progresso”. Apesar da introdução destes testes, a estratégia da Scania mantém-se focada na eletrificação direta, colocando o hidrogénio como uma alternativa complementar em estudo.
Os primeiros resultados obtidos com a Asko são encorajadores: os camiões têm alcançado autonomias próximas dos 1.000 quilómetros por abastecimento e emitem apenas vapor de água.
Para Jørn Arvid Endresen, CEO da ASKO Midt, esta parceria é uma oportunidade para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Já Sandberg sublinha que o envolvimento da Asko é “crucial para transformar experiências piloto em conhecimento útil para todo o setor”.
Criado em 2021, o programa Scania Pilot Partner reúne clientes estratégicos para testar tecnologias emergentes, desde veículos elétricos a bateria — prioridade da marca — a motores com extensor de autonomia e sistemas de célula de combustível. O objetivo é recolher informação real sobre o desempenho das soluções e apoiar os operadores na transição para um transporte descarbonizado.
Comerciais
MAN apresenta o novo TGS para uso agrícola na Agritechnica 2025
A MAN Truck & Bus apresentou na Agritechnica 2025 a nova versão do MAN TGS agrícola 18.540 4×4, um trator desenvolvido para garantir tração, eficiência e versatilidade em operações agrícolas exigentes.
Integrado na exposição da MAN Engines, sob o lema “Impulsionando a transformação sustentável: soluções todo-o-terreno para o futuro”, o modelo foi concebido para responder às necessidades do transporte entre o campo e as unidades de processamento, mantendo elevado desempenho mesmo em terrenos difíceis. O seu design exclusivo, criado pela MAN Individual, reforça a imagem robusta e funcional do veículo.
Segundo Johann Schuster, chefe de desenvolvimento mecânico da MAN Individual, o novo TGS agrícola demonstra a capacidade da marca de acompanhar a evolução da agricultura moderna, oferecendo um comportamento igualmente eficaz no campo e na estrada e simplificando as tarefas diárias dos agricultores. O MAN TGS 18.540 4×4 BL SA está equipado com o motor D2676 de 12,4 litros, com 540 cv, compatível com a norma Euro 6e, e capaz de disponibilizar um binário máximo de 2650 Nm a partir das 930 rpm, assegurando força e eficiência em qualquer contexto.
A potência é gerida pela caixa automática MAN TipMatic de 12 velocidades, que dispõe de modos Offroad, Performance e Efficiency especificamente adaptados ao uso agrícola. A tração integral permanente e os pneus agrícolas largos garantem operação segura em terrenos húmidos ou prados delicados, enquanto o sistema hidráulico Load Sensing, com caudal até 100 l/min, permite um controlo preciso de implementos e reboques.
A cabina de comprimento médio “NN” oferece um equilíbrio entre dimensões compactas, robustez e funcionalidade, proporcionando boa visibilidade, acesso fácil e amplo espaço de arrumação. No exterior, o pacote MAN TGS INDIVIDUAL LION S acrescenta faróis LED de longo alcance e detalhes em carbono e vermelho que reforçam o caráter do modelo.
No interior, o condutor encontra o sistema intuitivo MAN SmartSelect, funcional mesmo em piso irregular, um painel Professional de 12,3 polegadas e vários sistemas avançados de segurança, incluindo assistente de manutenção na faixa, câmara traseira e ACC Stop & Go.
O veículo está ainda equipado com o travão motor MAN PriTarder com EVBec, que oferece até 625 kW de retenção, e inclui um arco antivoltamento (ROPS) atrás da cabina para maior segurança. Pensado para máxima versatilidade, o MAN TGS agrícola dispõe de quinta roda e engate de reboque, permitindo desempenhar diversas tarefas logísticas.
A sua homologação como veículo LOF (agrícola ou silvícola) garante vantagens adicionais, como a isenção de restrições de circulação ao domingo e a dispensa de tacógrafo em determinadas operações.
-
Notícias6 dias agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais1 semana agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Notícias2 semanas agoGenesis surpreende com a G90 Wingback
-
Motos6 dias agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias1 semana agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
