Volvo e DHL Supply Chain impulsionam o transporte nos EUA – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Volvo e DHL Supply Chain impulsionam o transporte nos EUA

Published

on

A Volvo Autonomous Solutions (V.A.S.) e a DHL Supply Chain deram um passo significativo para a transformação do transporte de mercadorias com o lançamento de operações autónomas nos Estados Unidos.



Esta iniciativa está a ser levada a cabo com o Volvo VNL Autonomous, um camião autónomo pronto a ser produzido com a tecnologia Aurora Driver. O início das operações marca uma fase crítica na validação do ecossistema completo necessário para o transporte autónomo em grande escala. Durante esta fase, estará presente um motorista de segurança para monitorizar o desempenho e garantir uma integração perfeita nas redes de logística existentes. Inicialmente, o transporte de mercadorias será efectuado em duas rotas: Dallas para Houston e Fort Worth para El Paso.

Fiel ao compromisso da Volvo com a segurança, o Volvo VNL Autonomous foi concebido de raiz com redundância incorporada em sistemas críticos. Nos camiões autónomos, a redundância substitui o apoio fornecido por um condutor humano, com sistemas que podem assumir automaticamente o controlo no caso raro de os sistemas primários encontrarem um problema, garantindo operações seguras.

Esta abordagem à segurança é ainda mais reforçada pela estreita colaboração da Volvo com a Aurora, cuja tecnologia avançada e robusta permite ao Volvo VNL Autonomous navegar em segurança no seu ambiente. O Aurora Driver está equipado com sensores topo de gama, incluindo câmaras de alta resolução, radar de imagem e lidar de longo alcance patenteado, permitindo operações autónomas seguras a velocidades de autoestrada.

“Como parte do Grupo Volvo, temos acesso a um desenvolvimento de produtos líder na indústria, fabrico de classe mundial e uma rede de concessionários e serviços madura”, disse Nils Jaeger, presidente da Volvo Autonomous Solutions. “Para uma implementação de autonomia em larga escala, para além do camião autónomo, é também necessária uma rede de apoio coerente e sem falhas, criando um ecossistema autónomo completo que permita as operações do dia a dia”, acrescentou.

Para garantir o tempo de funcionamento das futuras frotas autónomas, a V.A.S. aproveitou a experiência da Bruckner’s Truck & Equipment, juntamente com outros importantes distribuidores da Volvo Trucks no Texas, para estabelecer pontos críticos de apoio e serviço para o Volvo VNL Autonomous.

O transporte autónomo está preparado para revolucionar a indústria dos transportes, reduzindo os custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando a segurança. Com capacidades 24 horas por dia, 7 dias por semana, o transporte autónomo pode acelerar os tempos de entrega e otimizar as cadeias de abastecimento, promovendo uma rede de transportes mais resiliente.

Parcerias estratégicas como a que existe entre a V.A.S. e a DHL Supply Chain são essenciais para alavancar recursos e conhecimentos, ganhar a confiança do público e dos reguladores e a aceitação de tecnologias autónomas e, em última análise, cumprir a promessa total de autonomia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

LASO Transportes investe 30 milhões de euros em frota e infraestruturas

Published

on

A LASO Transportes, empresa líder em transporte convencional e especial, anuncia um importante investimento na modernização e expansão da sua frota, reforçando a capacidade técnica e operacional para responder a projetos cada vez mais exigentes em Portugal e no estrangeiro.

O plano de investimentos inclui a aquisição de novas Autogruas, tratores, unidades equipadas com gruas, camiões rígidos com rampas e guinchos, equipamentos modelares, Super Wing Carriers e o maior Blade Lifter do Mundo, entre outros equipamentos, bem como uma frota de ligeiros 100% elétrica, ampliando a versatilidade dos serviços prestados pela empresa e ajustando cada vez mais a oferta às necessidades do mercado.

A LASO investe também as suas infraestruturas, terminando novas instalações no País Basco e aumentando a sede num total de 120.000 m2.

Este investimento, integrado na estratégia de desenvolvimento da LASO, ascende a vários milhões de euros e visa aumentar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade ambiental das operações. As novas viaturas incorporam tecnologia de última geração em controlo, estabilidade e telemática, permitindo reduzir consumos, otimizar trajetos e minimizar emissões.

Com uma presença consolidada em múltiplos mercados internacionais, a LASO reforça assim a sua liderança no setor dos transportes, apostando na inovação, na renovação contínua da frota e na rentabilidade sustentável das suas operações.

Continue Reading

Comerciais

HAVI estreia dois semirreboques elétricos com Vector eCool da Carrier

Published

on

A HAVI Portugal deu um passo decisivo na eletrificação da sua cadeia de frio com a integração dos dois primeiros semirreboques totalmente elétricos equipados com o sistema Vector eCool da Carrier Transicold, após um projeto piloto bem-sucedido em Portugal que comprovou a performance técnica e os benefícios operacionais da solução. A Carrier Transicold integra a Carrier Global Corporation (NYSE: CARR), líder mundial em soluções inteligentes de climatização e energia.

“Esta entrega representa um marco na eletrificação da nossa cadeia de frio, validado pelo piloto em Portugal e com potencial de expansão a todo o grupo”, afirmou Carlos Santos, Diretor de Operações da HAVI Portugal. “É gratificante ver finalmente uma unidade de refrigeração a operar sem motor diesel, demonstrando que sustentabilidade e performance podem coexistir. Este resultado só foi possível graças à colaboração com a Addvolt e a Carrier Transicold, inserido numa estratégia de longo prazo alinhada com a visão global do grupo.”

O Vector eCool é um sistema de refrigeração totalmente elétrico e autónomo para semirreboques, que elimina a necessidade de motor de combustão.

Desenvolvido em parceria entre Carrier Transicold, Addvolt e SAF-Holland, combina refrigeração elétrica com regeneração de energia durante a circulação e armazenamento energético a bordo. Esta tecnologia garante refrigeração contínua, mesmo quando o veículo está parado ou desligado da rede elétrica.

Com esta inovação, a HAVI Portugal prevê maior eficiência operacional, redução das necessidades de manutenção e diminuição significativa das emissões e do ruído.

“Temos enorme orgulho em apoiar a HAVI nesta jornada transformadora”, acrescentou José António Gomes, Country Manager da Carrier Transicold Portugal. “A adoção do Vector eCool mostra como a inovação pode redefinir a logística da cadeia de frio, tornando a refrigeração elétrica uma solução prática e eficiente para frotas preparadas para o futuro.”

Os novos semirreboques 100% elétricos irão assegurar o transporte de mercadorias termo-sensíveis entre centros logísticos e restaurantes, reforçando a estratégia global do Grupo HAVI de aliar descarbonização e inovação tecnológica.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Em aceleração