Comerciais
Ford mostra Ranger PHEV no Salão de Hanover
A Ford Pro inaugura um novo rumo para as pick-up híbridas plug-in com a nova Ranger PHEV.
Sem fazer concessões, a nova versão oferece todo o desempenho da Ranger em termos de capacidade de reboque, carga útil e aptidões todo-o-terreno, com capacidade de propulsão 100% elétrica, reforçando a liderança europeia da Ford Pro no segmento das pick-up e alargando a vasta gama de veículos Ford Pro elétricos a bateria e híbridos plug-in.

Com até 690 Nm de binário – o mais elevado de todas as versões Ranger de produção – e uma autonomia superior a 45 km em modo puramente VE, a nova variante reforça o poder de atração premium da mais recente proposta da linha Ranger. A Ranger PHEV introduz também o Pro Power Onboard na gama Ranger, permitindo aos clientes ligar ferramentas elétricas com até 6,9 kW diretamente a partir da bateria de bordo, em vez de terem de recorrer a um gerador.

Para além das variantes Wildtrak e XLT, a Ford Pro apresenta a nova proposta como uma versão de lançamento Stormtrak exclusivamente PHEV. O novo grupo propulsor PHEV 2,3 combina o motor a gasolina Ford EcoBoost de 2,3 litros e a caixa automática de 10 velocidades com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de 11,8 kWh (utilizável). O binário de 690 Nm é o mais elevado de sempre numa Ranger de produção e, com 279 CV, a variante PHEV desenvolve mais potência do que uma Ranger V6 turbodiesel de 3,0 litros.
Uma nova Transmissão Híbrida Modular integra o motor elétrico da Ranger PHEV no cárter para permitir a condução híbrida. A bateria demora menos de quatro horas a carregar, utilizando um carregador monofásico de 16 amperes para proporcionar uma autonomia superior a 45 km em modo exclusivamente elétrico.

A Ranger PHEV oferece o mesmo desempenho de utilização intensiva em trabalho que conquistou legiões de adeptos em torno da Ranger, a gasóleo e a gasolina, em todo o mundo. Os operadores da Ranger PHEV continuam a poder transportar uma carga útil até uma tonelada, rebocar até 3.500 kg 8 e beneficiar da fiabilidade fora de estrada proporcionada pelo mais recente sistema e-4WD da Ranger, caixa de transferência com relações duplas e bloqueio do diferencial traseiro. A bateria de tração está instalada entre as longarinas da estrutura especialmente concebidas para o efeito. Quando disponível, o Ford Pro Home Charging permite aos proprietários programar o carregamento nos noturnos com tarifas mais baixas. A Ford estima que o grupo propulsor híbrido permite poupar combustível em comparação com o motor diesel V6 de maior cilindrada da Ranger.
A tecnologia Pro Power Onboard da Ranger PHEV apoia os clientes que trabalham arduamente e se divertem com a capacidade de alimentar ferramentas e equipamento de grande consumo simultaneamente num local de trabalho ou num parque de campismo sem necessitar de um gerador. O sistema oferece 2,3 kW de série, mas os clientes podem também escolher uma instalação opcional de 6,9 kW que inclui duas tomadas de 15 amperes na caixa de carga, com 3,45 kW disponíveis em cada tomada para satisfazer as exigências de equipamento potente.
Comerciais
Scania e Svempa lançam o exclusivo “Japan 15”
A Scania apresentou, em colaboração com o preparador sueco Svempa, uma edição limitada do 460 R Super destinada exclusivamente ao mercado japonês, denominada “Japan 15”, em homenagem aos 15 anos de presença da marca no país asiático.
Trata-se de um projeto oficial da própria Scania, divulgado através dos seus canais corporativos e de várias filiais, no qual se procurou combinar a eficiência do grupo motopropulsor Super com uma imagem muito cuidada, adaptada ao gosto dos transportadores japoneses.

O ponto de partida é um R 460 Super 4×2 com volante à direita, configurado para o tipo de transporte de longa distância predominante no Japão. Sob a cabina trabalha o conhecido motor de seis cilindros de 13 litros e 460 cv da nova geração Super, com o qual a Scania aposta na redução de consumos e emissões sem abdicar das prestações — algo especialmente valorizado num mercado tão competitivo como o japonês.
A Svempa foi responsável por conferir personalidade própria ao conjunto. O “Japan 15” apresenta uma carroçaria em azul escuro, destacada por grafismos e filetes em amarelo-dourado, bem como pela presença evidente do número 15 nas laterais e na frente, assinalando o aniversário que esta série comemora.

As jantes, também em tom dourado, incluem a inscrição “Scania Japan 15”, completando um exterior que se afasta do conceito de showtruck extremo, mas mantém a identidade inconfundível do designer sueco.
O interior recebeu igualmente uma atenção especial: estofos em pele com pespontos decorativos, detalhes em acabamento dourado e uma ambientação específica reforçam a sensação de se tratar de um veículo de edição limitada, sem comprometer a funcionalidade necessária para um camião pensado para trabalhar e não apenas para exposição.

No seu conjunto, o “Japan 15” apresenta-se como um trator totalmente operacional, mas com um nível de personalização pouco comum numa série diretamente ligada ao fabricante.
Com este projeto, a Scania tira partido do prestígio da imagem Svempa para reforçar a sua presença no Japão e, simultaneamente, destacar a nova geração Super num mercado onde a eficiência e a fiabilidade são tão importantes quanto a estética.

Para os entusiastas europeus do tuning e dos showtrucks, o “Japan 15” é também uma boa notícia: demonstra que a colaboração entre a Scania e a Svempa continua bem ativa e aberta a novas interpretações noutros mercados.mplementares, como o hidrogénio ou o diesel limpo, na estratégia de sustentabilidade da DAF na Península Ibérica?
Comerciais
Ecar Show 2026 destaca veículos comerciais elétricos com estreia do Ecar Com
O Ecar Show, Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, regressa à FIL, Feira Internacional de Lisboa, entre 15 e 17 de maio de 2026, trazendo como principal novidade a aposta reforçada no setor profissional, com a estreia do Ecar Com, um espaço inteiramente dedicado aos veículos comerciais elétricos.
Pela primeira vez, o evento integra uma área exclusiva para soluções de mobilidade elétrica aplicadas ao transporte de mercadorias e serviços, refletindo a crescente importância deste segmento na transição energética. O Ecar Com reúne fabricantes, especialistas e operadores, criando um ambiente focado na demonstração e experimentação de veículos comerciais eletrificados.

Entre as marcas já confirmadas neste novo espaço encontram-se Ford, Kia, Renault, Toyota, Maxus e Fuso, bem como o grupo Stellantis, que estará representado pelas suas marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot. Ao todo, são já onze construtores ligados ao segmento dos comerciais confirmados.
A criação do Ecar Com surge numa altura em que as empresas procuram soluções mais eficientes e sustentáveis para as suas frotas, com os veículos elétricos a ganharem cada vez mais relevância no transporte urbano e de última milha.
Além desta novidade, o Ecar Show contará com mais de 60 marcas no total, incluindo fabricantes automóveis, operadores de energia e empresas tecnológicas, consolidando-se como o principal ponto de encontro nacional dedicado à mobilidade elétrica.
Os bilhetes já estão disponíveis com preço promocional até ao final de março, sendo esperada uma forte afluência de público. Tal como nas edições anteriores, o evento incluirá lançamentos e apresentações de novos modelos, com especial destaque, este ano, para as soluções dirigidas ao setor profissional.
-
Comerciais1 semana agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias1 semana agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Notícias2 semanas agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Notícias2 semanas agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Notícias2 semanas agoRevelada a silhueta do novo Golf elétrico
-
Comerciais5 dias agoForça Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz VLE é a nova geração de monovolumes de luxo da marca alemã
-
Motos2 semanas agoProdutivos mas curtos, assim foram os testes do “Falcão”
