MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha

Published

on

Não é todos os dias que um submarino U17 tem de ser transferido para um novo museu. Este gigante de aço de 350 toneladas, com quase 50 metros de comprimento, foi transportado recentemente “às cavalitas” de um MAN TGX 41.680 8×6.



Os especialistas alemães em transportes especiais , Kübler Schwertransporte, foram os responsáveis por esta deslocação espetacular. A sua carga: um submarino U 17, desativado em 2010, com quase 50 metros de comprimento, 6 metros de largura, até 12 metros de altura e 350 toneladas de peso. Isto para além das 150 toneladas que pesam a gôndola de piso baixo e os 30 eixos. Tudo isto foi puxado por um colossal trator MAN TGX 41.680 8×6.

A viagem não foi fácil. Primeiro saiu do Technikmuseum Speyer em direção ao Reno. Aí seria conduzido num pontão fluvial até Mannheim, no Reno, e depois ao longo do Neckar até Haßmersheim. Aí terminou a sua viagem por estrada até ao seu destino final em Sinsheim, o Technik Museum Sinsheim, no sudoeste da Alemanha. É de salientar que a distância entre Speyer e Sinsheim é de meia hora de carro. Mas o submarino demorou 29 dias.

Após 2 anos de preparação, grandes esforços e um elevado nível de participação. Foi utilizado um dispositivo de viragem especial para inclinar o submarino em 73° e para o virar na vertical em locais estreitos. Para ultrapassar obstáculos, principalmente atravessar passagens de nível e passar por baixo de várias pontes, com apenas alguns centímetros de espaço livre. No total, o submarino foi virado 14 vezes durante toda a viagem .

Foi necessário muito trabalho para esta deslocação. Obtenção de licenças, controlo estático das pontes, encerramento do Neckar, encerramento de duas linhas ferroviárias e elevação de catenárias, encerramento da autoestrada A6 por duas vezes, encerramento de estradas rurais durante dias, corte e desmantelamento de linhas elétricas e telefónicas, corte de árvores no perfil da estrada, reparação de curvas acentuadas, etc. Ilhas com placas de distribuição de carga, desmantelamento de muitos sinais de trânsito e barreiras de segurança.

Para o camionista Frieder Saam, ao volante do MAN TGX 41.680 8×6 e a conduzir a U17 para Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo camiões”, diz ele. E é sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me sinto orgulhoso por poder conduzir transportes tão grandes. Os preparativos começam muito antes de a carga partir pela primeira vez: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada viagem é feita à medida. No caso do transporte dos Sub-17, o planeamento começou há anos. Uma equipa de 2-3 pessoas, incluindo o motorista Samm, desde o início. É de salientar que foram utilizados até quatro tratores para as descidas mais íngremes.

default

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler

Comerciais

Skywell vai lançar grande furgão elétrico

Published

on

A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.

A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.

O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.

Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
  • por Ayres
    Boa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...

Em aceleração