MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha – Motorguia
Connect with us

Comerciais

MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha

Published

on

Não é todos os dias que um submarino U17 tem de ser transferido para um novo museu. Este gigante de aço de 350 toneladas, com quase 50 metros de comprimento, foi transportado recentemente “às cavalitas” de um MAN TGX 41.680 8×6.



Os especialistas alemães em transportes especiais , Kübler Schwertransporte, foram os responsáveis por esta deslocação espetacular. A sua carga: um submarino U 17, desativado em 2010, com quase 50 metros de comprimento, 6 metros de largura, até 12 metros de altura e 350 toneladas de peso. Isto para além das 150 toneladas que pesam a gôndola de piso baixo e os 30 eixos. Tudo isto foi puxado por um colossal trator MAN TGX 41.680 8×6.

A viagem não foi fácil. Primeiro saiu do Technikmuseum Speyer em direção ao Reno. Aí seria conduzido num pontão fluvial até Mannheim, no Reno, e depois ao longo do Neckar até Haßmersheim. Aí terminou a sua viagem por estrada até ao seu destino final em Sinsheim, o Technik Museum Sinsheim, no sudoeste da Alemanha. É de salientar que a distância entre Speyer e Sinsheim é de meia hora de carro. Mas o submarino demorou 29 dias.

Após 2 anos de preparação, grandes esforços e um elevado nível de participação. Foi utilizado um dispositivo de viragem especial para inclinar o submarino em 73° e para o virar na vertical em locais estreitos. Para ultrapassar obstáculos, principalmente atravessar passagens de nível e passar por baixo de várias pontes, com apenas alguns centímetros de espaço livre. No total, o submarino foi virado 14 vezes durante toda a viagem .

Foi necessário muito trabalho para esta deslocação. Obtenção de licenças, controlo estático das pontes, encerramento do Neckar, encerramento de duas linhas ferroviárias e elevação de catenárias, encerramento da autoestrada A6 por duas vezes, encerramento de estradas rurais durante dias, corte e desmantelamento de linhas elétricas e telefónicas, corte de árvores no perfil da estrada, reparação de curvas acentuadas, etc. Ilhas com placas de distribuição de carga, desmantelamento de muitos sinais de trânsito e barreiras de segurança.

Para o camionista Frieder Saam, ao volante do MAN TGX 41.680 8×6 e a conduzir a U17 para Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo camiões”, diz ele. E é sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me sinto orgulhoso por poder conduzir transportes tão grandes. Os preparativos começam muito antes de a carga partir pela primeira vez: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada viagem é feita à medida. No caso do transporte dos Sub-17, o planeamento começou há anos. Uma equipa de 2-3 pessoas, incluindo o motorista Samm, desde o início. É de salientar que foram utilizados até quatro tratores para as descidas mais íngremes.

default
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Ford e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros

Published

on

A Ford e o Renault Group assinaram uma carta de intenções com vista a uma possível cooperação estratégica no desenvolvimento e na produção de novos veículos comerciais ligeiros (VCL) na Europa.

Num momento de profunda transformação do transporte profissional, as duas marcas procuram unir esforços para reforçar a sua posição num segmento-chave para a logística, o transporte urbano e a atividade empresarial.

A colaboração em estudo prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos, potencialmente produzidos em unidades industriais europeias, assente na partilha de plataformas e na otimização dos processos produtivos. O objetivo passa por reduzir custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento de novos veículos no mercado e oferecer soluções mais ajustadas às necessidades de frotas e profissionais independentes, incluindo versões elétricas e de combustão adaptadas a utilizações urbanas e interurbanas.

A eventual parceria beneficia da forte experiência de ambas as marcas no segmento dos VCL, com a Ford a liderar o mercado europeu através de modelos como Transit, Custom e Courier, e a Renault a afirmar-se como especialista em veículos para empresas com propostas como Kangoo, Trafic e Master. A escala industrial e a rede europeia da Ford, aliadas ao know-how da Renault em produção flexível e soluções profissionais, poderão também facilitar o desenvolvimento de versões eletrificadas.

A carta de intenções agora assinada não tem caráter vinculativo, mas estabelece as bases para a análise de projetos industriais comuns, abrangendo todas as fases, do desenvolvimento à produção, com potencial para otimizar a cadeia de fornecimento e gerar impacto significativo no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.

Continue Reading

Comerciais

MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026

Published

on

A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.

No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.


A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.


Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.


Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

Em aceleração