Comerciais
MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha

Não é todos os dias que um submarino U17 tem de ser transferido para um novo museu. Este gigante de aço de 350 toneladas, com quase 50 metros de comprimento, foi transportado recentemente “às cavalitas” de um MAN TGX 41.680 8×6.

Os especialistas alemães em transportes especiais , Kübler Schwertransporte, foram os responsáveis por esta deslocação espetacular. A sua carga: um submarino U 17, desativado em 2010, com quase 50 metros de comprimento, 6 metros de largura, até 12 metros de altura e 350 toneladas de peso. Isto para além das 150 toneladas que pesam a gôndola de piso baixo e os 30 eixos. Tudo isto foi puxado por um colossal trator MAN TGX 41.680 8×6.
A viagem não foi fácil. Primeiro saiu do Technikmuseum Speyer em direção ao Reno. Aí seria conduzido num pontão fluvial até Mannheim, no Reno, e depois ao longo do Neckar até Haßmersheim. Aí terminou a sua viagem por estrada até ao seu destino final em Sinsheim, o Technik Museum Sinsheim, no sudoeste da Alemanha. É de salientar que a distância entre Speyer e Sinsheim é de meia hora de carro. Mas o submarino demorou 29 dias.

Após 2 anos de preparação, grandes esforços e um elevado nível de participação. Foi utilizado um dispositivo de viragem especial para inclinar o submarino em 73° e para o virar na vertical em locais estreitos. Para ultrapassar obstáculos, principalmente atravessar passagens de nível e passar por baixo de várias pontes, com apenas alguns centímetros de espaço livre. No total, o submarino foi virado 14 vezes durante toda a viagem .

Foi necessário muito trabalho para esta deslocação. Obtenção de licenças, controlo estático das pontes, encerramento do Neckar, encerramento de duas linhas ferroviárias e elevação de catenárias, encerramento da autoestrada A6 por duas vezes, encerramento de estradas rurais durante dias, corte e desmantelamento de linhas elétricas e telefónicas, corte de árvores no perfil da estrada, reparação de curvas acentuadas, etc. Ilhas com placas de distribuição de carga, desmantelamento de muitos sinais de trânsito e barreiras de segurança.

Para o camionista Frieder Saam, ao volante do MAN TGX 41.680 8×6 e a conduzir a U17 para Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo camiões”, diz ele. E é sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me sinto orgulhoso por poder conduzir transportes tão grandes. Os preparativos começam muito antes de a carga partir pela primeira vez: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada viagem é feita à medida. No caso do transporte dos Sub-17, o planeamento começou há anos. Uma equipa de 2-3 pessoas, incluindo o motorista Samm, desde o início. É de salientar que foram utilizados até quatro tratores para as descidas mais íngremes.

Comerciais
V8 da Scania mostra economias de combustível superiores a 20% nos duo trailer

A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo, baseado em dados operacionais reais, que compara os consumos de combustível e AdBlue na motorização Scania V8 utilizada em conjuntos duo trailer (70 toneladas) e, a mesma motorização, utilizada no transporte de 40 toneladas.
A rota escolhida para o estudo foi a que liga as cidades de Madrid e Barcelona pela A-2, um trajeto muito habitual para o transporte de mercadorias em geral e para os conjuntos duo trailer em particular. Um total de 625 quilómetros com zonas muito exigentes como o Puerto de Somosierra, o troço entre Medinaceli e Alcolea del Pinar ou os quilómetros entre Fraga e Lérida.
Os resultados do estudo demonstram as vantagens significativas de utilizar a motorização Scania V8 para aplicações duo trailer, destacando a sua eficiência e capacidade para reduzir custos operacionais. O consumo médio de combustível para um camião com uma carga de 40 toneladas foi de 28,9 litros por cada 100 quilómetros, enquanto o consumo médio de AdBlue situou-se em 3,50 litros por cada 100 quilómetros.
Em contraste, o duo trailer com uma carga total de 70 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 43,6 litros por cada 100 quilómetros e um consumo médio de AdBlue de 5,32 litros por cada 100 quilómetros.
Se extrapolarmos estes resultados, a percentagem de economia de combustível ao utilizar um duo trailer de 70 toneladas em comparação com dois camiões de 40 toneladas é de 24,57%. Na parte de AdBlue, a economia ascende até 24,12%.
O motor V8 da Scania, com uma potência de até 770 CV e um binário de motor de até 3.700 Nm, está desenhado para oferecer uma eficiência superior em aplicações de transporte de cargas pesadas. Esta tecnologia avançada, que inclui a caixa de mudanças Opticruise e um novo grupo cónico traseiro adaptado para velocidade de cruzeiro em marcha direta, contribui para uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção.
Comerciais
eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.
A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.
-
Notícias2 semanas ago
Condutor de Nova Iorque bateu recorde de multas
-
Avaliações Usados5 dias ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Manutenção2 semanas ago
Maus sinais da correia de distribuição
-
Comerciais6 dias ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Notícias2 semanas ago
Ecar Show 2025 arranca a 23 de maio na FIL
-
Notícias1 semana ago
MG revela o seu novo SUV
-
Comerciais1 semana ago
Nors entrega o milionésimo camião Renault Trucks à TJA
-
Comerciais2 semanas ago
Volkswagen LT comemora 50 anos com a ajuda da Crafter