Comerciais
MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha
Não é todos os dias que um submarino U17 tem de ser transferido para um novo museu. Este gigante de aço de 350 toneladas, com quase 50 metros de comprimento, foi transportado recentemente “às cavalitas” de um MAN TGX 41.680 8×6.

Os especialistas alemães em transportes especiais , Kübler Schwertransporte, foram os responsáveis por esta deslocação espetacular. A sua carga: um submarino U 17, desativado em 2010, com quase 50 metros de comprimento, 6 metros de largura, até 12 metros de altura e 350 toneladas de peso. Isto para além das 150 toneladas que pesam a gôndola de piso baixo e os 30 eixos. Tudo isto foi puxado por um colossal trator MAN TGX 41.680 8×6.
A viagem não foi fácil. Primeiro saiu do Technikmuseum Speyer em direção ao Reno. Aí seria conduzido num pontão fluvial até Mannheim, no Reno, e depois ao longo do Neckar até Haßmersheim. Aí terminou a sua viagem por estrada até ao seu destino final em Sinsheim, o Technik Museum Sinsheim, no sudoeste da Alemanha. É de salientar que a distância entre Speyer e Sinsheim é de meia hora de carro. Mas o submarino demorou 29 dias.

Após 2 anos de preparação, grandes esforços e um elevado nível de participação. Foi utilizado um dispositivo de viragem especial para inclinar o submarino em 73° e para o virar na vertical em locais estreitos. Para ultrapassar obstáculos, principalmente atravessar passagens de nível e passar por baixo de várias pontes, com apenas alguns centímetros de espaço livre. No total, o submarino foi virado 14 vezes durante toda a viagem .

Foi necessário muito trabalho para esta deslocação. Obtenção de licenças, controlo estático das pontes, encerramento do Neckar, encerramento de duas linhas ferroviárias e elevação de catenárias, encerramento da autoestrada A6 por duas vezes, encerramento de estradas rurais durante dias, corte e desmantelamento de linhas elétricas e telefónicas, corte de árvores no perfil da estrada, reparação de curvas acentuadas, etc. Ilhas com placas de distribuição de carga, desmantelamento de muitos sinais de trânsito e barreiras de segurança.

Para o camionista Frieder Saam, ao volante do MAN TGX 41.680 8×6 e a conduzir a U17 para Sinsheim. “Há muitos anos que conduzo camiões”, diz ele. E é sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me sinto orgulhoso por poder conduzir transportes tão grandes. Os preparativos começam muito antes de a carga partir pela primeira vez: são exploradas possíveis rotas, são feitos acordos com as autoridades e a polícia. Cada viagem é feita à medida. No caso do transporte dos Sub-17, o planeamento começou há anos. Uma equipa de 2-3 pessoas, incluindo o motorista Samm, desde o início. É de salientar que foram utilizados até quatro tratores para as descidas mais íngremes.

Comerciais
Primafrio e Mercedes testam camiões elétricos
O grupo logístico Primafrio e a Mercedes-Benz Trucks estão a testar uma solução inédita para o transporte refrigerado de longa distância: a eletrificação total da cadeia de frio, desde a tração do camião até ao sistema de refrigeração do reboque.
O projeto-piloto combina o camião elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com um semirreboque frigorífico equipado com sistema ePTO (electric Power Take-Off), permitindo que a unidade de frio funcione diretamente a partir da energia do veículo. Na prática, este sistema elimina a necessidade de geradores a gasóleo, reduzindo de forma significativa as emissões associadas ao transporte de produtos refrigerados.

Apresentada em Alhama de Murcia, sede da Primafrio, esta iniciativa representa um passo importante na descarbonização do transporte rodoviário pesado, um dos setores mais exigentes em termos energéticos. O objetivo é validar em condições reais a viabilidade de uma operação totalmente elétrica, tanto na condução como na refrigeração da carga.
Segundo o presidente da Primafrio, José Esteban Conesa, o projeto é um marco estratégico na transição energética da empresa, destacando a importância de testar soluções inovadoras em ambiente operacional real. Já Alexander Müller, responsável pela eletrificação de clientes na Mercedes-Benz Trucks, sublinha que esta abordagem demonstra o potencial de um transporte refrigerado de longo curso totalmente sustentável e escalável na Europa.
O teste decorre inicialmente em corredores logísticos na Península Ibérica, ligando centros operacionais em Múrcia, Pinto (Madrid) e Vilamalla (Girona), com possibilidade de expansão para rotas internacionais conforme os resultados obtidos.
A infraestrutura energética própria da Primafrio, incluindo sistemas de carregamento nos seus centros logísticos, desempenha um papel essencial na viabilização do projeto.
Ao longo desta fase piloto, as duas empresas irão recolher dados sobre autonomia, eficiência, fiabilidade e escalabilidade, fatores decisivos para a futura adoção de soluções de emissões zero no transporte frigorífico de longa distância.
Com esta iniciativa, Primafrio e Mercedes-Benz Trucks reforçam a sua posição na transição para um transporte pesado mais sustentável, combinando inovação tecnológica com objetivos concretos de descarbonização do setor logístico europeu.
Comerciais
Novo Mercedes-Benz VLE já tem preço para Portugal
A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo Mercedes-Benz VLE em Portugal, marcando o arranque de uma nova geração de modelos elétricos premium orientados para o transporte de passageiros.

Nesta fase inicial de comercialização, o modelo surge na versão VLE 300, equipada com o pacote Advanced Plus em combinação com a Linha STANDARD. A proposta inclui um vasto conjunto de equipamentos de série, entre os quais eixo traseiro direcional, porta da bagageira EASY-PACK com abertura elétrica, vidro traseiro de abertura independente, suspensão pneumática AIRMATIC e teto panorâmico Sky View.
Os preços arrancam nos 81.475 euros, sem IVA, para a configuração de cinco lugares. A variante de seis lugares custa 81.891 euros, enquanto a versão de sete lugares está disponível a partir de 82.369 euros, também sem IVA.

O novo VLE representa uma mudança profunda na abordagem da Mercedes-Benz ao segmento das grandes viaturas de passageiros, apostando numa combinação entre luxo, versatilidade e tecnologia. A marca alemã descreve o modelo como um “Grand Limousine” capaz de se adaptar tanto a famílias como a serviços de transporte premium e shuttle executivo.
Segundo Sagree Sardien, o objetivo passa por elevar a experiência de conforto e habitabilidade a um novo patamar, mantendo o conceito de “bem-vindo a casa” associado aos modelos da marca
Em termos técnicos, o VLE 300 está equipado com um motor elétrico de 203 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 115 kWh. Graças a esta configuração, a autonomia pode atingir até 713 quilómetros em ciclo WLTP.
O modelo utiliza uma arquitetura elétrica de 800 volts, permitindo carregamentos ultrarrápidos até 300 kW em corrente contínua. Segundo a Mercedes-Benz, é possível recuperar até 355 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.
Além disso, o VLE também poderá utilizar postos rápidos de 400 volts através de um conversor opcional integrado, aumentando a compatibilidade com diferentes infraestruturas de carregamento.
Com 5,30 metros de comprimento, quase dois metros de largura e uma configuração interior altamente modular, o novo VLE posiciona-se como uma das propostas elétricas mais sofisticadas do segmento, combinando grande autonomia com elevados níveis de conforto e tecnologia.
-
Notícias1 semana agoLuce, o primeiro Ferrari 100% elétrico já foi revelado
-
Curiosidades2 semanas agoAcidente faz moto voar e ficar pendurada num semáforo
-
Notícias2 semanas agoAudi revela o interior do novo Q9
-
Notícias2 semanas agoXiaomi volta a brilhar em Nürburgring
-
Comerciais2 semanas agoMAN Truck & Bus prepara nova sede em Portugal com foco na eletrificação e assistência
-
Sem categoria2 semanas ago
Gaji Rapel yang Tak Kunjung Cair: Realitas pahit guru baru yang dipaksa bertahan hidup dengan utang selama berbulan-bulan menunggu SK aktif.
-
Notícias2 semanas agoAlpina revela a sua nova visão
-
Sem categoria2 semanas ago
Eksploitasi Operator Dapodik Sekolah: Beban kerja raksasa yang menentukan nasib seluruh guru, namun dihargai dengan upah yang paling minim.
