Stellantis Pro One lidera veículos comerciais ligeiros a nível mundial – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Stellantis Pro One lidera veículos comerciais ligeiros a nível mundial

Published

on

No primeiro semestre de 2024, a Stellantis Pro One conquistou o primeiro lugar (vs. 2023) na Europa 30 (UE 30), América do Sul e agora na região do Médio Oriente e África. Os resultados sublinham a presença robusta da Stellantis Pro One nos mercados globais, alinhando-se com os ambiciosos objetivos estratégicos Dare Forward 2030 da empresa.



“Os resultados de hoje refletem a solidez da nossa estratégia em matéria de veículos comerciais”, declarou Xavier Peugeot, vice-presidente sénior da Stellantis para o setor dos veículos comerciais. “A nossa ofensiva de produtos, que inclui 12 veículos renovados que abrangem os segmentos compacto, médio e grande, continua com o novo furgão Ram ProMaster EV Delivery na América do Norte e o novo Fiat Titano, uma pickup de 1 tonelada na América do Sul.”

Além de se estabelecer como a empresa nº 1 em três regiões, a Stellantis Pro One e as marcas da Stellantis registaram vários outros destaques no primeiro semestre de 2024, incluindo:
A marca é o número um no setor dos veículos comerciais, com uma quota de mercado superior a 28,5% e um aumento do volume de vendas de 4% em relação ao ano anterior. Na Alemanha, o crescimento foi particularmente notável, com um aumento de 4 pontos percentuais na quota de mercado e um aumento das vendas superior a 45%. Liderança dos BEV com mais de 31,9% de quota de mercado. É ainda líder europeu no fabrico de veículos de lazer, representa aproximadamente 70% dos veículos de lazer em circulação com base na Fiat Professional Ducato Motorhome Base.

Médio Oriente e África:
Stellantis Pro One em primeiro lugar nos veículos comerciais com uma quota de mercado de 22,2% e com uma quota de segmento de 30,8% nos furgões
FIAT nº 2 em vendas de furgões com 16,7% de quota de mercado
Marca FIAT nº 2 com 14,3% de quota de mercado
Fiat Fiorino é o furgão mais vendido com uma quota de segmento de 11,1%

América do Sul:
Stellantis Pro One em primeiro lugar nas vendas de VCL, pick-up e furgões com 31,1%, 34,1% e 33,3% de quota de mercado, respetivamente
3 marcas Stellantis no Top 5 das marcas do segmento dos furgões: Nº 1 FIAT, Nº 4 Peugeot e Nº 5 Citroën
FIAT líder nos VCL, pickup e furgões com 23,4%, 27,7% e 17,2% de quota de mercado, respetivamente
Fiat Strada, o VCL e a pick-up mais vendidos, com 14,3% e 19,3% de quota de mercado, respetivamente
Fiat Fiorino, o furgão mais vendido com uma quota de mercado de 13,9%.
O novo Fiat Titano (segmento D) junta-se à ofensiva das pick-up de 1 tonelada
A Ram aumentou a quota de mercado das pick-up para 5,9% e subiu três lugares na classificação, principalmente devido ao sucesso da Rampage
Ram Rampage Top 3 (pick-up do segmento C) com 19,5% de quota de mercado apenas 11 meses após o lançamento
No Brasil, VCL, pickup e furgões Stellantis Pro One lideram com 46,9%, 47,3% e 44% de quota de mercado, respetivamente; Duas marcas de pick-up no Top 5: FIAT nº 1 e Ram nº 5; Marca de VCL da FIAT líder com 39,7% de quota de mercado; Ram no Top 5 de pick-up com 7,3% de quota de mercado liderada pela Rampage

América do Norte:
Stellantis Pro One em 3º lugar na região
Ram no Top 3 das pick-up nos EUA e Canadá
Em janeiro, a Ram apresentou o novo ProMaster EV Delivery, o primeiro veículo totalmente eletrificado da marca e anunciou o furgão ProMaster EV Cargo para mais tarde

Índia e Ásia-Pacífico:
Na Austrália, a Ram é a número 1 no segmento das pick-up de mais de 1 tonelada, com uma quota de mercado de 40%.
A Stellantis aumentou a quota de mercado dos furgões na Austrália para 6,7%, contra 5,8% no ano anterior. A renovada gama de furgões Pro One da Stellantis das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall está disponível com 12 modelos em todos os segmentos, com eletrificação de segunda geração (veículos elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível) e conetividade total para furgões e pick-up.
A gama de grandes furgões Stellantis Pro One conta agora com o novo motor MultiJet 4.0 e uma inovadora caixa AT8 de 8 velocidades, ambos muito apreciados pelos fãs destes veículos. O motor MultiJet 4.0, conhecido pela sua durabilidade, proporciona um binário impressionante de 450 Nm. Além disso, o avançado sistema de recirculação dos gases de escape de duplo circuito melhora a fiabilidade, a performance e as emissões. A transmissão AT8 consegue uma impressionante redução de 10% nas emissões de CO2 em comparação com a versão automática atual, graças ao seu binário equilibrado, eficiente e controlado com precisão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Ford e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros

Published

on

A Ford e o Renault Group assinaram uma carta de intenções com vista a uma possível cooperação estratégica no desenvolvimento e na produção de novos veículos comerciais ligeiros (VCL) na Europa.

Num momento de profunda transformação do transporte profissional, as duas marcas procuram unir esforços para reforçar a sua posição num segmento-chave para a logística, o transporte urbano e a atividade empresarial.

A colaboração em estudo prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos, potencialmente produzidos em unidades industriais europeias, assente na partilha de plataformas e na otimização dos processos produtivos. O objetivo passa por reduzir custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento de novos veículos no mercado e oferecer soluções mais ajustadas às necessidades de frotas e profissionais independentes, incluindo versões elétricas e de combustão adaptadas a utilizações urbanas e interurbanas.

A eventual parceria beneficia da forte experiência de ambas as marcas no segmento dos VCL, com a Ford a liderar o mercado europeu através de modelos como Transit, Custom e Courier, e a Renault a afirmar-se como especialista em veículos para empresas com propostas como Kangoo, Trafic e Master. A escala industrial e a rede europeia da Ford, aliadas ao know-how da Renault em produção flexível e soluções profissionais, poderão também facilitar o desenvolvimento de versões eletrificadas.

A carta de intenções agora assinada não tem caráter vinculativo, mas estabelece as bases para a análise de projetos industriais comuns, abrangendo todas as fases, do desenvolvimento à produção, com potencial para otimizar a cadeia de fornecimento e gerar impacto significativo no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.

Continue Reading

Comerciais

MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026

Published

on

A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.

No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.


A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.


Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.


Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

  • por KiianPT
    Que tipo de carros gostas? Mazda CX-5, Octavia, Superb, Karoq Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C...
  • por Tabby
    Bom dia, desde já agradeço a quem me possa ajudar com esta situação. Comprei em Novembro deste ano um smart fortwo coupe de 2019 com caixa...
  • por LinoMarques
    Afinal... está (quase) tudo bem! [:D] ​ ...
  • por cuica
    Parece que hoje à noite começa mais uma guerra: ...

Em aceleração