Comerciais
7º Salão Nacional do Transporte é já nos dias 5,6 e 7 de julho

Organizado pela ANTRAM e um sucesso ano após ano, o Salão Nacional do Transporte vai acontecer no Expocentro de Pombal nos dias 5, 6 e 7 de julho. Não faltam motivos para visitar a sétima edição do certame, o único even to do género que se realiza no nosso país.
À semelhança das edições anteriores, o certame terá cerimónia de abertura no dia 5 de julho, pelas 17h00, seguindo-se, pelas 19h00, a abertura do espaço de restauração e as corridas de pista Scalextric, para adultos e clientes. Pelas 21h30 decorrerá um drift noturno, com participação da Arfil Trucks e Reboques Sousas.
O programa do dia 6 de julho inclui uma segunda edição de corridas Scalextric para adultos e crianças pelas 14h30, seguindo-se, pelas 16h00, a demonstração de uma substituição de vidro de viatura pesada. Pelas 16h30, os visitantes poderão acompanhar perícias com carros e camiões.
Pelas 16h00, 17h00 e 21h30 haverá porco no espeto, grátis. A demonstração da reparação de vidro de viatura pesada está agendada para as 21h30. Pelas 22h30, após o encerramento da exposição, os visitantes poderão assistir a um espetáculo de drift com motas e carros, que contará com a participação da Jaque & nhpina Stunt Team.
As portas do Salão Nacional do Transporte voltam a abrir no dia 7 de julho pelas 10h00, hora igualmente marcada para a concentração do desfile de camiões, que terá início às 11h00.
Pelas 13h00 há mais corridas Scalextric para adultos e crianças. Pelas 15h00, haverá mais uma demonstração da substituição de vidro de viatura pesada.
Pelas 15h30, o público poderá assistir a uma outra sessão de perícias com carros e camiões e, pelas 16h30 a um espetáculo de drift com motas e carros, que voltará a estar a cargo da Jaque & nhpina Stunt Team. No intervalo destas duas exibições haverá porco no espeto, grátis.
O encerramento do 7º Salão Nacional do Transporte está marcado para as 19h00. A entrada é gratuita.
Comerciais
Hyundai renova camião Xcient

Doze anos após a sua estreia no mercado, o Hyundai Xcient recebeu uma atualização profunda, aproximando-se ainda mais da linguagem de design já conhecida nos automóveis de passageiros da marca.

A história do Xcient sempre foi peculiar: embora tenha dimensões, acabamentos interiores e equipamento ao estilo europeu, a sua versão com motor de combustão nunca chegou a estrear-se na Europa. O camião foi concebido sobretudo para os mercados asiáticos, de forma a travar a migração dos clientes locais para marcas europeias. No Velho Continente, a Hyundai apenas disponibilizou a versão a hidrogénio — bastante dispendiosa e presente sobretudo na Suíça.

Agora, com a nova geração revelada na Coreia do Sul, o Xcient surge ainda mais adaptado às exigências europeias. A aposta recai numa forte componente eletrónica: painel digital com dois grandes ecrãs, câmaras que substituem os espelhos retrovisores e um conjunto de seis radares responsáveis por sistemas avançados de segurança, incluindo cobertura total dos ângulos mortos e monitorização do trânsito em frente. O modelo integra ainda direção assistida com regulação ativa e uma transmissão pensada para cumprir os requisitos ambientais mais rigorosos.

A gama mecânica contará com dois motores desenvolvidos pela Hyundai: um bloco de 9,9 litros e outro de 12,7 litros, capazes de debitar até 540 cv. Ambos estarão associados a uma caixa automatizada ZF de 12 velocidades e cumprem a norma Euro 6D, atualmente em vigor na Europa.
No que toca ao espaço interior e dimensões exteriores, não há alterações significativas. Contudo, a frente do camião foi redesenhada, exibindo agora um perfil mais aerodinâmico e linhas inspiradas nos modelos recentes da marca, como o Santa Fé ou o Ioniq 5.
Vale a pena destacar que a divisão de camiões da Hyundai continua a fazer parte do mesmo grupo que os automóveis de passageiros — uma situação invulgar no setor.

Comerciais
Caselani tem kit retro para o Fiat Ducato

Depois dos Citroën, o carroçador italiano Caselani “pega” em modelos Ducato e transforma-os em Fiat dos anos 50 e 60.
A transformação é realizada a partir do kit da empresa 616N, capaz de dar ao Ducato atual uma vida retro.

O kit recebe esta designação, porque os modelos Fiat 615 e 616N foram protagonistas entre os anos 1952 e 1966. Na época, este veículos fizeram parte da história económica de Itália, transportando o progresso nas suas caixas de carga.

O novo kit reinterpreta precisamente estes modelos e saiu do lápis de David Obendorfer, designer especializado em conversões retro. O desafio passava por adaptar a estética fluida à base do Ducato atual, um furgão de construção quadrada e modular, concebida para maximizar a configuração e a capacidade de carga. O resultado é um compromisso elegante, onde a nostalgia não sacrifica a funcionalidade.

O 616N é um kit completo de carroçaria em fibra de vidro, com faróis das marcas Mopar, Hella e Giantlight e todos as parafusos necessários para a sua instalação. A conversão é feita diretamente na fábrica Caselani, no norte de Itália.

-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Notícias1 semana ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias2 semanas ago
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo
-
Comerciais7 dias ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias2 semanas ago
Barco com motor Porsche bate recorde
-
Notícias1 semana ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Comerciais2 semanas ago
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal