VW ID Buzz e Caddy Cargo impressionam nos testes do Euro NCAP – Motorguia
Connect with us

Comerciais

VW ID Buzz e Caddy Cargo impressionam nos testes do Euro NCAP

Published

on

O ID. Buzz Cargo e o Caddy Cargo, os dois veículos mais recentes da Volkswagen Veículos Comerciais impressionaram os engenheiros de segurança e de testes do Euro NCAP.



 

O ID. Buzz Cargo obteve uma pontuação elevada graças aos seus sistemas de assistência que mantêm o veículo elétrico na sua faixa de rodagem, adaptam dinamicamente a velocidade do veículo e param-no atempadamente perante obstáculos estacionários ou peões e ciclistas que se possam cruzar no caminho. O Caddy Cargo convenceu os engenheiros de testes em particular no que diz respeito à tecnologia de manutenção na faixa de rodagem e à travagem de emergência.

O ID. Buzz Cargo da Volkswagen Veículos Comerciais (VWVC) cumpre em muitos domínios: não só em termos de bens e serviços para os seus utilizadores, mas também em termos de segurança. Os testes do Euro NCAP revelam um desempenho convincente, por exemplo, nos testes de travagem perante obstáculos fixos e móveis, como veículos parados ou em marcha lenta, bem como peões ou ciclistas que se aproximam lateralmente, mesmo no escuro.

As capacidades de manutenção na faixa de rodagem do furgão elétrico e o seu sistema de monitorização dos ocupantes são também exemplares. O ID. Buzz Cargo dispõe de um sistema de assistência à visibilidade no ângulo morto. Além disso, o veículo é capaz de reagir ao tráfego em sentido contrário ao virar e adapta dinamicamente a sua velocidade durante a condução, incluindo em conformidade com os limites de velocidade locais, graças a um sistema de câmaras e de mapeamento digital. Globalmente, o ID. Buzz Cargo impressionou nos testes específicos do Euro NCAP sobre a segurança dos veículos comerciais, obtendo uma classificação de 83% na categoria Safety Assist graças aos seus sistemas de câmara e radar. O veredito final: “Prémio Platinum para a segurança de veículos comerciais”.

O Caddy Cargo da VWVC também impressionou e obteve bons resultados nos testes graças aos seus sistemas de assistência a bordo para travagem de emergência perante obstáculos, tais como trânsito parado ou lento, bem como peões e ciclistas. Também obteve um desempenho particularmente bom no que respeita à sua capacidade de regressar à faixa de rodagem. Globalmente, os engenheiros de testes do Euro NCAP consideraram-no merecedor de uma avaliação de 68% na categoria Safety Assist e de um prémio Gold na classificação geral para 2024.

Os resultados dos testes Euro NCAP aos dois modelos demonstram de forma clarividente que a segurança nos veículos comerciais pode ser melhorada ainda mais através da utilização acrescida de sistemas de assistência.


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Ford e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros

Published

on

A Ford e o Renault Group assinaram uma carta de intenções com vista a uma possível cooperação estratégica no desenvolvimento e na produção de novos veículos comerciais ligeiros (VCL) na Europa.

Num momento de profunda transformação do transporte profissional, as duas marcas procuram unir esforços para reforçar a sua posição num segmento-chave para a logística, o transporte urbano e a atividade empresarial.

A colaboração em estudo prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos, potencialmente produzidos em unidades industriais europeias, assente na partilha de plataformas e na otimização dos processos produtivos. O objetivo passa por reduzir custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento de novos veículos no mercado e oferecer soluções mais ajustadas às necessidades de frotas e profissionais independentes, incluindo versões elétricas e de combustão adaptadas a utilizações urbanas e interurbanas.

A eventual parceria beneficia da forte experiência de ambas as marcas no segmento dos VCL, com a Ford a liderar o mercado europeu através de modelos como Transit, Custom e Courier, e a Renault a afirmar-se como especialista em veículos para empresas com propostas como Kangoo, Trafic e Master. A escala industrial e a rede europeia da Ford, aliadas ao know-how da Renault em produção flexível e soluções profissionais, poderão também facilitar o desenvolvimento de versões eletrificadas.

A carta de intenções agora assinada não tem caráter vinculativo, mas estabelece as bases para a análise de projetos industriais comuns, abrangendo todas as fases, do desenvolvimento à produção, com potencial para otimizar a cadeia de fornecimento e gerar impacto significativo no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.

Continue Reading

Comerciais

MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026

Published

on

A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.

No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.


A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.


Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.


Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

Em aceleração