Comerciais
Nova Renault Master tem versão elétrica com 410 km de autonomia
A Renault mostrou a quarta geração da Master, icónico furgão que comemora 43 anos e do qual já foram vendidas mais de 3 milhões de unidades, até porque se comercializa em mais de 50 países.

A Master estreia uma plataforma multienergias que permite oferecer ao mercado versões a gasóleo, elétricas e a hidrogénio, estas últimas em parceria com a HYVIA.
Agora há motores Diesel Blue dCi de 105 a 170 cv (reduzindo substancialmente as emissões de CO2 e os consumos), motores elétricos de 96 ou 105 kW e baterias de 40 ou 87 kWh, que proporcionam mais de 410 km de autonomia WLTP, além de uma versão a hidrogénio. A caixa automática é nova e disponibiliza 9 relações.

Oferece possibilidades de carregamento Vehicle-to-Grid (V2G) e Vehicle-to-Load (V2L) nas versões elétricas, seja diretamente a partir da bateria ou através de tomadas no habitáculo ou na área de carga, para alimentar dispositivos.
O interior foi totalmente redesenhado e estreia um tablier em S virado para o condutor. Estreia um sistema multimédia OpenR Link, o ecrã de 10 polegadas, a compatibilidade sem fios com Android Auto e Apple CarPlay, e a ligação à distância através da aplicação My Renault são de série em todos os modelos da gama; estão ainda disponíveis como opcionais o ultramoderno OpenR Link com as funcionalidades Google integradas (mais de 50 aplicações Google Play, navegação HD Google Maps e interação natural por voz com o Google Assistant), vários outros serviços conectados e carregadores sem fio de smartphones.

Permite uma escolha de mais de 40 tipos de carroçarias feitas diretamente em fábrica e possibilidades de transformação ilimitadas, maiores cargas úteis (até 1625 kg com tração dianteira), áreas de carga de 11 a 22 metros cúbicos com tração dianteira ou traseira e maior largura e comprimento de carga, os melhores da sua classe.
Vai estar à venda a partir da primavera de 2024.
Comerciais
MAN eTGM completa ofensiva elétrica da marca na distribuição urbana
A MAN Truck & Bus reforçou a sua estratégia de eletrificação com a apresentação do novo MAN eTGM de 16 toneladas, um modelo desenvolvido para responder às exigências crescentes da distribuição urbana e regional. Com autonomia até 480 quilómetros, elevada capacidade de carga e foco na eficiência operacional, o novo camião surge como a peça que faltava na gama elétrica da fabricante alemã.

Num contexto em que a descarbonização do transporte rodoviário se tornou uma prioridade para operadores logísticos e autoridades urbanas, o eTGM posiciona-se num dos segmentos mais críticos da distribuição: o transporte de média tonelagem em ambientes urbanos densos e operações regionais de elevada intensidade.
Equipado com uma plataforma modular de baterias até 320 kWh, o modelo disponibiliza uma autonomia máxima de até 480 quilómetros, permitindo cumprir ciclos completos de distribuição sem necessidade de carregamentos intermédios na maioria das operações urbanas e regionais. O sistema de tração elétrica foi desenvolvido para garantir eficiência em cenários de paragem e arranque frequentes, típicos da logística de última milha e distribuição diária.

A MAN destaca ainda a capacidade de combinar eficiência energética com redução de emissões, menor ruído e controlo dos custos operacionais. A nova proposta elétrica oferece uma carga útil até 10,6 toneladas e pode operar com reboques até 33 toneladas, características que procuram assegurar flexibilidade sem comprometer a rentabilidade das operações.
Para a marca, a competitividade da eletrificação depende precisamente da capacidade de manter os níveis de produtividade exigidos pelo setor. Nesse sentido, a MAN sublinha que a transição energética exige uma abordagem integrada, onde infraestrutura de carregamento, serviços digitais, gestão operacional e soluções de assistência desempenham um papel central.
Com o lançamento do eTGM, a construtora alemã consolida um portefólio elétrico mais abrangente, reforçando a aposta numa gama capaz de responder a diferentes necessidades logísticas dentro do transporte de mercadorias de curta e média distância.

Comerciais
Scania anuncia motor Super 11L para transporte de passageiros
Apenas seis meses após lançar a revolucionária cadeia cinemática Super de 13 litros para o transporte de pessoas, a Scania apresenta agora uma nova opção de 11 litros, o Super 11L, adequada para operações tanto no segmento urbano como no segmento interurbano.
O novo Super 11L amplia o portefólio da Scania de cadeias cinemáticas de combustão, oferecendo mais alternativas aos operadores de transporte de pessoas. Será relevante para uma vasta gama de operadores, incluindo empresas que realizam percursos urbanos e serviços interurbanos de maior distância.
O Super 11L é significativamente mais eficiente em consumo do que a opção de nove litros e, com potências de 350, 390 e 430 cv, tem também capacidade para assumir determinadas aplicações onde atualmente é utilizado o motor de 13 litros.

A nova cadeia cinemática inclui uma melhoria significativa na eficiência de combustível, uma vida útil do motor muito mais longa, manutenção aperfeiçoada, compatibilidade com combustíveis renováveis e a nova tecnologia de travagem Variable Valve Braking.
Destacam-se particularmente os ganhos em eficiência de combustível, com poupanças de até 10% em muitos casos, em comparação com os seus predecessores. Parte desta poupança deve-se à incorporação do sistema Variable Valve Braking (VVB).
Tal como todos os motores Scania, o novo Super 11L é compatível com os combustíveis renováveis HVO e biodiesel (FAME).
Entre outras vantagens-chave encontra-se uma maior vida útil do motor, de até dois milhões de quilómetros, o que representa um aumento de 25% face ao equivalente anterior.
A manutenção também é melhorada, uma vez que os filtros de óleo e combustível foram posicionados lado a lado no lado frio do motor, em vez de no lado quente, como acontecia em modelos anteriores. Isto significa que já não é necessário esperar que o motor arrefeça antes de realizar operações de substituição, reduzindo o tempo de imobilização em oficina e garantindo a continuidade do negócio da clientela.
Além disso, os novos eixos traseiros e travões auxiliares proporcionam um melhor comportamento e condução, enquanto o novo sistema de pós-tratamento (com dupla SCR para Euro 6) oferece uma excelente eficiência de combustível e maior tempo de disponibilidade.
-
Notícias2 semanas agoFreelander está de regresso
-
Notícias2 semanas agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Notícias2 semanas agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Notícias2 semanas agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Motos1 semana agoMiguel Oliveira de fora na próxima ronda do WSBK
-
Manutenção1 semana agoOs “sinais de fumo” do escape
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira lesiona-se na Hungria
-
Comerciais2 semanas agoDAF lança simulador de percursos para camiões elétricos
