Uma das causas de acidentes que envolvem um motociclo é o facto de os outros intervenientes não se terem apercebido da presença do veículo de duas rodas. As menores dimensões de uma moto ou scooter, o seu perfil estreito e a sua maneabilidade por vezes dificulta a tarefa de ser corretamente vista pelos outros automobilistas.
Por isso é importante que o motociclista garanta a melhor perceção possível da sua presença no ambiente rodoviário e isso pode passar por um conjunto de medidas preventivas como:
1 – Use equipamento bem visível
O preto é a cor dominante do equipamento de um motociclista, mas se marca pontos no estilo perde-os na segurança pois este fica menos visível, especialmente à noite. Por isso aposte noutras cores ou em equipamento com vários elementos refletores, especialmente nos utilizados na zona superior do corpo como o blusão e o capacete.
2 – Coloque elementos refletores na sua moto
As motos já incluem muitas delas elementos refletores laranjas ou vermelhos em vários pontos da moto, como na traseira ou nas laterais dos braços da suspensão dianteira, mas o motociclista pode aumentar esse efeito de maior visibilidade colocando mais elementos ou então optando por incluir na própria pintura da mota algumas faixas, desenhos ou padrões de cor refletora (sempre é mais artístico).
3 – Cuidado com os ângulos mortos
No trânsito ou numa ultrapassagem é normal que o motociclista esteja frequentemente no ângulo morto de um carro. Reduza ao máximo essa situação, evitando andar muito tempo nas zonas que rodeiam o automóvel e onde o condutor tem mais dificuldade em se aperceber da sua presença.
4 – Atenção às desacelerações
Quando se trava, a luz de travão acende, isso é óbvio (se tudo estiver a funcionar corretamente), mas quando reduz a velocidade recorrendo à caixa e não ao travão, naturalmente a luz não acende. Por isso é conveniente que dê um toque no travão para a luz acender e para que aqueles que circulam atrás de si se apercebam melhor do seu abrandamento.
5 – O som também ajuda
Na perceção da presença de uma moto, vê-la é importante, mas ouvi-la também ajuda. Por isso verifique se a buzina da sua moto tem um som audível ou se é só uma “buzininha”. Além disso, há sempre a velha máxima que “loud pipes save lives”, ou seja um escape audível salva vidas e no trânsito essa é uma realidade que facilmente se constata (excepto quando o automobilista vai ao telemóvel, mas isso são outros quinhentos). Ter um escape na moto com um bom som ajuda imenso na perceção da presença da moto, o que não quer dizer que tenha de se ter um escape que acorde todo um bairro sempre que se passa de moto à noite.