Comerciais
Tanque Leopard 2 de 62T tem motor Diesel de 47 litros
Hoje falamos-lhe de um carro de combate em vez dos habituais artigos sobre camiões. Basicamente é um tanque de guerra, um veículo de trilhos, ou lagartas em linguagem mais corrente, que, para além de ser uma arma poderosa na proteção do país que o detém, é impulsionado por um motor Diesel de 12 cilindros em V de 47 litros de cilindrada que desloca as 62T do Leopard.

Não é em vão que a cilindrada alcança este incríveis 47,6 litros, ou seja, o triplo de um motor Scania S770 V8 ou então um dos igualmente impressionantes Volvo FH 16 750 ou MAN TGX Individual S 640. Este modelo foi desenvolvido pela empresa alemã KMW.

Caraterísticas técnicas Leopard 2 de 62T com Diesel de 47 litros de cilindrada
Denominação: Leopard 2 (dados correspondentes à versão 2A06) produzido pela KMW (Krauss-Maffei-Wegmann) desde 1979 até à atualidade.
Comprimento: 7,7 m
Largura: 3,74 m
Altura: 2,64 m ou 3 m no caso de ter periscópio
Peso total em ordem de marcha: 62,3 T
Motor: MTU MB873 Ka-501 com um consumo de 2,5 l/km, 12 cilindros em V a 90º Diesel, turbo, 47 600 cm3 de cilindrada
Potência: 1500 CV
Transmissão: Tipo hidromecânica Renk HSWL-354, com travão hidroestético e mecânico de duplo disco refrigerado a ar. Transmite a potência a um rodado de lagartas com sete rodas e 4 rolos de apoio de cada lado. Suspensão de barras de torsão com amortecedores rotativos e 5 topos hidráulicos de cada lado.
Autonomia: 550 km com depósito interno de 1200 litros de gasóleo
Consumo anunciado: 250l/100 km
Velocidade máxima: 72 km/h e 31 km/h em marcha-atrás
Armamento: um canhão de calibre 120 mm com 42 disparos disponíveis a bordo. Duas metralhadoras auxiliares de calibre 7,62 mm, uma na parte superior da torre e outra montada no canhão principal.
Ocupantes: 4 nas funções de comandante: artilheiro, carregador e condutor.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais6 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias6 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção1 semana antesEquipe o seu carro para o inverno
