Comerciais
Novo Mercedes-Benz Citan já tem preços para Portugal
Apresentada há cerca de dois meses, na feira de Düsseldorf, na Alemanha, o novo furgão Mercedes-Benz Citan só chega ao mercado português no final de novembro, mas já está disponível para encomenda e já tem preços para o nosso país.

Com um design mais moderno e com mais tecnologia, o Citan de segunda geração, tal como a primeira, é construída sobre a mesma base do novo Renault Kangoo.
Tal como na primeira geração, o Citan, vai chegar ao mercado português com uma versão comercial (Furgão) e outra de passageiros (Tourer), sendo que esta última conta com portas laterais deslizantes de série.
O novo Mercedes-Benz Citan vai chegar ao nosso país com dois níveis de equipamento: BASE e PRO. No nível de entrada destaca-se o ar condicionado, rádio, porta lateral deslizante e piso de carga revestido; Já na gama PRO, que terá um custo adicional de 890 € (+ IVA), sobressai o sistema MBUX, o sistema de auxílio ao estacionamento, o regulador e limitador de velocidade, o volante multifunções e as jantes de 16’’.

No lançamento, o Citan vai estar disponível com três versões Diesel e duas a gasolina. Mais tarde, na segunda metade de 2022, será lançada a eCitan, a versão 100% elétrica desta carrinha, que terá uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 285 km.

A oferta Diesel é composta por um bloco 1.5 de quatro cilindros em linha que pode assumir três níveis de potência: 75 cv (Citan 108 CDI), 95 cv (Citan 110 CDI) e 116 cv (Citan 112 CDI); Já a gama a gasolina assenta num motor de quatro cilindros em linha com 1.3 litros que produz 102 cv na versão Citan 110 e 131 cv na variante Citan 113.
Quanto a preços…
Citan Furgão 110 BASE — a partir de 18 447 euros (sem IVA)
Citan Furgão 108 CDI BASE — a partir de 18 984 euros (sem IVA)
Citan Tourer 110 BASE — a partir de 19 913 euros (sem IVA)
Comerciais
Cabina Série P da Scania conquista cinco estrelas no Euro NCAP
A cabina P da Scania voltou a destacar-se no campo da segurança ao alcançar a classificação máxima de cinco estrelas no programa Safer Trucks do Euro NCAP. Este é o segundo reconhecimento recente para a marca, depois da distinção atribuída à cabina L, reforçando a sua posição de referência na segurança aplicada ao transporte urbano.

A avaliação incidiu sobre um veículo de distribuição equipado com cabina P na versão 4×2, sendo que esta classificação se estende também à versão 6×2 e à cabina da série L para o mesmo tipo de operações. Para além da pontuação máxima, a cabina P obteve ainda o melhor resultado na categoria “CitySafe”, dedicada a veículos pesados com sistemas pensados para prevenir acidentes em ambiente urbano.
Versátil e robusta, esta gama de cabinas é amplamente utilizada em operações urbanas e regionais, bem como na construção e noutras aplicações específicas. A posição elevada do condutor proporciona excelente visibilidade sobre o tráfego, reforçada pela “Scania City Door”, que melhora o campo de visão lateral.

Segundo Lars Gustafsson, responsável pela área de camiões da marca, esta distinção confirma o compromisso da empresa com a segurança e a sua capacidade de responder às exigências crescentes das cidades, dos clientes e dos utilizadores da via.
A cabina P integra ainda tecnologias avançadas de assistência à condução, que alcançaram uma pontuação global de 93%. Destacam-se os sistemas de mitigação de colisões frontais, manutenção na faixa de rodagem e proteção de utilizadores vulneráveis, como ciclistas, em manobras de viragem, tendo este último obtido uma avaliação perfeita.
Também Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, elogiou a marca, sublinhando o seu papel na criação de veículos mais seguros para o contexto urbano e na proteção dos utilizadores mais vulneráveis.
Recorde-se que, recentemente, a cabina L da Scania — especialmente concebida para operações urbanas como a recolha de resíduos — recebeu igualmente cinco estrelas, graças à sua ergonomia e visibilidade direta excecional.
Tanto a cabina P como a série L fazem parte do sistema modular da Scania, permitindo uma experiência consistente para os condutores, com maior familiaridade, conforto e eficiência no desempenho das suas funções.
Comerciais
Volvo apresenta novos camiões elétricos com até 700 km de autonomia
A Volvo Trucks continua a avançar na eletrificação do transporte pesado com a apresentação de uma nova geração de camiões elétricos. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos com maior autonomia, melhor desempenho e maior flexibilidade operacional, entre os quais se destaca o Volvo FH Aero Electric, capaz de atingir até 700 km de autonomia com uma única carga.
Com esta nova gama, a Volvo reforça a sua posição como um dos líderes mundiais em camiões elétricos de grande tonelagem e amplia a sua oferta para cobrir um maior número de aplicações de transporte.
A principal novidade é o Volvo FH Aero Electric com autonomia alargada, concebido para o transporte de longa distância. Este modelo pode percorrer até 700 km com uma única carga, o que representa um avanço importante para o setor do transporte pesado elétrico.
Esta maior autonomia é possível graças a uma nova tecnologia de linha motriz baseada num eixo elétrico, que permite libertar espaço para instalar mais capacidade de baterias
O camião também é compatível com o novo sistema de carregamento de megawatts (MCS). Graças a esta tecnologia, a recarga das oito baterias do veículo de 20 % a 80 % pode ser realizada em aproximadamente 50 minutos, um tempo que se enquadra nos períodos de descanso obrigatórios dos condutores na União Europeia.

“Este camião elétrico de longo curso oferece uma autonomia excecional combinada com uma grande capacidade de carga, carregamento rápido e um excelente conforto de condução. Com ele, os nossos clientes podem percorrer longas distâncias ao longo de todo o dia de trabalho com uma produtividade comparável à dos camiões a diesel», explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Além do novo modelo de longo curso, a Volvo também atualizou os seus camiões elétricos FH, FM e FMX, que agora incorporam uma linha motriz completamente nova. Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais. Isto é possível graças a uma tomada de força (PTO) integrada na caixa de velocidades, que permite utilizar estes sistemas mesmo enquanto o camião está em movimento.
Os novos camiões elétricos FH, FM e FMX Electric oferecem uma autonomia de até 470 km e podem ser carregados de 20 % a 80 % em cerca de 65 minutos.
Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais
Todos os novos camiões elétricos da Volvo incorporam motores duplos e uma caixa de velocidades otimizada para transmissões elétricas, o que permite um funcionamento mais suave e eficiente.
Os modelos FH, FM e FMX Electric estão equipados com uma caixa Powershift de oito velocidades, enquanto o FH Aero Electric utiliza uma transmissão de seis velocidades. Este sistema melhora a suavidade nas mudanças de marcha e reduz o ruído e as vibrações, o que contribui para uma condução mais confortável para o condutor.
A Volvo Trucks confirmou que os novos camiões elétricos serão introduzidos progressivamente nos mercados a partir de 2026.
A empresa considera que os veículos elétricos terão um papel fundamental no futuro do transporte pesado. «Acreditamos firmemente que os veículos elétricos representarão uma grande parte do transporte rodoviário mundial no futuro. Com o desempenho dos nossos novos modelos, é fácil perceber porquê», conclui Roger Alm.
-
Notícias1 semana agoCupra já revelou o novo Raval
-
Notícias2 semanas agoSanta Cruz recebe clássicos
-
Comerciais2 semanas agoGrupo Adarsa toma conta da distribuição da Mercedes-Benz Vans em Portugal
-
Curiosidades2 semanas agoÁrvore parte Porsche ao meio, literalmente
-
Notícias1 semana agoNissan mostra um pouco do futuro Skyline
-
Notícias1 semana agoVolkswagen entrega mais meios ao ISN
-
Sem categoria2 semanas agoGeely em Portugal pela mão da Salvador Caetano
-
Notícias4 dias agoBrigada de Trânsito da GNR vai voltar
