Notícias
O Lada Niva em modo elétrico
Uma empresa alemã propõe uma solução de eletrificação para o bem conhecido, e ao seu jeito carismático, Lada Niva.
Com a mudança do mundo automóvel a caminhar para a realidade elétrica há empresas que não querem deixar cair ícones de outrora e apresentam soluções de eletrificação de modelos que estão na memória de todos e que ao mesmo tempo têm um conjunto de aficionados em torno deles.
É o caso da Elantrie, uma empresa alemã que propõe a transformação de um Lada Niva “tradicional” para um elétrico. Para tal substitui o motor 1.7 a gasolina por outro elétrico e incorpora a bateria de lítio de 30 kWh na área anteriormente ocupada pelo depósito de combustível. Esta mudança dá ao pequeno todo o terreno russo uma potência de 88 cv e uma autonomia que pode chegar aos 300 quilómetros.
Esta transformação tem um custo de 2800 euros e caso não tenha um Lada Niva a Elantrie também vende o modelo já eletrificado por 19.900 euros.
Notícias
BYD já é líder mundial de vendas de elétricos
O construtor chinês bateu a Tesla na venda de veículos elétricos a nível mundial. A luta entre estas duas marcas já estava a aquecer há alguns anos e em 2025 o volume de vendas da BYD superou o da Tesla o que colocou a marca chinesa na liderança mundial.
A BYD conquistou o estatuto de maior marca mundial de automóveis elétricos ao conseguir vender 2,26 milhões de veículos no ano de 2025 ao passo que a Tesla totalizou 1,64 milhões de unidades vendidas, número que até foi inferior ao de 2024 ano em que havia vendido 1,79 milhões. A dinâmica da marca norte-americana no mercado tem vindo a perder fulgor e as aventuras políticas do seu CEO, Elon Musk, não ajudaram nada à imagem e consequentemente às vendas dos carros da Tesla. Além disso, a BYD está no mercado com uma gama mais alargada e diversificada de modelos o que lhe permite ter mais trunfos para continuar o seu crescimento a nível mundial.
Notícias
O interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
A Volkswagen revelou imagens do interior do novo ID.Polo e percebe-se que não alinhou na “ditadura” dos ecrãs digitais em exclusivo e surge com botões físicos que facilitam a utilização dos vários sistemas.
O regresso de botões físicos ao habitáculo parece que inspirou os designers da Volkswagen nessa espécie de “regresso ao passado” e eles foram mais longe incorporando alguns elementos retro no interior deste modelo elétrico. Aquele que mais se destaca é o painel de instrumentos.
À frente de um volante de estilo moderno encontramos uns mostradores inspirados no primeiro Golf e no topo da consola central temos um painel com ecrã digital, também ele com outras referências ao passado como a imagem de um leitor de cassetes. Voltando aos botões, este ID.Polo conta com uma fileira de comandos físicos para a climatização numa posição “tradicional”, a baixo do ecrã digital central e também o volante conta com botões físicos de fácil utilização.
O ID.Polo aposta em materiais reciclados e alguns painéis do interior são forrados em tecido, melhorando o ambiente a bordo, aumentando a sensação de conforto. A habitabilidade é generoso e a bagageira tem 435 litros de capacidade o que faz ela uma das melhores opções do segmento. Este novo ID.Polo tem a sua apresentação agendada para o segundo trimestre do ano.
-
Comerciais1 semana agoVolvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
-
Avaliações Usados2 semanas agoSeat Leon (2020-…)
-
Curiosidades2 semanas agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Notícias2 semanas agoAdamastor mostrou o interior do Furia
-
Comerciais2 semanas agoStellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
-
Sem categoria1 semana agoRali Dakar 2026 está prestes a arrancar
-
Motos1 semana agoCapitão América surge numa moto Triumph
-
Notícias7 dias agoRumores apontam Ronaldo no próximo Velocidade Furiosa



