Mais carros elétricos vendidos na Europa do que na China em 2020 – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Mais carros elétricos vendidos na Europa do que na China em 2020

Published

on

As conclusões são do analista independente Matthias Schmidt e mostram que, durante os sete primeiros meses do ano, se venderam mais 14 mil veículos elétricos na Europa do que na China. Os números surpreenderam a indústria automóvel, uma vez que o mercado chinês absorveu em 2019 praticamente o mesmo número de vendas da Europa e dos EUA juntos. De acordo com Schmidt, esta grande diferença em termos de vendas explica-se devido ao aumento de incentivos promovidos por uma parte considerável dos governos europeus em contraponto com a desaceleração de benefícios homologados pelo governo chinês.

A aquisição de carros elétricos tem ganho força nas principais economias do mundo e o comportamento do mercado confirma que os consumidores parecem cada vez mais convencidos acerca das vantagens de possuir um carro elétrico em 2020. O relatório do analista alemão mostra ainda que, entre veículos elétricos (VE) e híbridos de carregamento externo (PHEV), as vendas ascendem às 500 mil unidades. Tendo em conta que os últimos dois trimestres do ano tendem a ser mais férteis em termos de aquisição, espera-se que o Velho Continente ultrapasse com alguma margem a marca de um milhão de veículos vendidos durante este ano.

Fonte: Pixabay

As políticas europeias têm convergido no sentido de aumentar a produção e o consumo de veículos elétricos, pelo que esta curva ascendente de vendas tenderá a manter-se nos próximos meses. A atribuição de subsídios e a diminuição de preços teve como objetivo ajudar os fabricantes a manterem a competitividade perante os mercados externos, algo que a China vinha fazendo já há alguns trimestres. De resto, o recuo chinês perante a política de incentivos visa mesmo encorajar as empresas chinesas a adquirirem independência e demonstrarem capacidade para competir apenas com recursos próprios.

Globalmente, a crescente aquisição de carros elétricos demonstra uma acentuada mudança de comportamentos de consumo, que tem fortes raízes no digital e na sustentabilidade. As pessoas trocaram o restaurante pelas suas casas, sendo que a indústria de serviços de entrega online duplicou entre 2017 e 2020 e espera-se que atinja 30 mil milhões de valorização em 2024. Os fãs de jogos de casino trocaram Las Vegas e Macau pelos jogos de mesa online, o que deverá atingir 127 mil milhões de dimensão até 2027 à boleia da popularidade dos jogos mobile. No setor do streaming de música, o mercado cresceu 32% em 2019 e o consumo através do Spotify, da Apple Music ou da Amazon Music suplanta por larga margem os concertos ou a venda de CD ou vinil.

 

Fonte: Pixabay

Esta alteração de hábitos verifica-se também no segmento dos veículos elétricos, onde a Tesla está cada vez menos sozinha. De resto, a empresa liderada por Elon Musk tem sentido algumas dificuldades para acompanhar o volume de produção requerido e a Volskwagen está na pole position com o seu Volskwagen ID.3 para açambarcar a liderança neste setor. O aparecimento de novos fabricantes é muito importante para a maturação do mercado dos carros elétricos, uma vez que existe ainda muita margem de crescimento no continente europeu. Atualmente, por cada 50 carros vendidos, apenas um é elétrico e as políticas fomentadas por governos como o francês e o alemão visam aumentar a percentagem de veículos elétricos que circulam nas estradas europeias.

A ascensão dos carros elétricos também tem acontecido em Portugal, vislumbrando-se um aumento de 69% nas vendas de 2019, quando a indústria automóvel até registou uma quebra de 2%. Os altos custos de aquisição revelam-se um entrave para o consumidor português e impedem uma massificação maior deste tipo de veículo em terras lusitanas. Ainda assim, os benefícios dos carros elétricos chamam já atenção de uma franja significativa dos portugueses e entende-se que o alto investimento é diluído facilmente nos anos seguintes à aquisição. Nesta base, espera-se que Portugal siga a tendência de vendas europeia.

Notícias

Continental GT Mulliner, a nova arma da Bentley

Published

on

No próximo dia 22 de Setembro no Salon Privé Concours d’Elégance que decorrerá em Oxfordshire, no Reino Unido, a Bentley apresentará ao público o Continental GT Mulliner.



Aquele que a marca define como o expoente máximo do luxo na forma de um coupé estará disponível com duas motorizações, um W12 com 6.0 litros de cilindrada e 635 cv de potência ou um V8 com 4.0 litros e 549 cv e conta com várias novidades face ao Continental GT “normal”.

A grelha e as entradas de ar frontais contam com um padrão em forma de diamante que a Bentley apelida de “Double Diamond” e as imponentes jantes de 22 polegadas incluem a referência a esta versão Mulliner no centro em torno do logótipo da Bentley.

No habitáculo o condutor e passageiro são brindados com um nível de luxo excecional. Os bancos são em pele com um padrão de costuras também em diamante e o próprio revestimento da consola central segue a mesma linha estética também com padrão diamante e onde se destaca o relógio Breitling no topo da consola.

Este Bentley Continental GT Mulliner tem a sua comercialização prevista para o próximo ano de 2021, mas pode começar a ser encomendado já a partir do mês de Outubro.

Continuar a ler

Curiosidades

SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo

Published

on

O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.



Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.

O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.

De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.

Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:

Continuar a ler

Notícias

Soapbox, o “carro de rolamentos” da Hyundai

Published

on

Apesar de não ter rolamentos, este Soapbox da Hyundai pode perfeitamente entrar na categoria de “carro de rolamentos” que tantos fez feliz nos seus tempos de infância já que pode ser montado em qualquer sótão ou garagem e tem a gravidade como “motor”.



Atenta à realidade que vivemos aquando da época do confinamento devido à pandemia do vírus Covid-19 e à necessidade de passar tempo de qualidade em família, a equipa do Hyundai Motor Europe Technical Center jogou mãos à obra e desenvolveu o Soapbox.

Trata-se de um modelo que pode ser construído recorrendo a materiais amigos do ambiente, disponíveis em qualquer loja de ferragens, carpintaria, ou espaços de bricolage.

Basta descarregar as instruções que podem ser encontradas aqui e começar a aventura.

O Soapbox da Hyundai foi projetado seguindo sensivelmente os mesmos passos utilizados no desenvolvimento de um dos seus veículos de estrada. Tudo começou com uma equipa de engenheiros que se encarregou do chassis, depois os desenhadores começaram a trabalhar nas ideias para o design, primeiro com desenhos em papel e depois com gráficos 3D em computador, tudo muito inspirado nas linhas direitas do Concept 45 apresentado pela marca há tempos atrás.

Por fim uma outra equipa trabalhou na cor e nos decalques aplicados no protótipo final.

Aqui lhe deixamos o vídeo de “making-off” do yundai Soapbox, uma proposta bem interessante da marca coreana para passar bons momentos em família e retirar o foco dos mais novos das inúmeras distrações multimédia que hoje ocupam tantas horas dos seus tempos livres:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração