Notícias
Mais carros elétricos vendidos na Europa do que na China em 2020
Published
4 anos anteson
By
Motor GuiaAs conclusões são do analista independente Matthias Schmidt e mostram que, durante os sete primeiros meses do ano, se venderam mais 14 mil veículos elétricos na Europa do que na China. Os números surpreenderam a indústria automóvel, uma vez que o mercado chinês absorveu em 2019 praticamente o mesmo número de vendas da Europa e dos EUA juntos. De acordo com Schmidt, esta grande diferença em termos de vendas explica-se devido ao aumento de incentivos promovidos por uma parte considerável dos governos europeus em contraponto com a desaceleração de benefícios homologados pelo governo chinês.
A aquisição de carros elétricos tem ganho força nas principais economias do mundo e o comportamento do mercado confirma que os consumidores parecem cada vez mais convencidos acerca das vantagens de possuir um carro elétrico em 2020. O relatório do analista alemão mostra ainda que, entre veículos elétricos (VE) e híbridos de carregamento externo (PHEV), as vendas ascendem às 500 mil unidades. Tendo em conta que os últimos dois trimestres do ano tendem a ser mais férteis em termos de aquisição, espera-se que o Velho Continente ultrapasse com alguma margem a marca de um milhão de veículos vendidos durante este ano.
As políticas europeias têm convergido no sentido de aumentar a produção e o consumo de veículos elétricos, pelo que esta curva ascendente de vendas tenderá a manter-se nos próximos meses. A atribuição de subsídios e a diminuição de preços teve como objetivo ajudar os fabricantes a manterem a competitividade perante os mercados externos, algo que a China vinha fazendo já há alguns trimestres. De resto, o recuo chinês perante a política de incentivos visa mesmo encorajar as empresas chinesas a adquirirem independência e demonstrarem capacidade para competir apenas com recursos próprios.
Globalmente, a crescente aquisição de carros elétricos demonstra uma acentuada mudança de comportamentos de consumo, que tem fortes raízes no digital e na sustentabilidade. As pessoas trocaram o restaurante pelas suas casas, sendo que a indústria de serviços de entrega online duplicou entre 2017 e 2020 e espera-se que atinja 30 mil milhões de valorização em 2024. Os fãs de jogos de casino trocaram Las Vegas e Macau pelos jogos de mesa online, o que deverá atingir 127 mil milhões de dimensão até 2027 à boleia da popularidade dos jogos mobile. No setor do streaming de música, o mercado cresceu 32% em 2019 e o consumo através do Spotify, da Apple Music ou da Amazon Music suplanta por larga margem os concertos ou a venda de CD ou vinil.
Esta alteração de hábitos verifica-se também no segmento dos veículos elétricos, onde a Tesla está cada vez menos sozinha. De resto, a empresa liderada por Elon Musk tem sentido algumas dificuldades para acompanhar o volume de produção requerido e a Volskwagen está na pole position com o seu Volskwagen ID.3 para açambarcar a liderança neste setor. O aparecimento de novos fabricantes é muito importante para a maturação do mercado dos carros elétricos, uma vez que existe ainda muita margem de crescimento no continente europeu. Atualmente, por cada 50 carros vendidos, apenas um é elétrico e as políticas fomentadas por governos como o francês e o alemão visam aumentar a percentagem de veículos elétricos que circulam nas estradas europeias.
A ascensão dos carros elétricos também tem acontecido em Portugal, vislumbrando-se um aumento de 69% nas vendas de 2019, quando a indústria automóvel até registou uma quebra de 2%. Os altos custos de aquisição revelam-se um entrave para o consumidor português e impedem uma massificação maior deste tipo de veículo em terras lusitanas. Ainda assim, os benefícios dos carros elétricos chamam já atenção de uma franja significativa dos portugueses e entende-se que o alto investimento é diluído facilmente nos anos seguintes à aquisição. Nesta base, espera-se que Portugal siga a tendência de vendas europeia.
Também pode gostar
Com o Theory 1 a Lotus mostra a sua nova filosofia de design que tem por base três princípios: o digital, o natural e o analógico.
Inspirado no Lotus Esprit do final dos anos 70, este Theory 1 é um superdesportivo totalmente elétrico com dois motores, um a atuar em cada eixo, que em conjunto lhe dão uma potência máxima de 1000 cv, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e ter uma velocidade máxima de 320 km/h. Com um peso inferior a 1600 quilos graças à utilização de fibra de carbono na carroçaria e em vários outros elementos, este Lotus tem uma autonomia de 402 quilómetros.
Um dos pormenores no seu desenho do habitáculo que saltam à vista é a sua lotação de três lugares em que o do meio é o do condutor, estando este centrado na tarefa de conduzir dando-lhe sensações quase de monolugar.
Notícias
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Published
2 dias anteson
17/09/2024Modelos em LEGO não são novidade, mas um modelo construído à escala real, totalmente funcionante, conduzido pelo piloto de Fórmula 1 Lando Norris e capaz de fazer uma volta completa ao circuito de Silvestone, isso é algo inédito.
Ao todo foram precisas 8300 horas de trabalho para construir este Mclaren P1 com 342.817 peças onde não falta nada, chassis, suspensão e até a motorização é conseguida através de 768 motores LEGO alimentados por uma bateria. Naturalmente há elementos que não poderiam ser LEGO como os pneus ou as jantes por exemplo.
Neste vídeo podemos ver como Lando Norris conseguiu fazer uma volta completa à pista britânica de Silvestone com este McLaren P1 feito com peças de LEGO:
Os preços do novo Kia EV3
Alpine mostra a silhueta do A390_Beta
Fiat Bravo (2007-2015)
Volvo Trucks vai lançar camião elétrico com mais de 600 km de autonomia
FAMEL já tem investimento e vai mesmo regressar
Volvo revela video teaser do novo ES90
Gama Kia PBV vai fazer a sua estreia europeia no salão de Hanover
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Dua Lipa faz anúncio da Porsche
Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio
Ex-chefe de design da Koenigsegg mostra a sua nova bomba
Lotus revela o Theory 1
Lisbon Motorcycle Film Fest já tem datas para 2025
Iveco lança o eMoovy elétrico em parceria com a Hyundai
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Ford mostra Ranger PHEV no Salão de Hanover
Mitsubishi mostra um pouco do novo Outlander PHEV
Fiat Bravo (2007-2015)
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por MrodriguesAí está ele! https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-f%C3%B3rum/f%C3%93rum-geral/121-t%C3%B3pico-mazda-superioridade-evidente/page118 ...
- por AngelmikeOlá muito boa tarde gente impecável! Tenho aqui uma pequena dúvida acerca da embraiagem do meu OPEL ASRRA G 1.7 DTI, eu vou mudar a...
- por PredictorBoa tarde pessoall. Um dos Capturs que temos na frota da escola de condução está com estes sintomas há uns meses. Ao ligar o carro por...
- por zmalmeidaBom dia, Sendo novo aqui no fórum, e tendo um conhecimento limitado de mecânica, gostaria de pedir a ajuda dos entendidos, sobre uma reparação...
Em aceleração
- Manutenção2 semanas antes
Saiba como ter uma boa posição de condução
- Notícias2 semanas antes
Aston Martin Vanquish está de regresso
- Motos2 semanas antes
Miguel Oliveira confirmado na Pramac
- Comerciais2 semanas antes
Salvador Caetano vai distribuir comerciais da Farizon na Península Ibérica
- Comerciais1 semana antes
ICNF reforça a sua frota com 12 viaturas MAN
- Notícias1 semana antes
Os preços do novo Kia EV3
- Notícias1 semana antes
Alpine mostra a silhueta do A390_Beta
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira pontua em São Marino