Volvo lança novo VNR focado na eficiência e no futuro – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Volvo lança novo VNR focado na eficiência e no futuro

Published

on

A Volvo apresentou o novo VNR, camião voltado para o transporte regional que chega com um novo design que traz melhorias significativas em aerodinâmica, eficiência de combustível e segurança.



Equipado com tecnologia Eco-roll, motor D13 VGT atualizado e novos recursos para proteção dos motoristas, o modelo reduz as emissões de CO2 em até 7,5% e já está preparado para futuras soluções de propulsão, como eletrificação e combustíveis renováveis.

Após o lançamento do Volvo VNL no início de 2024, o novo Volvo VNR é o segundo modelo do construtor sueco baseado em sua plataforma global totalmente reformulada. Com 90% de componentes melhorados, o veículo apresenta um novo design aerodinâmico e inovações tecnológicas para tornar o transporte regional e urbano mais eficiente e seguro.

A Volvo investiu na versatilidade do modelo, permitindo que o VNR seja configurado em versões 4×2, 6×2 e 6×4, adaptando-se a diferentes necessidades operacionais. Com opções que vão desde o compacto VNR 300, ideal para entregas urbanas, até ao VNR 660, pensado para viagens regionais e até de longa distância, o modelo destaca-se pela flexibilidade.

Na questão eficiência, o motor Volvo D13 VGT atualizado e o sistema Eco-roll – que desacopla a transmissão em descidas para otimizar o consumo de energia – foram fundamentais para alcançar a redução de até 7,5% no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

A segurança também foi prioridade no desenvolvimento do novo modelo. Vem equipado com o Volvo Active Driver Assist, que inclui aviso de colisão frontal, travagem automática de emergência e alerta de saída de faixa de rodagem. Além disso, passa a contar com airbags de cortina laterais integrados, oferecendo proteção extra para motorista e passageiro.Outro destaque é o Sistema de Monitorização por Câmara, que substitui os tradicionais espelhos retrovisores por câmaras compactas e aerodinâmicas, proporcionando maior visibilidade e segurança em ambientes urbanos.

O novo VNR será produzido na fábrica da Volvo Trucks em New River Valley, Virgínia (EUA), com vendas programadas para os próximos meses. Além disso, o modelo já foi projetado para atender às obrigações futuras do setor, podendo receber motorização elétrica, células de combustível ou combustão interna com combustíveis renováveis, como o hidrogénio.
Com essa nova geração de veículos, a Volvo Trucks reafirma seu compromisso com inovação, eficiência energética e segurança, preparando o mercado de transporte regional para um futuro mais sustentável.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia

Published

on

A Stellantis e a Renault têm motivos para se preocupar. Líderes incontestáveis na Europa no setor de veículos utilitários elétricos, os dois construtores veem chegar um número crescente de concorrentes cada vez mais competitivos. É o caso da Flynt, uma marca chinesa que acaba de revelar o eLCV: um veículo comercial movido a eletricidade, com números impressionantes.

Não conhece a Flynt? É normal, pois trata-se de um fabricante que pode ser considerado «emergente» no cenário da mobilidade sustentável. A empresa chinesa deu que falar recentemente ao apresentar o seu primeiro veículo utilitário leve totalmente elétrico. Concebido desde o início para responder às necessidades dos profissionais europeus, é o resultado de uma colaboração com a MiracoMotor, uma filial do grupo chinês GAC. O furgão assenta numa plataforma elétrica dedicada, sem compromissos com modelos térmicos existentes.

Também concebido para utilização em ambientes urbanos, rurais e para entregas de última milha, o veículo apresenta características técnicas de alto nível para o seu segmento. De acordo com os primeiros dados técnicos revelados, ele vem equipado com uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com capacidade de 100 kWh, que oferece até 500 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, com um consumo médio de 20 kWh/100 km. Oferece uma capacidade de carga de até 1630 kg e um volume útil modulável entre 8,7 e 16,5 m³.

Equipada com uma arquitetura de 800 V – contra 400 V para toda a concorrência –, a carrinha beneficia de uma recarga CA até 22 kW e de recarga rápida CC até 220 kW, permitindo passar de 30 a 80% em 20 minutos. Esta tecnologia também permite funcionalidades como o vehicle-to-grid (V2G) e o vehicle-to-load (V2L). Todo o equipamento tecnológico já é compatível com a condução autónoma de nível 4, mas, tendo em conta a evolução da legislação na Europa, terá de se contentar com um nível 2 por enquanto.

A experiência a bordo pretende ser decididamente moderna, com instrumentação digital que inclui um ecrã central de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. A conectividade é assegurada pela compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O design privilegia a praticidade: acessos ergonómicos, posto de trabalho móvel e conectividade alargada. Em suma, as promessas são bastante aliciantes.

A Flynt desenvolveu este modelo em estreita colaboração com operadores europeus ativos na logística, construção e serviços. As especificações finais refletem as suas exigências, segundo a Flynt, nomeadamente baixo custo total de propriedade (TCO), manutenção reduzida, tempo de recarga curto e grande capacidade de carga. Embora o design seja europeu, a produção será assegurada na China.

Continue Reading

Comerciais

Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa

Published

on

Desde o início de 2025, mais de 100 MAN eTrucks elétricos foram implementados com sucesso por empresas de logística na Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos. Grandes empresas como a Duvenbeck, DB Schenker, Dachser, Dräxlmaier e Koopman estão a liderar esta transição para uma logística mais sustentável.

Estes camiões elétricos a bateria já percorreram cerca de 500.000 quilómetros. Graças ao seu sistema de propulsão sem emissões, estima-se que tenham sido evitadas 400 toneladas de CO2 em comparação com um camião a diesel convencional, que consome uma média de 27 litros por 100 quilómetros.

Se cada unidade atingisse 1,2 milhões de quilómetros durante a sua vida útil, a poupança potencial atingiria 120.000 toneladas de CO2. Um passo de gigante no caminho para o transporte com emissões zero.

Estes veículos fazem parte de uma série preliminar de 200 unidades produzidas pela MAN em 2024 para clientes que são pioneiros na adoção da electromobilidade. A entrega das restantes unidades prossegue a bom ritmo, com entregas diárias a clientes europeus.

“Estamos a adquirir uma valiosa experiência prática antes do início da produção em série dos novos MAN eTGX e MAN eTGS em maio. O nosso design modular de baterias e a autonomia otimizada para percursos de longo curso estão a ser muito bem recebidos. Além disso, a versão como unidade de tração de ultra baixo volume é particularmente popular”, sublinha o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho de Administração de I&D da MAN Truck & Bus.

Na sua rotina diária, os eTrucks percorrem entre 400 e 600 quilómetros, e um deles chegou mesmo aos 800 km por dia graças ao carregamento intermédio. Com um consumo médio de 106 kWh por 100 quilómetros, estes camiões estão a demonstrar uma eficiência notável, mesmo durante os exigentes meses de inverno.

Um dos testes mais espetaculares foi o MAN Polar Express: um MAN eTGX percorreu os 3.000 quilómetros do Círculo Polar Ártico até Munique, movido exclusivamente a energia eléctrica. Esta viagem extrema demonstrou não só a sua autonomia, mas também a sua resistência a temperaturas negativas, confirmando que o transporte pesado 100% elétrico já é viável na Europa, utilizando apenas infra-estruturas públicas de carregamento.

O percurso serviu também para testar o cartão MAN Charge&Go, que permite carregar em postos de carregamento públicos de diferentes fornecedores com uma única solução.

Durante esta aventura, viajaram a bordo figuras conhecidas do mundo dos camiões, como André Brockschmidt (Bauforum 24) e Christina Scheib (Trucker Babes). Ambos partilharam a sua experiência numa série de cinco vídeos no canal do YouTube da MAN Truck & Bus, bem como mostraram a viagem aos seus seguidores através das redes sociais

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]