Comerciais
Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia

O fabricante francês Challenger está a enviar um sinal claro para um futuro mais sustentável dentro do segmento das autocaravanas com as suas novas opções híbridas ElectriX X150 e X250.

Embora os modelos híbridos plug-in sejam há muito uma prática corrente nos automóveis de passageiros, esta tecnologia continua a ser uma raridade no segmento das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 têm como objetivo preencher esta lacuna com tecnologia inovadora e design prático.
A peça central dos modelos Challenger ElectriX é o seu sistema de propulsão híbrido plug-in, que combina as vantagens de um motor de combustão com uma potente propulsão elétrica. O motor a gasolina foi concebido para garantir uma autonomia fiável em longas distâncias, enquanto o motor elétrico permite uma condução sem emissões, especialmente em zonas urbanas ou em manobras em parques de campismo. A autonomia combinada é de até 900 quilómetros.

A autonomia elétrica, por si só, situa-se entre os 80 e os 100 quilómetros, o que deverá ser mais do que suficiente para uma utilização quotidiana. É de salientar a capacidade do sistema de alternar automaticamente entre os dois modos de condução em função da situação de condução, de modo a maximizar a eficiência e o conforto.

Com um comprimento de 5,99 metros para o X150 e de 6,36 metros para o X250, os modelos ElectriX oferecem um espaço de habitação generoso num design compacto. Apesar das baterias adicionais, as dimensões permanecem idênticas às das versões convencionais. Ambos os modelos têm por base o conhecido chassis Fiat Ducato, que também é utilizado pela Sunlight, Forster e muitos outros fabricantes de autocaravanas.

O X150 oferece o formato compacto de uma carrinha de campismo com o espaço de uma autocaravana completa, enquanto o X250 também ganha pontos com um conceito de garagem traseira modular que torna a utilização do espaço de armazenamento mais flexível. A própria Challenger anuncia os seus modelos da série X com o slogan “a agilidade de uma carrinha com o conforto de uma autocaravana”, à semelhança das séries de carrinhas Sunlight ou Carado.
O interior da X150 e da X250 combina um design moderno com uma disposição funcional. As linhas simples e os materiais de cor clara criam um ambiente agradável que permite uma estadia confortável a bordo. O salão dispõe de uma área de estar confortável, complementada por uma mesa rebatível, e a cozinha, apesar das suas dimensões compactas, dispõe de uma placa de fogão de dois bicos, lava-loiça e frigorífico.

A casa de banho está equipada com um chuveiro separado, o que não é habitual em veículos deste tamanho. Os colchões de alta qualidade garantem uma boa noite de sono, enquanto as numerosas opções de arrumação facilitam a vida quotidiana. O X250 dispõe de uma zona traseira única no mercado: o conceito SDR (Smart Dressing Room) permite ajustar a altura do roupeiro para adaptar o espaço de garagem às suas necessidades.
A introdução dos modelos Challenger ElectriX é um passo importante para a mobilidade sustentável das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 oferecem um sistema de acionamento sofisticado, equipamento orientado para a prática e utilização flexível. As autocaravanas híbridas plug-in são uma opção interessante para quem procura uma autocaravana preparada para o futuro, com o seu sistema de propulsão e equipamento a partir de 99.990 euros.
Outro ponto positivo dos modelos ElectriX é a generosa garantia de 7 anos ou 100.000 quilómetros para as baterias. Este facto sublinha a confiança do construtor na longevidade e fiabilidade da tecnologia utilizada e deve também tranquilizar os potenciais compradores.

Comerciais
Renault Trucks Oxygen é a nova aposta elétrica

A Renaut Trucks ainda está a testar o projeto Oxygen, pequeno camião elétrico ideal para rolar dentro da cidade e do perímetro urbano.
Esta versão, equipada com uma caixa frigorífica, concebida em parceria com a cadeia de supermercados Jumbo e a SVZ, começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão, com o apoio da filial holandesa da Renault Trucks.

Neste contexto, o construtor e os seus parceiros, conscientes da importância de limitar o seu impacto ambiental, combinaram os seus conhecimentos para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião urbano elétrico experimental de 26 toneladas, capaz de operar nas zonas de emissões zero holandesas. Desde 1 de janeiro de 2025, os municípios neerlandeses poderão designar zonas de emissões zero, nas quais só se pode entrar com um veículo de emissões zero, a fim de reduzir as emissões de CO2 nas zonas urbanas. Contrariamente à primeira experiência com a Geodis para a distribuição de produtos secos, esta nova etapa permitirá efetuar entregas refrigeradas em silêncio, sem emissões poluentes e com toda a segurança para os outros utentes da estrada, desde o armazém até ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período experimental de seis meses.

O protótipo do camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a produzir camiões eléctricos em série a partir de 2020.
O Oxygen é um veículo concebido especificamente para a cidade, combinando segurança, conforto e modernidade:
- Visibilidade e segurança melhoradas: o Oxygen possui uma cabina de entrada baixa e um grande para-brisas que proporciona ao condutor uma excelente visibilidade direta à altura dos utentes da estrada. Múltiplas câmaras substituem os espelhos, oferecendo uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permitindo a deteção de peões e utentes vulneráveis da estrada em ângulos mortos.
- Conforto e segurança do condutor: Foi instalada uma porta deslizante do lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados. Além disso, a entrada e a saída da cabina são mais fáceis devido à baixa altura de acesso.
- Perfeita conservação dos produtos transportados: O veículo está equipado com uma carroçaria isotérmica com temperatura controlada, adequada para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
- Integração na paisagem urbana: As linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados, privilegiando o conforto do condutor e a integração no ambiente urbano.

Comerciais
Nova geração DAF agora também alimentada por biodiesel B100

Para transportadores que pretendam passar a utilizar biodiesel B100, a nova geração DAF XF, XG e XG+ pode agora também ser fornecida com um motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para este combustível. Esta nova fonte de alimentação está disponível para tratores e rígidos.
O biodiesel B100, também conhecido como biodiesel FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) ou RME (ésteres metílicos de colza), é um combustível inteiramente produzido a partir de óleos vegetais e gorduras renováveis. O B100 reduz as emissões de CO2 em até 90% em todo o ciclo de vida quando comparado com o gasóleo fóssil, o que o torna semelhante ao HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio).
Para atingir as emissões de CO2 mais reduzidas possível, o MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 CV) está equipado com software especialmente concebido que tem em conta fatores como o valor calorífico inferior do biodiesel.
“Com a introdução do motor MX-13 para biodiesel, disponibilizamos uma alternativa aos transportadores que estão empenhados no transporte sustentável. Todos os camiões DAF com um motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões”, afirma Jeroen van den Oetelaar, responsável desenvolvimento produto da DAF Trucks. “Com a opção B100, fornecemos agora aos transportadores outra forma – para além do HVO e dos nossos grupos motopropulsores elétricos – de reduzir a sua pegada ecológica, sem fazer quaisquer concessões no que diz respeito à fiabilidade do veículo.”
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias2 dias ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos4 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Notícias2 semanas ago
Nissan mostra o novo Leaf
-
Motos5 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025