Comerciais
VW Veículos Comerciais mostra primeira imagens do interior da nova Transporte

A Volkswagen Veículos Comerciais abre a porta ao interior da sua novo Transporter. Cada detalhe é novo e, no entanto, ainda parece familiar. Há uma boa razão para isso: “A Transporter da Volkswagen Veículos Comerciais tornou-se um ícone porque a forma e a função estão em perfeita harmonia desde o início. Levamos essa harmonia a novos patamares com o novo Transporter e desenhámos um interior que nos leva a novos tempos” afirma Albert Kirzinger, Designer Chefe na Volkswagen Veículos Comerciais. Kirzinger continua: “O interior de elevada qualidade da nossa nova geração Transporter combina consistentemente funcionalidades bem pensadas, materiais duráveis e elementos de design elegantes.”

A nova Transporter “acorda” através do botão de arranque do sistema Keyless Start, situado entre o painel de instrumentos digital de 12″ e o display de infotainment de 13″. Localizada logo abaixo está a alavanca de comando da transmissão automática opcional. A alteração da localização do seletor da caixa de velocidades criou mais espaço para as pernas. Como antes, o seletor para a caixa de velocidades manual está localizado na consola central.
O volante multifunções, de série, está equipado com botões dispostos de forma clarividente. O volume do sistema de infotainment pode ser ajustado a partir do volante ou através de um botão rotativo clássico. A alavanca do travão de mão foi descontinuada e substituída por um interruptor para o travão de estacionamento localizado no centro do painel de instrumentos, libertando mais espaço na zona dos pés. Fácil de alcançar: existem grandes suportes para copos na parte frontal da consola central (dependendo do equipamento). Existem suportes para copos adicionais e compartimentos de arrumação práticos para itens de todos os géneros na zona superior do painel de instrumentos.
Dependendo da distância entre eixos e da versão do teto, oferece um compartimento de carga entre 5,8 e 9,0 m³ e espaço para até três euro-paletes. Além disso, este veículo comercial de última geração possui uma oferta de pontos de carregamento para garantir que todos os profissionais, prestadores de serviços, correios e serviços de emergência tenham a energia necessária para operar os seus equipamentos. Essas interfaces elétricas incluem não apenas tomadas USB-A, USB-C e 12V, mas também opções de carregamento para dispositivos de 230V, se desejado.
Nas versões com motores Diesel, a tomada de 230V (400 W) está sempre localizada na estrutura do assento do condutor. Os Transporter com motores elétricos e híbridos plug-in podem ser equipados com duas tomadas adicionais na área dos pilares D; neste caso, todos os três pontos de conexão de 230V fornecem uma potência total de 2.300 W. Isso significa que há uma fonte de energia adequada a bordo da nova carrinha para quase todos os dispositivos elétricos, desde laptops a pequenas serras circulares.
Comerciais
Opel comemora 25 anos do Vivaro

O Opel Vivaro celebra 25 anos como um dos veículos comerciais mais bem-sucedidos da marca. Lançado em 2000, tornou-se rapidamente referência no segmento, vencendo por duas vezes o prémio “International Van of the Year”.
Desde a primeira geração, destacou-se pelo design prático e inovador, com cabina espaçosa e soluções de segurança avançadas para a época. Ao longo dos anos, a Opel apresentou protótipos visionários como o Vivaro Concept V (luxo e multimédia), o Surf Concept (dedicado ao lazer) e, em 2010, o Vivaro e-Concept, que antecipou a versão elétrica lançada em 2020.

A terceira geração, estreada em 2019, trouxe finalmente a motorização 100% elétrica, premiada como “International Van of the Year 2021”, disponível com baterias de 50 ou 75 kWh e até 330 km de autonomia.

Em 2024, o Vivaro renovou-se com a dianteira Opel Vizor, novos sistemas de infotainment e até 18 tecnologias de assistência à condução, mantendo a versatilidade em versões furgão, cabina dupla e chassis-cabina.

Hoje, o Vivaro continua a ser um veículo “multitalento”, como diz a Opel: robusto, flexível e disponível em variantes Diesel e elétricas, combinando a funcionalidade de um veículo comercial com o conforto de um automóvel de passageiros.

Comerciais
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos

Depois dos automóveis e veículos comerciais ligeiros, a China avança também para o setor dos camiões elétricos de longo curso na Europa.
A fabricante Sany, líder em máquinas de construção no seu país e já marca presença no continente através da parceira alemã Putzmeister, lançará em 2026 o e263, o seu primeiro modelo para transporte rodoviário de mercadorias.

O camião utiliza uma arquitetura de 800 V, com bateria LFP de 636 kWh, garantindo mais de 500 km de autonomia. Está equipado com dois motores elétricos que oferecem 571 CV de forma contínua e até 993 CV de potência máxima, com 1.760 Nm de binário. Suporta carregamento rápido até 400 kW (CCS), aguardando compatibilidade futura com a norma MCS para carga em megawatts.
Com 42 toneladas de peso total autorizado em carga, o e263 também destaca-se pela versatilidade: dispõe de três sistemas de tomada de força (mPTO, gPTO e ePTO), capazes de alimentar reboques frigoríficos, basculantes e outros equipamentos.

A Sany garante ainda assistência 24h, atualizações remotas e rede de manutenção através da Alltrucks, com cerca de 700 oficinas na Europa. O modelo posiciona-se diretamente como concorrente do Mercedes-Benz eActros 600, do MAN eTGS ou do DAF XF Electric, prometendo potência superior e um TCO mais competitivo.
Com o e263 e o já apresentado e435 (8×4), a Sany reforça a sua aposta no transporte elétrico pesado e marca a sua entrada no competitivo mercado europeu.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira repete o nono lugar
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra frente do novo Classe C elétrico
-
Notícias2 semanas ago
Dois nomes de peso da Toyota com o gene GR
-
Notícias2 semanas ago
Festa colorida nos 50 anos do Volkswagen Polo
-
Avaliações Usados1 semana ago
Renault Austral (2022-…)
-
Notícias1 semana ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Comerciais2 semanas ago
Torrestir reforça presença internacional com novas ligações ao Norte de África
-
Comerciais2 semanas ago
Há novas normas sobre conceção, reutilização e reciclagem de veículo