Comerciais
Espanha vai ter três novos parques seguros para camiões

Espanha ganhou 241 milhões de euros em ajudas europeias para financiar ações destinadas a implantar uma rede transeuropeia de transportes eficiente e sustentável. Especificamente, 22 projetos empresariais validados pelo Ministério dos Transportes e da Mobilidade Sustentável receberão os fundos ao abrigo do convite à apresentação de propostas de 2023 do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) dedicado ao desenvolvimento de infra-estruturas de redes de transportes.
Dos projectos selecionados, 15 são exclusivamente desenvolvidos em Espanha por empresas públicas e privadas e sete são projetos da UE com participação espanhola. Embora o transporte ferroviário, o transporte marítimo e a multimodalidade absorvam a maior parte dos fundos, a boa notícia para o transporte rodoviário é que 16 milhões de euros serão afetos à construção de parques de estacionamento seguros.
No âmbito da rubrica relativa à mobilidade segura e protegida, três projetos receberão financiamento para o desenvolvimento de áreas de estacionamento seguras e protegidas em Madrid, na Catalunha e em La Rioja.
O projeto “Zona de estacionamento seguro em Pinto (Madrid) no corredor atlântico da rede principal da RTE-T” , da Atalaya Patrimonio Inmobiliario, receberá uma subvenção de 2 milhões de euros. Quatro milhões de euros serão também atribuídos às “Ampliações das Zonas de Estacionamento Seguro e Protegido ZESP Temple e Mare Nostrum A-7” de Transportes Calsina e Carré em Girona. Por último, o “Parque de estacionamento ecológico seguro de Arnedo” promovido pela Inmo-Arnedo em La Rioja receberá 10 milhões de euros de ajuda europeia.
As subvenções do Mecanismo Interligar a Europa ( MIE) são atribuídas numa base competitiva, pelo que os projetos selecionados são os que obtiveram a pontuação mais elevada. Os potenciais beneficiários destes fundos são instituições ou empresas estabelecidas em qualquer um dos países da União Europeia, que podem candidatar-se individualmente ou em grupo, bem como determinadas organizações internacionais relacionadas com o sector das infira-estruturas e dos transportes.
O Programa de Trabalho do MIE, que estabelece as bases para todas as convocatórias a realizar durante o atual Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, prevê a publicação de uma nova convocatória em setembro de 2024, que no quadro geral em que a Espanha participa abrangerá os temas da Mobilidade Segura e Segura, Mobilidade Inteligente e Interoperável, e também Mobilidade Sustentável e Multimodal.
Comerciais
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal

A BYD Trucks, referência mundial em soluções de mobilidade elétrica e pioneira em veículos industriais sustentáveis, anunciou o início oficial das suas operações em Espanha.
Este passo estratégico faz parte do plano de expansão global da marca, que procura liderar a transformação do transporte profissional para um modelo mais eficiente, conectado e livre de emissões.
Após consolidar-se com sucesso noutros mercados europeus, a empresa chega com uma gama completa de veículos comerciais elétricos de última geração, concebidos especificamente para satisfazer as exigências do ambiente urbano e logístico europeu.

Segundo explica Íñigo Gil de Gómez, Diretor de Vendas para a Península Ibérica: «Sabemos muito bem o que implica promover a mobilidade sustentável. Há anos que nos preparamos para entrar em Espanha e estamos determinados a oferecer aos nossos clientes as melhores ferramentas para a sua transição energética».
A marca destaca que cada modelo foi concebido para reduzir a pegada ambiental, otimizar as operações logísticas e adaptar-se às necessidades atuais do transporte profissional.
Após o sucesso de vários testes na Europa, vários clientes espanhóis preparam-se para testar os veículos da BYD.

As demonstrações incluem: Uma unidade do BYD EVALI eVan; Um trator elétrico para terminais BYD EYT 2.0; Dois camiões BYD ETM6 7.5T, com carroçaria frigorífica e furgão seco
Estes modelos foram desenvolvidos tendo em mente a realidade operacional europeia, combinando autonomia, desempenho e eficiência energética.
Gama elétrica da BYD Trucks disponível em Espanha:
A oferta inicial de camiões e furgões elétricos BYD é composta por quatro soluções 100% zero emissões:
BYD EVALI 4.25T eVan
Furgão de grande capacidade, disponível em versões de carga e cabina dupla.
Volume útil: 17,9 m³
Carga útil: até 1.450 kg
Carregamento rápido: 80% em 30 minutos (188 kW)
✅ Ideal para frotas urbanas com alta rotação
BYD ETM6 7.5T eTruck
Caminhão médio com mais de 1,4 milhões de km operacionais na Europa.
Autonomia: 200 km
Carregamento rápido: 20–100% em 1 hora
Carregamento CA também disponível
✅ Focado na otimização do TCO e uso urbano intensivo
BYD ETH8 18T eTruck
Veículo para transporte urbano de alta tonelagem.
Carga líquida: até 9.950 kg
Autonomia: 250 km
Carregamento de 20% a 100% em 2 horas
✅ Perfeito para logística urbana e recolha de resíduos
BYD EYT 2.0 Trator de terminal
Desenvolvido para operações de alto desempenho e reboque.
Até 85 toneladas GCWR
Duas baterias: 150 e 216,7 kWh
Motores de 130 e 260 kW
Até 16 horas de operação
✅ Solução robusta e silenciosa para portos e centros logísticos
Tecnologia BYD: eficiência, segurança e manutenção otimizada
Todos os modelos BYD estão equipados com baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), reconhecidas pela sua alta densidade energética, durabilidade e segurança. Passaram por testes extremos, como o teste de perfuração com prego, um dos mais exigentes do setor.
Além disso, incorporam:
Arquitetura E-axle (eixo motor elétrico)
Controlador 5 em 1 que integra a gestão do motor, distribuição de potência, DC-DC, direção e compressor
Desde a sua fundação em 1995, a BYD consolidou-se como uma empresa de alta tecnologia com mais de 120.000 engenheiros e a maior equipa de I&D do mundo. O seu objetivo: melhorar a qualidade de vida através da inovação e do transporte sustentável.
situs toto bento4d bento4d bento4dComerciais
Amsterdão encomenda 40 DAF totalmente elétricos

A cidade de Amsterdão está a adquirir 40 camiões elétricos DAF XD para recolha de lixo. Os camiões DAF XD Electric 6×2 FAN serão entregues em 2026 com uma variedade de tipos de carroçaria, cada um projetado para uma aplicação específica.
A encomenda de camiões DAF totalmente elétricos faz parte da ambição de Amsterdão de reduzir ao mínimo as emissões de CO2 e outras. Os veículos serão fornecidos através do concessionário DAF Truckland e VDL-Translift, que cuidará de parte da carroçaria.
Um fator importante na decisão da cidade de Amsterdão de escolher o DAF XD Electric foi sua compatibilidade com a carroçaria. De fábrica, os conjuntos de baterias podem ser montados em várias posições no chassi, de modo que os construtores de superstruturas não precisam realocar componentes elétricos, e há amplo espaço para equipamentos de montagem, como pernas estabilizadoras.
Amsterdão também levou em conta a estratégia da DAF de usar a química da bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP). As baterias LFP são livres de cobalto e níquel com uma longa vida útil prevista, tornando-as ideais para utilização em camiões. Podem ser carregados até 100% repetidamente com impacto mínimo no desempenho ou confiabilidade. São também muito estáveis termicamente, garantindo a sua segurança em aplicações como estas.
Os 40 veículos DAF XD Electric para a cidade de Amesterdão serão equipados com diferentes tipos de carroçaria. Estes incluem 13 carregadores traseiros, 10 guindastes e 17 carregadores frontais para recolha de contentores. Com esta nova frota, o município poderá recolher quase todo o tipo de resíduos domésticos isentos de emissões.
Todos os veículos serão equipados com 3 (de um máximo de 5) baterias LFP de 105 kWh cada. Estas fornecem energia ao motor elétrico de 170 kW ou 220 kW do XD Electric. Para alimentar equipamentos, incluindo a carroçaria e as gruas de carga, os veículos serão equipados com uma ePTO de 90 kW.
situs slot situs slot slot gacor link slot bento4d bento4d bento4d situs toto bento4d bento4d bento4d-
Notícias2 semanas ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Comerciais2 semanas ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira fora dos pontos na Áustria
-
Curiosidades2 semanas ago
O arquivo histórico da Lamborghini
-
Notícias1 semana ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros
-
Manutenção Motos1 semana ago
Condução defensiva com a sua moto
-
Comerciais1 semana ago
Nissan eletrifica inaugura estação de carregamento para camiões