Comerciais
Krug Expedition Rhino XL é um verdadeiro rinoceronte sobre rodas

Gostaria de viver umas férias únicas numa autocaravana? Agora que vem aí o verão não seria má ideia. Então a Krug Expedition, situada em Schladming (Áustria), pode ter exatamente aquilo que procura. E, mais especificamente, uma autocaravana: a Project Rhino XL.

A Krug Expedition já tinha lançado o Rhino normal em 2022, baseado no Mercedes-Benz Atego, mas agora acrescenta mais um “tamanho”. Estamos a falar da versão XL, muito simplesmente. O novo Project Rhino XL 2024 é também baseado no Atego e oferece uma solução chave-na-mão com três variantes de disposição interior diferentes, incluindo duas variantes familiares e uma para uso profissional.

O Rhino XL está disponível em três configurações, o XL 175, o XL 200 e o XL Business. Cada veículo é meticulosamente concebido e fabricado internamente para garantir um processo de produção de alta qualidade até à sua conclusão.
A Krug Expedition fabrica cada módulo utilizando painéis de chapa metálica em sanduíche reforçados que proporcionam um excelente isolamento e possuem características de desempenho especificamente concebidas para evitar a condensação interior e requerer menos energia em ambientes extremamente frios ou quentes.

Numa alusão à robusta armadura do Rhino do mundo animal, a empresa também constrói as paredes e os painéis do teto de cada módulo XL com um laminado GRP “incrivelmente resistente e durável” que se diz ser excecionalmente resistente a danos.

O equipamento todo-o-terreno do Project Rhino XL 2024 inclui tração permanente às quatro rodas com três bloqueios de diferencial. O controlo anti-bloqueio dos travões ABS selecionável e um sistema opcional semi-automático de pressão dos pneus ajudam os viajantes a enfrentar terrenos difíceis imprevistos nas suas aventuras em estrada ou fora dela.

A barra de tejadilho é um complemento opcional para o Rhino XL e é montada no tejadilho da cabina, juntamente com uma barra de luz LED auxiliar para utilização em condições de baixa visibilidade.
Cada veículo está equipado com quatro pneus 365/80 R20 adequados a todos os tipos de terreno, tanto fora como dentro de estrada. O novo Project Rhino XL também dispõe de um espaço de arrumação impressionante, com cacifos robustos e uma grande área de garagem na traseira.
Os dois modelos maiores do Project Rhino XL incluem uma cama de casal fixa e dois beliches para espaço adicional para dormir. A cozinha do Project Rhino XL tem uma bancada prática, um lava-loiça em aço inoxidável, uma placa de indução Miele com duas zonas de cozedura e um conjunto opcional de louça e talheres.
Um frigorífico/congelador Vitrifrigo Slim 150 assegura que todos os alimentos perecíveis são bem armazenados para cada expedição.

Também está disponível como opção uma mesa de jantar deslizante, que pode ser facilmente convertida numa área de dormir adicional, se necessário. A bordo existe um pavimento em vinil impermeável e fácil de limpar. O depósito principal de água doce do Project Rhino XL tem uma capacidade de 545 litros para garantir a utilização de água limpa mesmo nas viagens mais longas.
A série mais pequena do Project Rhino começa nos 390.000 dólares, ou seja, 359.000 euros. Uma parte fixa das receitas de cada Rhino Line vendido reverte a favor da organização sul-africana de conservação da vida selvagem Nkombe Rhino.

Comerciais
IVECO fornece dois camiões S-eWay Fuel-Cell à BMW

A IVECO entregou hoje dois camiões pesados IVECO S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul.
Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos.
Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.

A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.
A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.

A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.
Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.
Comerciais
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

-
Notícias1 semana ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
Citroën Type Ami, um tributo ao passado
-
Notícias1 semana ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre
-
Notícias2 semanas ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Notícias1 semana ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape
-
Comerciais3 dias ago
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico
-
Manutenção7 dias ago
Como manter os faróis cristalinos