“Camião Bala” da Kenworth é a hidrogénio e está pronto – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

“Camião Bala” da Kenworth é a hidrogénio e está pronto

Published

on

A Kenworth apresentou o seu SuperTruck 2. É o mais recente de uma série de semi-reboques ecológicos criados no âmbito de um programa do Departamento de Energia.



Mais parecido com um comboio-bala do que com um semi-reboque, o Kenworth SuperTruck 2 “ultrapassa os limites da redução da resistência aerodinâmica”. Como parte deste esforço, o modelo tem um estilo aerodinâmico e rodas totalmente fechadas. Também tem espelhos laterais digitais que não só reduzem o arrasto, como também ajudam a melhorar a visibilidade.
O modelo também possui uma suspensão variável, que pode ajustar a altura de condução para otimizar o espaço livre ou a aerodinâmica.

O estilo futurista continua no interior, com um banco do condutor central e um painel de instrumentos digital de 15 polegadas. Este último promete fornecer notificações avançadas ao condutor, um layout configurável e menus de fácil utilização.
Atrás do cockpit encontra-se uma área de dormir com uma cama que se dobra sobre um sofá. A estes juntam-se uma mesa móvel e saídas de ar traseiras.
A potência é fornecida por um motor PACCAR MX-11, que produz 446 CV e inclui um sistema híbrido moderado de 48V que utiliza baterias de iões de lítio de última geração. Este último permitiu que o camião fosse equipado com ventiladores elétricos e direção elétrica, bem como bombas elétricas para o líquido de arrefecimento e o ar condicionado. Todos estes elementos eram anteriormente acionados mecanicamente.

Para além de ajudar a melhorar a eficiência, o sistema híbrido permite o “alojamento” durante a noite com o motor desligado. Isto poderia ajudar a reduzir significativamente as emissões, uma vez que os condutores de camiões não precisariam de manter os seus veículos em funcionamento enquanto dormem. Para além de um motor mais eficiente, o SuperTruck 2 e o seu reboque são surpreendentemente leves. Como a Kenworth explicou, o trator e o reboque pesam, em conjunto, 11.839 kg, o que representa menos 3.221 kg do que uma configuração típica.
Para ajudar a reduzir a massa, foram equipados dez pneus conceptuais que reduzem 161 kg de peso e têm uma resistência ao rolamento extremamente baixa. O motor mais eficiente também permitiu a utilização de um depósito de combustível mais pequeno, de 303 litros, que poupa peso e mantém a autonomia inalterada.

A Kenworth tinha como objetivo uma melhoria de 100% na eficiência do transporte de mercadorias em relação ao T660 de 2009, que era “indiscutivelmente o camião mais eficiente em termos de combustível na indústria” na altura, e acabou por ultrapassar esse objetivo ao atingir uma melhoria de 136%. O modelo também apresenta uma melhoria na eficiência de combustível de até 4% e uma redução de 48% no arrasto.
Embora o SuperTruck 2 seja movido a gasóleo, a marca afirmou que foi concebido para acomodar células de combustível, depósitos de hidrogénio, depósitos de gás natural ou baterias sem alterar a cabina básica.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Scania cria empresa de soluções de carregamento elétrico

Published

on

Para ajudar na transição dos clientes para o transporte elétrico, a Scania CV AB anuncia que formou a Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privado e semipúblico. A mudança estratégica verá 40.000 novos pontos de carregamento instalados nas instalações dos clientes e fortalecerá a oferta de mobilidade elétrica do Grupo Scania no futuro ecossistema de transporte.



A nova empresa, Erinion, é fundada pela Scania para fornecer soluções para carregamento de depósito e destino, com o objetivo de acelerar a adoção de camiões elétricos em linha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. As soluções da Erinion permitirão que os clientes façam a transição sem problemas para frotas de emissão zero com tempo de atividade premium. Este será um fator-chave para cumprir a ambição declarada da Scania de que 50% de seu volume de vendas na Europa seja elétrico até 2030.

Ao fornecer custos de energia previsíveis e soluções personalizadas para as operações de cada cliente, o carregamento no depósito e no destino também permite níveis e horários de carregamento otimizados, ao mesmo tempo em que melhora a vida útil da bateria e a eficiência geral do veículo. Além disso, como o carregamento no depósito geralmente ocorre fora do horário de pico, isso significa tarifas de eletricidade mais baixas e controladas, enquanto o carregamento no destino pode acontecer de forma oportunista enquanto o motorista está descansando ou entregando mercadorias.

A pesquisa da Scania, validada por programas-piloto com clientes, revela o potencial de economia significativa de custos com as soluções de carregamento aprimoradas. Os clientes podem esperar reduções nas necessidades de investimento em até 50% e economias operacionais de até 15.000 euros por camião a cada ano.

Inicialmente, a nova empresa estabelecerá sua presença no mercado da Suécia, Noruega, Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. Seguir-se-á um lançamento global no devido tempo. A abordagem independente da marca garante que empresas de todos os tipos, independentemente da marca do veículo, possam beneficiar da infraestrutura de carregamento e dos serviços operacionais da Erinion. Até 2030, projeta-se que 230 mil camiões elétricos estarão a circular pelas estradas europeias. Para suportar esse crescimento, a Erinion planeia instalar um mínimo de 40.000 pontos de recarga nas instalações dos clientes até 2030.

Continuar a ler

Comerciais

Viagem elétrica de 13 mil km do Mercedes eActros 600 já começou

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks iniciou na terça-feira, a partir de Frankfurt am Main, a mais extensa viagem de testes da história da marca. Com o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, a intenção é que dois protótipos quase de série do novo porta-estandarte elétrico eActros 600 da marca alemã percorram cerca de 20 países europeus, completando mais de 13.000 quilómetros cada um com 40 toneladas de peso total.



Os pontos altos da viagem dos camiões de longo curso elétricos a bateria incluirão os locais mais a norte e mais a sul da Europa Continental: O Cabo Norte na Noruega e Tarifa em Espanha.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, assumiu o volante de um dos camiões eléctricos nos primeiros quilómetros. A digressão começou de forma não oficial já antes, nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.
Karin Rådström: “Gostaria de agradecer aos nossos engenheiros que estão a embarcar na viagem com o eActros 600. A tecnologia do veículo para a transformação está pronta. O transporte de longa distância com baterias eléctricas na Europa é possível. Agora, a política e o sector da energia devem trabalhar em conjunto, em colaboração com os OEM, para impulsionar a construção de infra-estruturas públicas de carregamento”.

Com o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks pretende adquirir uma vasta experiência numa grande variedade de percursos em diferentes topografias e zonas climáticas, tendo em conta o consumo de energia. O fabricante pretende depois partilhar estes resultados com os clientes interessados.
A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de tração elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilómetros[2] sem carregamento intermédio. A intenção é carregar as baterias exclusivamente em estações de carregamento públicas.

A viagem passará pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Mónaco, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração