“Camião Bala” da Kenworth é a hidrogénio e está pronto – Motorguia
Connect with us

Comerciais

“Camião Bala” da Kenworth é a hidrogénio e está pronto

Published

on

A Kenworth apresentou o seu SuperTruck 2. É o mais recente de uma série de semi-reboques ecológicos criados no âmbito de um programa do Departamento de Energia.



Mais parecido com um comboio-bala do que com um semi-reboque, o Kenworth SuperTruck 2 “ultrapassa os limites da redução da resistência aerodinâmica”. Como parte deste esforço, o modelo tem um estilo aerodinâmico e rodas totalmente fechadas. Também tem espelhos laterais digitais que não só reduzem o arrasto, como também ajudam a melhorar a visibilidade.
O modelo também possui uma suspensão variável, que pode ajustar a altura de condução para otimizar o espaço livre ou a aerodinâmica.

O estilo futurista continua no interior, com um banco do condutor central e um painel de instrumentos digital de 15 polegadas. Este último promete fornecer notificações avançadas ao condutor, um layout configurável e menus de fácil utilização.
Atrás do cockpit encontra-se uma área de dormir com uma cama que se dobra sobre um sofá. A estes juntam-se uma mesa móvel e saídas de ar traseiras.
A potência é fornecida por um motor PACCAR MX-11, que produz 446 CV e inclui um sistema híbrido moderado de 48V que utiliza baterias de iões de lítio de última geração. Este último permitiu que o camião fosse equipado com ventiladores elétricos e direção elétrica, bem como bombas elétricas para o líquido de arrefecimento e o ar condicionado. Todos estes elementos eram anteriormente acionados mecanicamente.

Para além de ajudar a melhorar a eficiência, o sistema híbrido permite o “alojamento” durante a noite com o motor desligado. Isto poderia ajudar a reduzir significativamente as emissões, uma vez que os condutores de camiões não precisariam de manter os seus veículos em funcionamento enquanto dormem. Para além de um motor mais eficiente, o SuperTruck 2 e o seu reboque são surpreendentemente leves. Como a Kenworth explicou, o trator e o reboque pesam, em conjunto, 11.839 kg, o que representa menos 3.221 kg do que uma configuração típica.
Para ajudar a reduzir a massa, foram equipados dez pneus conceptuais que reduzem 161 kg de peso e têm uma resistência ao rolamento extremamente baixa. O motor mais eficiente também permitiu a utilização de um depósito de combustível mais pequeno, de 303 litros, que poupa peso e mantém a autonomia inalterada.

A Kenworth tinha como objetivo uma melhoria de 100% na eficiência do transporte de mercadorias em relação ao T660 de 2009, que era “indiscutivelmente o camião mais eficiente em termos de combustível na indústria” na altura, e acabou por ultrapassar esse objetivo ao atingir uma melhoria de 136%. O modelo também apresenta uma melhoria na eficiência de combustível de até 4% e uma redução de 48% no arrasto.
Embora o SuperTruck 2 seja movido a gasóleo, a marca afirmou que foi concebido para acomodar células de combustível, depósitos de hidrogénio, depósitos de gás natural ou baterias sem alterar a cabina básica.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026

Published

on

A Stellantis Pro One, a unidade de negócios de veículos comerciais da Stellantis N.V., e a IVECO, a marca do Iveco Group N.V., anunciaram que assinaram acordos separados para fornecer à IVECO dois veículos comerciais ligeiros (VCL) totalmente elétricos para o mercado europeu.





Estes veículos serão baseados nas plataformas de furgões 100% eléctricos Stellantis Pro One de grande e média dimensão: massa máxima admissível (MMA) entre 2,8 e 4,25 t.
A Stellantis Pro One fabricará os furgões nas suas fábricas de Atessa (Itália), Gliwice (Polónia) e Hordain (França), e entregará os veículos comerciais ao Grupo Iveco. O grupo distribuirá então os veículos no mercado europeu (incluindo o Reino Unido) através dos seus canais habituais de vendas e serviços.

Os dois furgões IVECO anunciados terão um peso bruto de 2,8-3,1 toneladas e 3,5-4,25 toneladas, respetivamente. Irão complementar a oferta de veículos eléctricos a bateria da marca para o mercado europeu e alargá-la ao segmento dos veículos comerciais mais leves. Estes veículos comerciais alargam e melhoram a carteira de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

Estes veículos comerciais alargam e melhoram o portfólio de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

As duas empresas planeiam comercializar os novos modelos até meados de 2026 ao abrigo de um acordo de fornecimento de dez anos. Isto representa uma colaboração importante no sector dos veículos comerciais, um compromisso para a transição para a mobilidade sustentável com um horizonte de longo prazo.

“Estamos muito satisfeitos por acrescentar dois furgões elétricos inovadores e versáteis à nossa gama de veículos comerciais ligeiros. Estou confiante de que esta parceria irá beneficiar os nossos clientes europeus, particularmente no que diz respeito às suas atividades logísticas de última milha”, afirma Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.
Jean Philippe Imparato, Diretor de Operações da Stellantis para a Europa Alargada, afirmou estar orgulhoso por trabalhar com uma empresa italiana.

Continue Reading

Comerciais

Volvo lança novo VNR focado na eficiência e no futuro

Published

on

A Volvo apresentou o novo VNR, camião voltado para o transporte regional que chega com um novo design que traz melhorias significativas em aerodinâmica, eficiência de combustível e segurança.



Equipado com tecnologia Eco-roll, motor D13 VGT atualizado e novos recursos para proteção dos motoristas, o modelo reduz as emissões de CO2 em até 7,5% e já está preparado para futuras soluções de propulsão, como eletrificação e combustíveis renováveis.

Após o lançamento do Volvo VNL no início de 2024, o novo Volvo VNR é o segundo modelo do construtor sueco baseado em sua plataforma global totalmente reformulada. Com 90% de componentes melhorados, o veículo apresenta um novo design aerodinâmico e inovações tecnológicas para tornar o transporte regional e urbano mais eficiente e seguro.

A Volvo investiu na versatilidade do modelo, permitindo que o VNR seja configurado em versões 4×2, 6×2 e 6×4, adaptando-se a diferentes necessidades operacionais. Com opções que vão desde o compacto VNR 300, ideal para entregas urbanas, até ao VNR 660, pensado para viagens regionais e até de longa distância, o modelo destaca-se pela flexibilidade.

Na questão eficiência, o motor Volvo D13 VGT atualizado e o sistema Eco-roll – que desacopla a transmissão em descidas para otimizar o consumo de energia – foram fundamentais para alcançar a redução de até 7,5% no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

A segurança também foi prioridade no desenvolvimento do novo modelo. Vem equipado com o Volvo Active Driver Assist, que inclui aviso de colisão frontal, travagem automática de emergência e alerta de saída de faixa de rodagem. Além disso, passa a contar com airbags de cortina laterais integrados, oferecendo proteção extra para motorista e passageiro.Outro destaque é o Sistema de Monitorização por Câmara, que substitui os tradicionais espelhos retrovisores por câmaras compactas e aerodinâmicas, proporcionando maior visibilidade e segurança em ambientes urbanos.

O novo VNR será produzido na fábrica da Volvo Trucks em New River Valley, Virgínia (EUA), com vendas programadas para os próximos meses. Além disso, o modelo já foi projetado para atender às obrigações futuras do setor, podendo receber motorização elétrica, células de combustível ou combustão interna com combustíveis renováveis, como o hidrogénio.
Com essa nova geração de veículos, a Volvo Trucks reafirma seu compromisso com inovação, eficiência energética e segurança, preparando o mercado de transporte regional para um futuro mais sustentável.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]