Comerciais
Fechadura noturna para camiões DAF da Nova Geração
A DAF apresenta a sua exclusiva fechadura noturna DAF para a série de camiões da Nova Geração. O DAF Night Lock pode ser entregue em qualquer novo XF, XG e XG⁺ e está também disponível como solução de retrofit através de todos os concessionários oficiais da DAF.

A nova fechadura DAF Night Lock está perfeitamente integrada no painel da porta dos novos camiões XF, XG e XG⁺, o Camião Internacional do Ano 2022. A fechadura faz uso tanto do corrimão como da robusta estrutura da porta, na qual os reforços necessários já estão instalados de fábrica.
O DAF Night Lock é constituído por um painel de aço na cor do revestimento da cabina e inclui um interruptor basculante. Quando ativado, o painel desliza para baixo para se ligar ao robusto corrimão. Isto bloqueia a porta e impede a entrada de estranhos na cabina. Um indicador vermelho mostra claramente que a Fechadura Noturna DAF foi ativada. Para garantir que o condutor pode sair imediatamente da cabina em caso de emergência, basta carregar no interruptor basculante para desengatar a fechadura.

Testes exaustivos demonstraram que a nova fechadura DAF Night Lock pode resistir a forças de até 150% maiores do que qualquer outro sistema semelhante no mercado. Como resultado, quando equipada com uma Fechadura noturna DAF as portas da Nova Geração XF, XG e XG+ não podem sequer ser abertas com um pé-de-cabra. Um autocolante especial nos puxadores das portas indica a presença de uma DAF Night Lock.
Para a DAF Trucks, a segurança e o bem-estar dos condutores é da maior importância. É por isso que, em 2008, a DAF foi a primeira a introduzir uma fechadura noturna para uma proteção ótima do condutor. A nova Fechadura noturna DAF não só está perfeitamente integrada na porta como também é ainda mais
O novo DAF Night Lock para a Nova Geração DAF já está disponível para encomenda nos concessionários DAF.
Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Comerciais
Scania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
A Scania reforçou o seu compromisso com o transporte sustentável ao avançar com novos testes de tecnologias elétricas e movidas a hidrogénio, no âmbito do programa Pilot Partner.
Embora a eletrificação a bateria continue a ser o pilar da estratégia da marca, a empresa mantém ativa a avaliação de soluções alternativas que possam contribuir para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis.
Durante a feira Transport.CH, em Berna, a fabricante anunciou uma nova fase de colaboração com a Asko Norge AS, referência em logística sustentável e parceira de longa data. As duas empresas estão a testar camiões com célula de combustível a hidrogénio em operações reais, com o objetivo de avaliar a autonomia, o desempenho técnico e a viabilidade comercial.
Para já, estes modelos não estão disponíveis para encomenda, integrando apenas o programa Pilot Partner, destinado a clientes selecionados que testam novas tecnologias antes da sua eventual integração no mercado.
Segundo Tony Sandberg, diretor do programa, “testar em ambientes reais permite perceber o que funciona na prática e acelerar o progresso”. Apesar da introdução destes testes, a estratégia da Scania mantém-se focada na eletrificação direta, colocando o hidrogénio como uma alternativa complementar em estudo.
Os primeiros resultados obtidos com a Asko são encorajadores: os camiões têm alcançado autonomias próximas dos 1.000 quilómetros por abastecimento e emitem apenas vapor de água.
Para Jørn Arvid Endresen, CEO da ASKO Midt, esta parceria é uma oportunidade para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Já Sandberg sublinha que o envolvimento da Asko é “crucial para transformar experiências piloto em conhecimento útil para todo o setor”.
Criado em 2021, o programa Scania Pilot Partner reúne clientes estratégicos para testar tecnologias emergentes, desde veículos elétricos a bateria — prioridade da marca — a motores com extensor de autonomia e sistemas de célula de combustível. O objetivo é recolher informação real sobre o desempenho das soluções e apoiar os operadores na transição para um transporte descarbonizado.
-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
