Notícias
Há mais trânsito agora do que antes da pandemia
De acordo com um estudo da consultora PSE, o trânsito em Lisboa e no Porto aumentou comparativamente aos valores registados no período anterior à pandemia.
Segundo a análise da mobilidade feita por esta consultora, na última quinzena de outubro do corrente ano, o trânsito aumentou qualquer coisa como 19% face ao registado antes da pandemia, utilizando como referência os meses de janeiro e fevereiro de 2020.
Esse valor aumenta para mais 25% de trânsito se falarmos das sextas-feiras. Este estudo considera ainda a percentagem de portugueses que continuam em teletrabalho e segundo a PSE estamos a falar de 17,8% da população ativa de Lisboa e 17,6 do Porto.
É claro que quem está em teletrabalho também faz as suas deslocações diárias, mas uma leitura que pode ser feita destes dados é que a população pode ter passado a optar mais pelo transporte individual para o trabalho ou para as escolas dos filhos, do que o fazia antes, possivelmente por receio dos riscos de utilização dos transportes públicos devido à pandemia do vírus Covid-19.
Independentemente das leituras possíveis um facto é garantido, está mais complicado circular nas vias destas duas cidades do que antes da pandemia e este números apenas vêm confirmar aquilo que se sente em concreto na estrada.
Notícias
Elétricos já vendem mais do que modelos só a gasolina
Pela primeira vez no mercado europeu as vendas de modelos elétricos superaram as de automóveis a gasolina e isso resulta de um somatório de vários fatores que se conjugaram no passado mês de maio.
As vendas de modelos totalmente elétricos em maio representaram 23,3% do mercado europeu, considerando toda a União Europeia, o Reino Unido, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça. Todos estes mercados reunidos ditaram que pela primeira vez os modelos 100% elétricos venderam mais que os modelos só a gasolina que se ficaram por uma quota 21,7% do mercado.
Este resultado deve-se à conjugação de alguns fatores no mesmo espaço temporal, nomeadamente o crescimento das marcas chinesas, uma dinâmica mais forte e positiva de alguns mercados como o alemão, o francês ou o italiano que estão mais propensos a propostas elétricas e ainda a atual crise no Médio Oriente que tem causado o aumento e a instabilidade do preço dos combustíveis nos últimos quatro meses e isso tem reflexo nas escolhas dos consumidores.
Notícias
Xiaomi YU7 GT bate recorde sozinho… sem piloto
O Xiaomi YU7 GT continua a engordar o seu “currículo” com recordes, especialmente em Nürburgring, onde desta vez conseguiu mais um feito ao fazer uma volta completa ao circuito em condução autónoma, sem nenhum ser humano ao volante.
Ao estabelecer o primeiro recorde no “Inferno Verde” para uma volta à pista em modo totalmente autónomo o Xiaomi YU7 GT fez história no afamado circuito alemão e tornou-se no pioneiro ao completar uma volta sem piloto, apenas através da condução autónoma.
Com um tempo de 10m29.483s este Xiaomi YU7 GT “solitário” fez um tempo mais lento do que o recorde conseguido por este modelo chinês quando foi conduzido por um piloto “humano”, mas a ideia foi mesmo fazê-lo pela primeira vez de forma autónoma e aqui fica o registo dessa volta histórica:
-
Notícias2 semanas agoBMW trabalha no som do futuro M3 elétrico
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira regressou e pontuou
-
Motos2 semanas agoLuz verde para o regresso de Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana agoCondução autónoma vai ser testada em Portugal
-
Notícias1 semana agoConcept da BMW pode dar pistas para o novo M3 elétrico
-
Notícias1 semana agoOs preços do novo XPENG P7+
-
Notícias6 dias agoPolícia de LA apreende 72 carros por causa de uma foto
-
Curiosidades1 semana agoChina constrói o maior túnel de autoestrada do mundo
