Motos clássicas regressam à estrada – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

Motos clássicas regressam à estrada

Published

on

A nona edição do passeio de motos clássicas “Rider” está pronto para ir para a estrada trazendo de volta ao asfalto modelos emblemáticos do universo das duas rodas.



Com data marcada para 19, 20 e 21 de Junho, o Rider 2020 é organizado pelo Museu do Caramulo e dadas as condições vividas nos dias que correm com a pandemia do vírus Covid-19, a organização garante que todas as medidas de segurança serão tomadas para minimizar o risco de todos os participantes e colaboradores.

A edição deste ano terá como roteiro a zona da Costa Nova, Beira Baixa e Caramulo e como nos anos anteriores destina-se a motos históricas com mais de 30 anos. Para saber mais informações sobre este evento, que promete desanuviar um pouco das limitações vividas com o novo Coronavírus, poderá consultar a página do evento onde também se poderá inscrever: www.rider-caramulo.com .

 

Motos

A moto elétrica mais rápida do mundo tem 1632 cavalos

Published

on

A Silver Lightning bateu o recorde do mundo de drag race na distância de 400 metros tornando-se na moto elétrica mais rápida do mundo. Em apenas 6,86 segundos este colosso com 1632 cavalos chegou a atingir uma velocidade máxima de 314 km/h.



Foi na pista inglesa Santa Pod Raceway que o piloto Hans-Henrik Thomsen bateu o recorde que até então era de 6,94 segundos sendo que a maior dificuldade encontrada esteve na capacidade dos pneus suportarem tamanha potencia no asfalto.

Desenvolvida pelos dinamarqueses da True Cousins a Silver Lightning consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 0,9 segundos, ou seja, em menos de um segundo e está dotada de duas baterias de 350V, que somadas dão uma capacidade de 1200 kW, sensivelmente 1632 cv de potência.

Estes resultados conseguidos ainda não estão ao nível das motos com soluções de combustão que competem nas provas de drag race e onde o recorde está, por agora, nos 5,5 segundos e ode a velocidade máxima atingida é de 424 km/h.

Aqui lhe deixamos o vídeo deste recorde mundial para motos elétricas:

Continuar a ler

Motos

A nova trail da Harley-Davidson já está por Portugal

Published

on

A Pan America é a primeira trail na história da Harley-Davidson e o seu protótipo pode ser visto em exposição até ao final do dia de hoje no concessionário da marca norte-americana localizado no Areeiro, em Lisboa.



Esta nova aposta da marca de Milwaukee já começou a ser produzida, mas as primeiras unidades só começarão a ser distribuídas mais para o final deste ano de 2020. para já os interessados têm esta oportunidade única de ver ao vivo e a cores o protótipo da Pan America no concessionário lisboeta.

Por causa das regras de segurança impostas pela pandemia do vírus Covid-19 a visita deverá ser feita através de marcação neste site específico aqui.

Continuar a ler

Manutenção Motos

Como manter a bateria da moto em bom estado

Published

on

As baterias das motos são um elemento determinante para manter em boas condições pois delas depende se temos moto para arrancar ou não, seja para ir trabalhar ou para viajar. Sendo menores que as dos automóveis, as baterias de moto carregam menos e ao mesmo tempo têm uma menor capacidade de carga. Por isso merecem uma maior atenção.

Se a sua moto está muito tempo parada, se está equipada com um sistema de alarme ou se se aproxima o inverno, estação do ano particularmente penalizadora para as baterias, então fique atento a estes conselhos para que possa manter a bateria da sua moto em condições:

1 – Verifique regularmente o estado da bateria
Ganhe o hábito de ver o estado da bateria tal como vê a pressão dos pneus ou o nível do óleo. Não tem de ser com tanta frequência, mas pelo menos de seis em seis meses veja como se encontra a bateria.

2 – Garanta o bom estado dos terminais
Uns terminais, ou mais vulgarmente chamados bornes da bateria, em mau estado e oxidados além de dificultarem a passagem de corrente elétrica podem também dar origem a fugas de corrente. Por isso deve garantir que estes estão limpos e que permitem um bom contacto com as ligações da moto. Limpe-os bem com um dos vários produto em spray que se encontram no mercado e que além de limparem e retirarem a oxidação também facilitam a passagem de corrente elétrica.

3 – Mantenha o descanso isolado
Sempre que tenha a moto estacionada assegure-se que o descanso repousa sobre uma madeira ou uma borracha. Assim evita que o descanso sendo em metal e estando em contacto direto com o chão permita que hajam descargas de energia.

4 – Evite longos períodos de paragem
Tente evitar que a moto fique parada muito tempo sem andar. O ideal seria que pelo menos a moto andasse cinco quilómetros por dia, pois é o suficiente para evitar que a bateria descarregue. Se necessitar de parar a moto por um período longo superior a três semanas, então desligue os terminais da bateria, o que prolongará a sua carga por mais tempo. Não se esqueça de desligar primeiro o negativo e depois o positivo.

5 – Tenha cuidado com os acessórios
Se equipar a sua moto com muitos acessórios elétricos adicionais tenha especial atenção com a capacidade da mesma. Elementos como iluminação extra, alarmes, sistemas de navegação podem sobrecarregar a bateria. Portanto tenha o cuidado de analisar bem o aumento de consumo de energia e equipe a moto com uma bateria com capacidade par dar resposta a esses equipamentos.

6 – Carregadores inteligentes
Se prevê uma longa paragem da sua moto, em especial durante o inverno, o ideal é pensar em adquirir uma carregador de manutenção inteligente.
Existem vários modelos e marcas de carregadores que podem ser utilizados em baterias de ácido, lítio ou gel. Estes carregadores possuem diversas funções e deve observar isso no momento de adquirir este equipamento. Podem apenas carregar a bateria, podem também regenerar e recuperar e fazer manutenção de carga. No caso dos carregadores de manutenção de carga, estes estão ligados à bateria em permanência (através de uma ficha própria e fácil de ligar e desligar) e monitorizam a carga e repõem sempre que esta baixa de uma determinada voltagem, evitando a quebra de carga da bateria.
Veja um carregador deste tipo como um investimento que lhe evitará comprar baterias novas sempre que imobiliza a sua moto por períodos mais prolongados.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração