Notícias
Land Rover ganha batalha contra cópias chinesas
A primeira batalha está ganha. A Land Rover não terá cópias chinesas do Evoque. Um tribunal chinês ordenou à Jiangling que suspenda a produção do Landwind X7, a mais descarada imitação chinesa do Evoque.
Desde 2014 que a Jiangling copiava abusivamente o modelo Evoque da Land Rover e com isso faturava milhões vendendo o Landwind X7 por valores inferiores a 15.000 euros. O Motorguia chegou a noticiar esta prática do “imitador” chinês.
Depois de três anos nos tribunais, a Land Rover conseguiu que a Jiangling tivesse de pagar uma indemnização cujo valor não foi revelado. O tribunal do distrito de Chaoyang (Pequim) considerou que a marca chinesa copiou cinco elementos de desenho que são únicos no Evoque. As vendas e produção foram paradas de imediato por ordem do tribunal.
Esta decisão é um caso raro porque outros construtores levaram outras cópias de modelos a tribunais chineses nunca tiveram sucesso. A China tem leis de proteção da propriedade intelectual mas não as aplica para não perder competitividade face a países mais desenvolvidos.
Notícias
Novo Golf GTI Edition 50 já tem preço
Para assinalar e comemorar os 50 anos do Golf GTI, que ainda hoje faz os olhos de muitos brilhar, a Volkswagen lançou uma edição especial denominada Golf GTI Edition 50 com 325 cv de potência.
Quando foi lançado em 1976, o Volkswagen Golf GTI cativou muitos com os seus 110 cv de potência e rapidamente se tornou um ícone e uma referência nos pequenos desportivos. Agora, assinalando os 50 anos do GTI, a marca alemão lança o Golf GTI Edition 50. Com o motor 2.0 TFSI a debitar 325 cv de potência e 420 Nm de binário este é o GTI mais potente de todas as gerações do Golf já comercializadas. A velocidade máxima é de 270 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,3 segundos. Em termos dinâmicos este GTI Edition 50 conta com uma suspensão rebaixada em 20 milímetros comparativamente com o GTI “normal”. Além disso, a direção e o diferencial dianteiro também foram alvo de afinações específicas.
Esteticamente este Golf GTI distingue-se dos demais pelas inscrições “GTI 50″ nos espelhos retrovisores e na asa traseira, ao passo que no interior essas inscrições encontram-se na soleira das portas e no próprio volante por exemplo. Está disponível um pack opcional denominado GTI Performance que acrescenta uma jantes forjadas de 19”, uma linha de escape em titânio Akrapovic, pneus semi-slicks Bridgestone Potenza Race e uma suspensão afinada para uma maior firmeza.
O Golf GTI Edition 50 deverá chegar ao nosso mercado no primeiro trimestre de 2026 e o seu preço começará nos 64.434 euros.



Notícias
Vendas automóveis cresceram 6,8%
O mercado automóvel no nosso país cresceu 6,8% neste ano de 2025 comparativamente com o ano anterior.
De acordo com os dados da ACAP, Associação Automóvel de Portugal, entre o mês de janeiro e outubro deste ano foram matriculados 187.701 veículos ligeiros de passageiros, 25.650 ligeiros de mercadorias e 6.247 veículos pesados, o que faz um total de 219.598 veículos. Este número representa mais 6,8% de modelos vendidos do que no mesmo período de tempo no ano anterior.
De referir que 68,4% dos veículos ligeiros vendidos são elétricos (22%), híbridos, ou híbridos Plug-In, o que assinala a crescente preponderância deste tipo de modelos nas escolhas do mercado.
bandar togel bandar togel situs togel situs toto bento4d situs toto bento4d link gacor situs gacor situs toto bento4d-
Notícias6 dias agoRadares em novembro
-
Comerciais2 semanas agoVolvo FH Aero promete reduções de consumo em torno dos 7%
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira fora dos pontos na Malásia
-
Notícias2 semanas agoOperação “Viajar Sem Pressa” regista mais de 23.000 infrações
-
Comerciais1 semana agoKia PV5 estabelece recorde de autonomia
-
Notícias1 semana agoÉ oficial, a Lancia vai voltar ao WRC já em 2026
-
Notícias2 semanas ago2831 km feitos só com um depósito de gasóleo
-
Notícias1 semana agoToyota vai lançar um Land Cruiser mais acessível

