Notícias
Land Rover ganha batalha contra cópias chinesas
A primeira batalha está ganha. A Land Rover não terá cópias chinesas do Evoque. Um tribunal chinês ordenou à Jiangling que suspenda a produção do Landwind X7, a mais descarada imitação chinesa do Evoque.
Desde 2014 que a Jiangling copiava abusivamente o modelo Evoque da Land Rover e com isso faturava milhões vendendo o Landwind X7 por valores inferiores a 15.000 euros. O Motorguia chegou a noticiar esta prática do “imitador” chinês.
Depois de três anos nos tribunais, a Land Rover conseguiu que a Jiangling tivesse de pagar uma indemnização cujo valor não foi revelado. O tribunal do distrito de Chaoyang (Pequim) considerou que a marca chinesa copiou cinco elementos de desenho que são únicos no Evoque. As vendas e produção foram paradas de imediato por ordem do tribunal.
Esta decisão é um caso raro porque outros construtores levaram outras cópias de modelos a tribunais chineses nunca tiveram sucesso. A China tem leis de proteção da propriedade intelectual mas não as aplica para não perder competitividade face a países mais desenvolvidos.
Notícias
GNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
A Guarda Nacional Republicana já tem na estrada a Operação Roadpol 2025 que irá fiscalizar algumas estradas nacionais tendo um especial foco no consumo de álcool e drogas por parte dos condutores.
Esta operação irá durar até ao próximo domingo, dia 21 de dezembro, e está a ser implementada nalgumas das vias com mais sinistralidade do nosso país de forma a fiscalizar e sensibilizar os condutores para os perigos da condução sob o efeito de estupefacientes ou de álcool. Com esta ação a GNR pretende contribuir para a redução da sinistralidade nas estradas nacionais.
Notícias
Mudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
O Governo decidiu em Conselho de Ministros que as alterações à forma como é pago o IUC só terão lugar em 2027 e em vez de ser no mês de fevereiro passa a ser no mês de abril.
A forma como o Imposto Único de Circulação irá ser pago vai mudar. Primeiro o Governo avançou que a partir de 2026 o IUC iria ser pago só no mês de fevereiro de cada ano, independentemente da matrícula do veículo. Mas a proposta de lei que irá ser sujeita a aprovação no parlamento não ficou assim. Em Conselho de Ministros ficou definido que a proposta de alteração da forma de pagamento do IUC só entrará em vigor em 2027 e a janela para se fazer o pagamento será o mês de abril e não o de fevereiro como foi inicialmente pensado. Para aqueles que tenham um IUC com um valor entre 100 e 500 euros, este poderá ser pago em duas parcelas, uma em abril e a outra em outubro. Se o valor for superior a 500 euros, então o IUC poderá ser pago em três parcelas, uma em Abril, outra em julho e a última em outubro. Segundo o Governo esta alteração não implica nenhum aumento do valor do imposto.
-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
