A importância das Velas – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção

A importância das Velas

Published

on

Na temática automóvel, existem dois tipos de velas: as de ignição, utilizadas pelos motores a gasolina, e as de incandescência utilizadas nos motores a gasóleo. No primeiro caso, a sua durabilidade fica-se entre os 20.000 e os 60.000 quilómetros. Os primeiros sinais de fadiga são provenientes da dificuldade de arranque, do ralenti instável ou ainda do aumento do consumo de combustível.
As causas deste desgaste têm a ver com a acumulação de resíduos da combustão entre os eléctrodos ou ainda com a mistura ar/gasolina pouco inflamada. Os frequentes arranques a frio e a constante circulação em pára-arranca aceleram o desgaste. No segundo caso, a durabilidade é superior: entre 70 e 120.000 quilómetros nos Diesel mais antigos e até 200.000 quilómetros nos Diesel modernos. O desgaste dos eletrodos é a principal causa desta situação, que pode ser acelerada pela circulação em pára-arranca.

Como tal, tenha atenção ao plano de manutenção preconizada para o seu automóvel, de modo a que a substituição das velas seja sempre efetuada nos momentos corretos. Pode fazê-lo em casa, mas necessitará de uma chave de velas.


 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Como eliminar a humidade do interior do seu carro

Published

on

Após o Inverno é normal que o habitáculo do seu carro apresente alguma humidade. Vidros a embaciarem facilmente, bancos molhados ou até o surgimento de algum bolor são o sinal que o seu veículo tem mais humidade do que seria desejável.



Entrar no carro com o guarda-chuva a pingar, o calçado molhado nos tapetes ou a própria roupa cheia de água a “ensopar” os bancos são situações normalíssimas de acontecer em tempo chuvoso e ajudam a aumentar os índices de humidade no interior do carro. Mas não são só essas as razões que levam ao aparecimento da humidade. O comprometimento da estanquicidade do automóvel seja pelo envelhecimento das borrachas ou por algum orifício na carroçaria causado por ferrugem, também podem ser a causa do problema.

Verificar infiltrações

O primeiro passo é tentar detetar se há infiltrações no automóvel, seja pela borracha ou na própria carroçaria. Neste último caso é possível que haja uma mancha de humidade junto ao possível orifício, por isso retire tapetes e alcatifas e analise atentamente todo o chão do habitáculo, sem esquecer de prestar igual atenção à bagageira. Se o problema estiver nas borrachas, pode conseguir perceber onde está o problema se for a uma lavagem automática e ver bem pelo interior como se comportam as borrachas.

Secar o carro

No caso da humidade “normal” causada pelas estações mais chuvosas, altura em que naturalmente transportamos água para o interior do automóvel, então nada melhor do que aproveitar um bom dia de sol. Abrir o carro todo, retirar tapetes e alcatifas e deixar que o carro a secar durante algumas horas. Utilizar um aspirador de líquidos também pode ajudar se os índices de humidade forem mais “problemáticos”.

Remover o bolor

Nas situações mais complicadas pode dar-se o surgimento de bolor, mas tudo se resolve. Veja bem o tecido dos estofos e os próprios cintos de segurança e escovando e utilizando um aspirador conseguirá remover o bolor (com mais ou menos trabalho em função do estado a que chegou o habitáculo). A melhor forma de garantir que o bolor não volta a aparecer é garantir uma limpeza regular do interior do seu carro, especialmente nas alturas do ano mais húmidas.

Continuar a ler

Manutenção

5 dicas para preparar o carro para a Primavera

Published

on

Com a chegada da Primavera, chegam também as alergias e os primeiros com bom tempo, por isso deve preparar o seu veículo para que este esteja à altura de ser o seu companheiro de viagem que lhe garante todo o conforto e segurança.



Um conjunto de passos simples podem garantir tudo está nas melhores condições:

1 – Pneus

Para começar verifique o estado dos seus pneus. Veja o nível de desgaste, o estado das válvulas e confirme que estão com a pressão correta. Não se esqueça que são a única ligação do carro ao asfalto e são determinantes para a segurança. Além disso com a pressão correta garante que os pneus têm o melhor rendimento e consequentemente acaba por poupar combustível.

2 – Verifique a bateria

O Outono e o Inverno são sempre períodos mais exigentes para as baterias devido ao frio e como tal convém ver se a sua bateria está nas melhores condições para garantir que não fica apeado e que tudo funciona como é suposto.

3 – Níveis dos fluídos

Veja se todos os líquidos essenciais ao funcionamento do seu automóvel estão nos níveis corretos e indicados. Verifique o nível do óleo do motor, do líquido de refrigeração, do óleo dos travões, do AdBlue (se for esse o caso) e do líquido dos limpa para-brisas. Reponha caso haja algum destes que esteja abaixo do ideal.

4 – Filtro do habitáculo

Veja o estado do filtro do habitáculo e se for necessário troque por um novo. É este filtro que assegura que muitas partículas não entram no habitáculo e por isso garantindo uma melhor qualidade do ar é provável que sofra menos com eventuais alergias. O próprio sistema do ar condicionado deve ser limpo uma vez por ano recorrendo para isso a oficinas especializadas que fazem a higienização das condutas e de todo o sistema.

5 – Limpeza geral

Por fim, uma boa limpeza por fora e por dentro do seu carro ajudará a melhorar a sua visibilidade na estrada (aumentando a sua segurança) e o bem estar a bordo já que, ao remover poeiras e sujidade dos plásticos e dos estofos, irá melhorar a qualidade do ar no seu automóvel e também o aspeto do habitáculo o que ajudará a que “aquele” passeio soalheiro saiba ainda melhor.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração