Manutenção
Descubra se a embraiagem tem problemas
Published
3 anos anteson
By
Pedro GriloA embraiagem é um componente de desgaste que, tal como as pastilhas e travão ou os amortecedores, tem de ser substituído, mais tarde ou mais cedo, por ter atingido o limite da sua longevidade. Assim, é conveniente que se aperceba dos sintomas que indicam que a embraiagem já não está nas melhores condições.
Para ajudar a diagnosticar o estado da embraiagem do seu veículo aqui lhe deixamos alguns indicadores:
Atenção ao pedal da embraiagem
A forma como o pedal da embraiagem atua na sua função de embraiar e desembraiar é um dos indicadores do desgaste da embraiagem. Se quando pressiona o pedal da embraiagem sente que este exige cada vez menos pressão para acionar a embraiagem, então isso pode ser um sinal que esta está a dar as últimas.
O motor acelera mais do que esperado
Se sempre que engata uma mudança o motor sobe de rotação logo antes da mudança ser engrenada, isso pode acontecer porque o volante do motor não está a acoplar corretamente com a embraiagem que pode estar gasta.
Rotações inconstantes
Se por exemplo ao subir uma rua inclinada o motor tem um trabalhar inconstante e as rotações não estão estáveis isso pode significar que o disco da embraiagem não está a ter a tração necessária para se manter acoplado ao volante do motor, fazendo com que patine de forma intermitente.
Cheiro a queimado
Quando os elementos da embraiagem começam a aquecer porque estão a patinar começa a surgir um cheiro a queimado (o que no passado se costumava dizer que “cheira a ferodo”) e isso é mais um sintoma grave que a embraiagem já está a encomendar a alma ao criador.
A embraiagem patina na aceleração
Se fizer uma aceleração um pouco mais vigorosa e sentir que o motor sobe a rotação, mas isso não se reflete de forma gradual no aumento de velocidade, isso também indica que a embraiagem está desgastada e patina ao tentar acoplar ao volante do motor porque já não tem aderência.
Além destes indicadores mais evidentes esteja atento sempre que a suavidade das passagens de caixa deixar de ser a mesma e não se esqueça que sempre que trocar o disco da embraiagem o mais provável é ter de trocar o volante do motor também. Este certamente também estará desgastado e falamos de duas peças de contacto e fricção, ou seja, se o volante do motor estiver desgastado ele irá causar rapidamente um desgaste irregular ao novo disco de embraiagem danificando-o mais rapidamente. Além disso, o mais provável é que as duas peças não “casem” bem, originando problemas de suavidade nas mudanças de caixa. Desta forma é sempre conveniente substituir o kit completo, disco de embraiagem e volante do motor, assegurando assim o correto contacto entre estas duas importantes peças. Claro que o preço não é o mesmo, mas tem a garantia que o custo se fica por aqui e que pouco tempo mais tarde não tem de regressar e ter mais faturas para pagar relacionadas com a embraiagem.
Também pode gostar
Comerciais
Scania com campanha para manutenção segura dos pneus
Published
2 semanas anteson
06/11/2024Até 15 de dezembro, a Scania oferece condições especiais na sua rede de oficinas com vista a melhorar a segurança e a eficiência dos pneus dos camiões e autocarros.
Os pneus são o elemento de contacto entre o veículo e a estrada. São responsáveis por absorver as irregularidades da estrada, assegurar a tração e reagir aos movimentos constantes dos sistemas de suspensão e direção do veículo. Esta superfície constitui o nosso único contacto com a estrada, desempenhando assim um papel decisivo na segurança, no consumo de combustível e no conforto da condução.
A eficiência dos pneus depende das suas condições de manutenção, basicamente do controlo de rotina da pressão dos pneus e da profundidade do pavimento. A baixa pressão aumenta o consumo de combustível, havendo maior risco de rebentamento. Contrariamente, uma pressão demasiado elevada aumenta o risco de cortes nos pneus, tornando a condução menos confortável. Em ambos os casos, resulta no desgaste acelerado dos pneus e no aumento da distância de travagem. Mesmo quando não observamos irregularidades ou desgaste, pode ocorrer o fenómeno de cristalização da borracha, significando que há perda de elasticidade e de capacidade de funcionar eficazmente.
A Scania volta a centrar esta nova campanha de serviços na segurança dos condutores, incentivando a utilização e a manutenção corretas dos pneus. A campanha estará disponível até ao próximo dia 15 de dezembro, oferecendo aos seus clientes condições muito vantajosas, como a poupança das duas primeiras mensalidades nas oficinas com serviço de pneus e aderentes à campanha (consulte o seu ponto de serviço).
A campanha faz parte do novo plano de Serviços “Uma questão de confiança, escolha as oficinas Scania”, que destaca os valores da sua rede, tais como a sua ampla cobertura de serviços em Espanha e Portugal, mão-de-obra qualificada e profissional, peças sobressalentes oficiais e assistência rápida e eficiente na estrada. Esta campanha é válida para os camiões e autocarros Scania.
Comerciais
Novos pneus Conti Hybrid HS5 e Conti Hybrid HD5 para pesados
Published
2 anos anteson
09/11/2022A Continental lançou a 5.ª geração do Conti Hybrid, uma nova gama de pneus para veículos pesados que surge para dar resposta aos desafios atuais do transporte de mercadorias, seja ele realizado por rotas regionais ou de longo curso.
Os novos pneus Conti Hybrid HS5 (para eixo direcional) e Conti Hybrid HD5 (para eixo de tração) permitem aos veículos de frota cobrirem distâncias mais longas do que nunca – especialmente quando se fala dos diferentes requisitos necessários em rotas rodoviárias do transporte de mercadorias.
O novo composto do piso para eixo de direção, com maior quantidade de borracha natural, leva a uma robustez impressionante e a uma elevada integridade do piso, para um desgaste uniforme e uma elevada resistência a cortes, ao longo de toda a vida útil do pneu.
Já o novo composto do piso específico para eixo de tração, com propriedades superiores de ligação – juntamente com a utilização de um tipo distinto de negro de fumo – permite uma menor fricção interna, assegurando, assim, uma quilometragem ultraelevada.
“Com a elevada quilometragem e solução de recauchutagem premium, a longa vida útil dos pneus assegura uma gestão sustentável da frota”, diz Hinnerk Kaiser, Chefe de Desenvolvimento de Produtos de pneus para Camiões e Autocarros da Continental.
Com o propósito de alcançar um desempenho de desgaste uniforme e sem comprometer o equilíbrio na aderência, foi concebido um design muito inovador para a superfície do pneu de direção. Adicionalmente, a nova cinta da carcaça a 0° (apenas disponível na dimensão 315/70 R 22.5) permite uma excelente distribuição da pressão na área de contacto com a estrada, sob condições de carga variáveis, o que resulta numa melhoria significativa da quilometragem e num formato de desgaste uniforme.
Com sulcos centrais especiais que contam com geradores de espaço vazio e pequenos expulsores de pedras em todos os sulcos circunferenciais, o Conti Hybrid HD5 minimiza a retenção de pedras e proporciona uma elevada integridade do piso e proteção da carcaça.
Os novos pneus Conti Hybrid estarão disponíveis em vários tamanhos, começando com as seguintes opções:
•Conti Hybrid HS5 315/70 R 22.5
•Conti Hybrid HS5 385/55 R 22.5
•Conti Hybrid HD5 315/70 R 22.5
A resistência de uma estrela
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Achim Puchert é o novo CEO da Mercedes-Benz Trucks
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Ford Mustang Mach-E (2020-…)
Jeep Wrangler homenageia o Willys original
Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos
Jaguar reinventa-se
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
- por AyresBoa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais1 semana antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos1 semana antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
- Notícias2 semanas antes
Mercedes-AMG está a desenvolver um SUV exclusivo
- Manutenção1 semana antes
Detetar problemas na sonda Lambda