Comerciais
Mais visibilidade lateral nos pesados

Os camiões deixaram de ter os espelhos retrovisores e receberam equipamentos que oferecem ao motorista uma visão quase total do exterior do veículo recorrendo a câmaras e a sensores.
DAF e Mercedes-Benz vão disponibilizar na sua lista de acessórios para veículos mais antigos, sistemas que permitem perceber se existem peões, ciclistas ou motociclistas nos ângulos mortos do camião. Como funcionam então estes sistemas?
Que soluções serão as mais eficazes no combate aos acidentes de trânsito que envolvem veículos pesados? Cada marca tem a sua visão sobre este filme, mas o curioso é que em todas é muito semelhante, até porque os sistemas de segurança e de assistência à condução que disponibilizam são vários e todos muito parecidos. Têm nomes diferentes em cada um dos fabricantes de veículos, mas a sua finalidade é praticamente idêntica.
O camião continua a ser o ator principal do transporte rodoviário de mercadorias. Permite que tudo o que é economia na Europa se encontre em constante movimento. Era quase impossível imaginar o que seria a sociedade sem o camião. Desde que não existam quaisquer anomalias está tudo bem, o problema é quando um camião se envolve num acidente de viação. Em último caso, o veículo comercial transforma-se num “navio” capaz de provocar sofrimento humano e custos consequentes, não só financeiros, mas morais. Os construtores de veículos pesados têm vindo a investir vários milhões de euros anuais na pesquisa e no desenvolvimento de sistema de assistência e de segurança que dão ainda mais apoio aos motoristas no seu dia-a-dia e que melhoram consideravelmente a segurança de todos os utilizadores das estradas.
Solução de aftermarket
A Mercedes-Benz e a DAF anunciaram que vão passar a comercializar como acessório o sistema que permite detetar a presença de peões, ciclistas ou motociclistas nos ângulos mortos, ajudando a evitar acidentes urbanos (e não só), principalmente em cruzamentos ou intersecções, quando o motorista não consegue ver se existe alguém do outro lado do veículo. Na Mercedes-Benz este sistema chama-se Side Assist e está no mercado desde 2016. No caso da DAF recebe a designação City Turn Assist. Ambos os dispositivos alertam os motoristas com sinais visuais e sonoros para a presença de alguém nos ângulos mortos das respetivas cabinas.
Os sistemas de monitorização não só emitem sinais a velocidades mais reduzidas durante a condução urbana, mas também detetam outros utilizadores da estrada (outros veículos) que seguem na faixaTratam-se de dispositivos que utilizam tecnologia de radar para assegurar a ótima deteção do objeto, mesmo em condições de visibilidade reduzida.
No caso da DAF, o City Turn Assist utiliza do lado do passageiro uma única unidade de radar de curto alcance que é montado no ou perto do guarda-lamas traseiro. É produzido com material robusto para operar sob condições mais difíceis. Os avisos são mostrados por um ecrã LED estrategicamente posicionado no pilar A do lado do condutor. Quando o indicador de mudança de direção é ativado, no caso de existir algum veículo ou pessoa, no ângulo morto ou que não seja visível, são dados alertas sonoros para colocarem o motorista de sobreaviso. O sistema para instalação posterior é completo e inclui a unidade de radar, o ecrã e as cablagens.
No caso do Mercedes-Benz Side Assist, a forma de funcionamento é muito idêntica. Funciona de forma progressiva, ou seja, detetadas pessoas ou veículos na zona de monitorização lateral do veículo pesado, o motorista recebe um alerta visual. Na coluna ao lado do lugar do passageiro existe um triângulo amarelo em LED que se acende. Se o perigo for iminente o alerta passa a ser também sonoro e o LED passa a vermelho. Este assistente entra em acção em situações como postes, semáforos ou outros objetos que possam interferir na manobra de desvio de direção. No caso do novo Actros, cujas câmaras substituem os retrovisores, o alerta é dado nos ecrãs verticais posicionados no pilar A da cabina. Sensores e radares ajudam na melhoria da segurança em ambiente urbano e evitam um tipo de acidente que é cada vez mais comum e que mata várias pessoas em todo o mundo.
Quem conduz recebe constantemente o melhor apoio e feedback dos sistema utilizados. Todavia, as ações do motorista são supremas, tal como a lei obriga, por isso os sistema são de grande utilidade, mas podem ser desligados, ficando a consciência do motorista em cheque na hora de conduzir.
Comerciais
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors

A Tata Motors, empresa multinacional indiana de produção de automóveis e veículos comerciais, adquiriu parte do Grupo Iveco por 3,8 mil milhões de euros – equivalente. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira dia 30 de julho.
Em comunicado, o grupo italiano, que é uma referência na produção de camiões, afirmou que “a combinação reúne capacidades complementares, alcance global e uma visão estratégica compartilhada para impulsionar o crescimento a longo prazo e desbloquear valor significativo”. O objetivo da união das marcas é transformar-se “num campeão global neste setor tão dinâmico”.
A oferta pública voluntária recomendada pelo Conselho do Grupo Iveco será realizada pela TML CV Holdings PTE LTD ou por uma nova sociedade de responsabilidade limitada a ser constituída sob a lei holandesa (a “Oferente”), que será integralmente detida, direta ou indiretamente, pela Tata Motors.
Ficou de fora do acordo de aquisição a produção militar da marca italiana. O setor de defesa da Iveco (IDV) já recebeu propostas concretas, incluindo uma oferta conjunta de 1,9 mil milhões de euros da italiana Leonardo e da alemã Rheinmetall. Outros interessados são o consórcio franco-alemão KNDS e o grupo checo Czechoslovak Group.
situs gacorComerciais
Dachser estreia camião elétrico Mercedes-Benz para longo curso

A Dachser será pioneira na Europa ao testar o novo camião elétrico eActros 600 em condições reais de operação, com rotas entre as principais cidades de Espanha — aproximando a mobilidade elétrica dos seus clientes e parceiros.
A Dachser dá um passo decisivo em direção ao transporte sem emissões ao tornar-se uma das primeiras empresas em Espanha a testar o novo camião elétrico de longa distância da Mercedes-Benz Trucks. Durante dois meses, o inovador eActros 600 percorrerá várias delegações da Dachser Iberia numa digressão que combina operações reais, formação técnica e encontros com clientes para demonstrar que a logística sustentável já é uma realidade.
A iniciativa faz parte do ambicioso compromisso da Dachser com uma mobilidade mais limpa e eficiente e representa uma colaboração estratégica com a Mercedes-Benz para validar o desempenho, a autonomia e a eficiência do veículo em rotas reais.
Durante as próximas semanas, o eActros 600 percorrerá centros logísticos da Dachser em cidades importantes como Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça e outras localidades do país. Em cada paragem, serão realizadas apresentações técnicas, sessões práticas e encontros com clientes e parceiros estratégicos, que poderão conhecer de perto esta nova tecnologia e esclarecer as suas dúvidas sobre a sua futura implementação.
Além disso, a Mercedes-Benz Trucks concebeu um programa de formação especializada para os motoristas da Dachser, com o objetivo de maximizar o desempenho do veículo e garantir uma operação eficiente desde o primeiro quilómetro.
Este projeto junta-se às múltiplas iniciativas que a Dachser Iberia está a levar a cabo no caminho para uma logística mais sustentável, como a eletrificação progressiva das suas frotas urbanas, a instalação de pontos de carregamento elétrico nas suas instalações ou a utilização de energia 100% renovável nos seus centros.
Com este teste pioneiro, a Dachser não só reforça o seu compromisso ambiental, como se posiciona como referência na integração de soluções inovadoras para enfrentar os desafios do transporte do futuro.PR
bento4d bento4d bento4d bento4d toto slot toto bento4d bento4d bento4d bento4d toto togel situs gacor-
Notícias2 semanas ago
Versões Dual Motor dos Peugeot E-3008 e E-5008 já têm preços
-
Notícias1 semana ago
Os preços do novo Audi Q3
-
Comerciais4 dias ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Manutenção2 semanas ago
Como verificar o estado dos travões
-
Comerciais2 semanas ago
DAF apresenta chassis para transporte de automóveis
-
Notícias1 semana ago
Europa vai deixar de ter o Honda Civic Type R
-
Motos2 semanas ago
Mais uma corrida ingrata para Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana ago
Mais um Ferrari no Museu do Caramulo