Comerciais
A importância do vento nos pesados
Published
4 anos anteson
By
Motor GuiaPara além de motores mais vanguardistas, caixas de velocidades mais rápidas e painéis e componentes com menos peso, a aerodinâmica é um dos fatores primordiais para reduzir consumos e tornar os veículos mais eficientes. Como se consegue melhorar a aerodinâmica de um camião? Nós explicamos-lhe.
O consumo de combustível nos camiões tem vindo a baixar drasticamente ao longo dos últimos anos. Num típico conjunto de longo curso, trator e semireboque, foram alcançadas reduções de 15% em consumo de combustível entre 2011 e 2019.
Tomando como exemplo a mais recente geração do Mercedes-Benz Actros, é mais económica que a anterior em cerca de 3% se considerarmos um percurso em auto-estrada. Se analisarmos uma rota interurbana, o decréscimo de consumo ronda os 5%. Mas porquê?
Para além dos vários sistemas de segurança, do motor e do peso, a aerodinâmica tem papel de protagonista neste particular. A sua importância pode ser ilustrada por números: num camião europeu moderno de cabina avançada que faz percursos de longo curso, cerca de um terço da energia mecânica disponível é necessária para ultrapassar a resistência do ar.
No caso do novo Actros, o facto de não ter retrovisores (utiliza as Mirror Cam que substituem os retrovisores), contribui com 1,5% para a eficiência de consumo do veículo. Os defletores laterais da cabina de formato côncavo também. A própria MAN na nova geração TG conta com três linhas na lateral da cabina que são suficientes para reforçar a aerodinâmica, reduzindo consumos. Os fabricantes vão fazendo o que podem para conseguir reduzir cada vez mais os gastos com o combustível.
Cooperação entre designers e produção
A coordenação entre colegas de outros setores do processo de produção, especialmente entre designers e a própria linha de montagem é essencial para o trabalho dos peritos em aerodinâmica. O objetivo durante o desenvolvimento de um camião passa por encontrar a melhor solução em conjunto. Por exemplo, os braços das câmaras (Mirror Cam) dão ao Actros uma aparência purista.
Outro ponto determinante é o túnel de vento, onde se conseguem “brilharetes” a tentar perceber as arestas a limar para se reduzir os consumos. Então, como é que o trabalho da equipa no túnel de vento contribuiu para a aerodinâmica aprimorada do Actros? A partir de alguns testes foi possível determinar a melhor posição para os braços da câmara MirrorCam. As posições de montagem possíveis foram as seções superior e inferior do pilar A e a parte superior do pilar B. Para os testes, utilizaram um verdadeiro Actros, no qual os espelhos externos foram substituídos por protótipos dos braços da câmara – montados um após o outro nas três posições de teste. O camião foi posicionado na ponte de pesagem do túnel de vento e os ventiladores foram acionados. O uso da ponte de pesagem permitiu que os engenheiros medissem a força aerodinâmica sobre o veículo enquanto ela fluía ao seu redor. O resultado: a melhor posição para os braços da câmara foi o pilar A na área mais perto do tejadilho.
Foi ainda desenvolvida uma solução que evitasse que a luz dispersa reduzi-se o desempenho das câmaras. Assim, foi desenvolvida uma pequena pala nas “Mirror Cam” para evitar que a luz interfira com a visibilidade. O túnel de vento permite também aprimorar a cabina de forma a manter afastada do veículo a sujidade e fazer análises de CFD (teste às forças aerodinâmicas) a áreas tão relevantes para a segurança como o para-brisas e as janelas. O túnel de vento onde a Mercedes-Benz realiza os seus testes permite gerar ventos na ordem dos 250 km/h.
O túnel de vento mais antigo da Europa e mais moderno do mundo
O túnel de vento da fábrica da Mercedes-Benz em Untertürkheim, em Estugarda, é dos mais antigos da Europa. Funciona há oito anos. Tem sido modernizado ao longo dos tempos e é, atualmente, um dos mais modernos do mundo. Tem dois motores DC, cada um com uma potência de 2500 kW que mantêm em movimento a ventoinha axial com nove lâminas de 8,5 m de diâmetro. É tão poderosa que consegue gerar rajadas de vento de força 17. Para chegar a estes valores são soprados horizontalmente 9000 m3 de ar através de um canal com 125 m de comprimento. O veículo fica parado na área de teste numa zona com um diâmetro de 12 m, de forma a poder ser exposto ao sopro do vento não só de frente, mas também de lado ou de qualquer outro ângulo desejado.
Integrada na plataforma giratória, onde se posiciona o veículo, existe um dinamómetro de rolos e uma ponte de pesagem de seis componentes. É aqui que se estudam várias forças, incluindo a aerodinâmica. As forças são transmitidas às células de carga através de alavancas e hastes para poderem ser avaliadas.
Também pode gostar
Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, entregou a chave do primeiro eTruck que já foi colocado ao serviço pelo grupo logístico Duvenbeck
Com a entrega do primeiro MAN eTruck ao Grupo Duvenbeck, a MAN Truck & Bus está a estabelecer outro marco na eletrificação do transporte de mercadorias. O trator de semirreboque Ultra Low Liner eTGX, especialmente desenvolvido para os requisitos de volume de carga da logística. De acordo com a carta de intenções assinada por ambas as partes, a Duvenbeck pretende colocar em serviço até 120 unidades do MAN eTGX até 2026. A Duvenbeck implantará o MAN eTruck em várias áreas da região do Reno-Ruhr e países do Benelux.
“Com o eTruck Ultra Low Liner, a MAN desenvolveu uma solução perfeitamente adaptada aos requisitos da indústria automóvel. Nenhum outro trator de semirreboque elétrico produzido em série pode puxar reboques com uma altura interna de três metros. Isso o torna a escolha ideal para transportes com requisitos de alto volume”, explica Friedrich Baumann, diretor de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus. “Estamos muito satisfeitos por ter dois parceiros fortes ao nosso lado, Duvenbeck e Volkswagen, para trazer essa inovação para a estrada.”
A sustentabilidade tem sido um elemento central da estratégia corporativa da Duvenbeck há anos. Com a iniciativa “Logística Verde”, a empresa está concentrada em soluções de transporte de baixa emissão e economia de recursos. “O MAN eTruck é um passo importante para uma logística livre de emissões. Isso ajuda-nos a atender aos requisitos dos nossos clientes e a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo. A sustentabilidade faz parte da nossa prática diária”, enfatiza Bernd Reining, diretor sénior de Aquisições da Duvenbeck.
A Duvenbeck implementa continuamente medidas para otimizar a eficiência energética e para conservar recursos. Isso inclui o uso de sistemas de acionamento alternativos, a redução de viagens em vazio e conceitos inovadores de carregamento. A utilização do MAN eTruck marca mais um contributo para minimizar as emissões de CO₂ na cadeia de abastecimento.
A estreia mundial do novo Tatra Force e-Drive Hybrid 8×8 teve lugar no Centro de Exposições de Praga, em Letňany, a 7 de novembro, no âmbito da feira comercial e-Salon 2024.
É a mais recente adição à família em expansão de veículos e-Drive da Tatra, que apresenta vários sistemas de acionamento alternativos. Há um ano, a Tatra Trucks apresentou o primeiro membro desta família, o Tatra Force e-Drive FCEV, que utiliza células de combustível de hidrogénio para gerar eletricidade.
O camião de quatro eixos revelado, com uma nova arquitetura eletrónica e um novo tipo de cabina de quatro portas, será utilizado para testar a instalação de uma nova cabina para uma tripulação de seis pessoas, com quatro lugares, incluindo o condutor, na primeira fila e dois lugares na segunda fila, e um sistema de propulsão híbrido. A cabina está equipada com uma série de caraterísticas de segurança, um painel de instrumentos digital com uma ergonomia moderna, uma escotilha no tejadilho, ar condicionado, aquecimento e comandos elétricos dos vidros. A carga útil é de 22 toneladas e o peso total do veículo pode atingir as 38 toneladas.
Parte do sistema híbrido é um motor Tatra de oito cilindros arrefecido a ar com controlo eletrónico de 300 kW e um binário máximo de 2100 Nm. Está ligado a um motor elétrico síncrono Danfoss EM-PMI375-T1100 com ímanes permanentes, que tem uma potência permanente de 300 kW, uma potência máxima de 500 kW e um binário de 2400 Nm.
O sistema de propulsão híbrido inclui ainda uma caixa de velocidades automática Allison 4900 de sete velocidades e uma caixa de velocidades descendente Tatra ligada através de um veio de transmissão montado no tubo central da coluna vertebral do chassis do veículo, que possui também uma bateria de tração do tipo LTO com uma capacidade de 89 kWh. No interior da unidade de tração existem diferenciais axiais e inter-eixos, os eixos estão equipados com um novo tipo de redução, a chamada redução de cubo planetário.
Motociclistas na Assembleia
Querida, deixei cair o Lamborghini!
Frota da Primafrio ganha novas unidades Volvo FH Aero
Fábrica de produção de baterias da MAN Truck & Bus foi inaugurada
Jaguar Type 00, o primeiro da nova era
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
Tendência elétrica já chegou ao Papamóvel
MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa
Um Lamborghini Urus com uma pintura especial
Nova presidência e equipa no Moto Clube de Faro
Tatra desvenda camião Force e-Drive Híbrido
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por cjacorreiaBoa noite pessoal! Tenho um Lancia Delta 1.6 multijet 120cv do ano de 2009, e começou a aparecer a mensagem de pressão de óleo do motor...
- por lmpb1988Boa noite Tenho uma carrinha Ford Mondeo 1.8 TCDI de 2011 que conta atualmente com quase 160.000 kms e desde há uns dois meses para cá me tem...
- por Charger144o ECI nunca esteve na minha lista negra de lojas a evitar, mas acho importante contar esta história, para que outros não caiam na mesma armadilha. ...
- por LadrilhadorOlá a todos. Resido há vários anos num prédio com cerca de 20 apartamentos. Prédio familiar, onde nunca existiram problemas de maior entre...
Em aceleração
- Curiosidades2 semanas antes
A história do BMW M3 resumida em vídeo
- Notícias2 semanas antes
Alfa Romeo 33 Stradale faz 333 km/h no circuito de Nardò
- Motos2 semanas antes
Lego acelera com uma Ducati Panigale V4
- Motos1 semana antes
Motociclistas na Assembleia
- Comerciais2 semanas antes
FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa
- Curiosidades1 semana antes
Querida, deixei cair o Lamborghini!
- Manutenção2 semanas antes
Como se habituar ao seu carro novo em cinco passos
- Comerciais2 semanas antes
Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025