Flexis promete uma gama de comerciais elétricos completa – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Flexis promete uma gama de comerciais elétricos completa

Published

on

Os Grupos Renault, Volvo e CMA-CGM juntaram-se para criar uma nova empresa, denominada Flexis, que se vai especializar na produção de uma nova geração de veículos comerciais elétricos.



Estes têm por base uma plataforma de skate que oferecerá uma elevada modularidade para diferentes tipos de carroçarias e uma arquitetura de veículo definido por software.
Na cerimónia de apresentação da nova empresa independente, detida em 45% pelo Grupo Renault, em 45% do Grupo Volvo e em 10% pela CMA-CGM, o CEO da Renault, Luca de Meo, não hesitou em afirmar que a “Flexis vai ser a Tesla dos veículos comerciais”, acrescentado que “vamos fazer algo que ainda não existe”.

O primeiro dos três modelos da Flexis, revelados na conferência de imprensa, será lançado em 2026 e segundo Luca de Meo irá “transformar completamente” a perceção habitual de um furgão. “Não será uma caixa branca com rodas com um motor diesel”, mas um comercial inovador desenvolvido para as entregas de última milha nos centros urbanos, que terá como prioridade a utilização eficiente do espaço e a manobrabilidade.
Segundo Luca de Meo, o novo modelo terá o comprimento aproximado de um Renault Kangoo, mas um teto mais elevado para oferecer um volume de carga semelhante ao Renault Trafic do segmento acima.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Auto Sueco entrega primeiro Volvo FH Electric em Portugal

Published

on

A Auto Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors, representante oficial da Volvo Trucks, fez a entrega do primeiro camião Volvo FH Electric em território nacional.



O momento contou com a presença de representantes das duas empresas. Da parte da Auto Sueco Portugal, esteve presente o CEO, Pedro Oliveira, acompanhado por Manuel Castro e Matos, diretor comercial e pelo gestor comercial, Frederico Santos.

Representando a Galliker Holding CH, estiveram presentes Philipp Galliker, diretor da logística e frotas, membro do concelho executivo da Galliker, Pirmin Trachsel, conselheiro geral da administração e diretor dos recursos humanos, Simon Imbach, gestor de frota internacional, Francisco João, diretor geral da Galliker Transportes Lda, e Américo Oliveira, responsável da frota Galliker em Portugal.
Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal, afirma que “é com grande orgulho e satisfação que realizamos a entrega deste marco histórico em Portugal. O camião Volvo FH Electric representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também um compromisso com a sustentabilidade e o futuro do transporte rodoviário de mercadorias.
Pirmin Trachsel, representante da Galliker, partilha de tal entusiasmo, “por sermos os primeiros a receber um camião Volvo FH Electric em Portugal. Esta parceria reforça o nosso compromisso com a redução das emissões de carbono e com a adoção de práticas mais sustentáveis no setor dos transportes.”
O Volvo FH Electric representa um passo significativo rumo às zero emissões, reforçando o trabalho que tem sido desenvolvido na área da sustentabilidade no segmento transporte de mercadorias. Equipado com tecnologia de ponta, este veículo oferece uma alternativa viável e eficiente aos tradicionais camiões a diesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais verde.
A Auto Sueco Portugal e a Galliker estão empenhadas em liderar a transição sustentável, apostando em soluções inovadoras e eco-friendly, que beneficiam não apenas as empresas, mas toda a sociedade.

Continuar a ler

Comerciais

Daimler comemora um milhão de unidades produzidas do Freightliner Cascadia

Published

on

A Daimler Truck AG celebrou um feito significativo com a produção do milionésimo camião pesado Freightliner Cascadia.



Este modelo não é apenas o mais vendido, mas também o primeiro camião da Classe 8 na América do Norte a atingir este número milionésimo de vendas.
O Freightliner Cascadia destaca-se no mercado de camiões comerciais da Classe 8 graças à sua inovação contínua no conforto do condutor, segurança avançada e economia de combustível. Desde o seu lançamento em 2007, o Cascadia melhorou a sua eficiência de combustível em mais de 35%.
Este modelo continua a ser um pioneiro na incorporação de características inovadoras na indústria. Por exemplo, o Cascadia é o veículo base para a iniciativa SuperTruck, um projeto plurianual cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), que está a investigar tecnologias de próxima geração para camiões comerciais pesados e a sua potencial integração em camiões de produção em série.

Além disso, o Freightliner eCascadia elétrico, lançado em 2022, já acumulou mais de 6 milhões de quilómetros percorridos por clientes em mais de 50 frotas nos EUA. Olhando para o futuro, a Daimler Truck North America também concebeu um Cascadia preparado para a autonomia com características de segurança redundantes, incluindo sistemas de travagem e de direção, preparados para funcionalidades de condução autónoma e prontos para a integração de qualquer sistema de condução virtual. O Cascadia preparado para a autonomia está atualmente a ser testado como um camião autónomo em operações reais pela Torc Robotics, uma subsidiária independente da DTNA desde 2019.

  • Primeira geração do Cascadia (2007): o novíssimo Cascadia foi introduzido com a plataforma de motor Detroit Diesel DD15, que oferecia um excelente desempenho, maior economia de combustível e potência líder no sector.
  • Segunda geração do Cascadia ‘Evolution’ (2012): foi lançada a segunda geração da série Cascadia, concebida para aumentar a eficiência do combustível. O lançamento incluiu a introdução da Detroit DT12, uma transmissão manual automatizada que combinava a facilidade operacional de uma transmissão automática com a eficiência de uma transmissão manual.
  • Detroit Connect (2013): A introdução do Detroit Connect trouxe o primeiro conjunto de conetividade instalado de fábrica fornecido pelo OEM para o Cascadia.
  • Detroit Assurance (2015): O Detroit Assurance foi oferecido como o primeiro conjunto proprietário de sistemas de segurança concebidos pelo OEM, integrando totalmente o grupo motopropulsor de Detroit com inovações de condução segura para um nível superior de segurança e desempenho no Cascadia.
  • Terceira geração do Cascadia (2017): A terceira geração do Cascadia introduziu melhorias aerodinâmicas avançadas, características de segurança melhoradas, avanços na conetividade e melhorias no conforto do condutor para satisfazer as necessidades em evolução das frotas e dos condutores.
  • Cascadia de quarta geração com capacidades SAE L2 (2019): Torna-se o primeiro camião pesado de produção em série na América do Norte com melhorias automáticas capazes de controlo lateral (direção) e longitudinal (aceleração/desaceleração).
  • Produção do Freightliner eCascadia (2022): O camião elétrico, inicialmente revelado em 2019 como veículo de teste para clientes, entra em produção em série.
  • SuperTruck II (2023): São introduzidas melhorias contínuas na conceção e aerodinâmica de transportes eficientes através do programa SuperTruck, cofinanciado pelo DOE. O Departamento de Energia dos EUA anuncia também o financiamento do programa Freightliner SuperTruck III, previsto para 2027.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por ramess
    Eu faço umas reparações de relógios a partir de casa. E para ter minimamente legal passo facturas embora honestamente ninguém me pede. Minha...
  • por ramess
    2 perguntas Criar nova série em maio
  • por patoca
    Que tipo de carros gostas? Peugeot 2008,,Mokka,Fiat500X,Captur Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B -...
  • por sam78
    Boas, alguma maneira de mudar o GPS que vem de origem no carro Mercedes Benz, que é o sistema Becker Arman, para o do Google Maps, ou outro similar?...

Em aceleração