Comerciais
Novo Renault Kangoo E-Tech de passageiros já tem preços

O renault Kangoo continua a surpreender pela capacidade de inovar e de se reinventar, inclusivamente quando a sustentabilidade e o lazer ganharam o estatuto de desígnios para a sociedade. A estreia de uma versão de passageiros 100% elétrica é disso exemplo.

Um automóvel com uma habitabilidade e um espaço para carga invulgares, perfeito para o melhor de dois mundos: família e profissional. Exteriormente, o novo Renault Kangoo E-Tech 100% Electric sobressai pela imagem moderna, estando disponível com a assinatura luminosa em LED, as sempre úteis barras de tejadilho longitudinais multifunções e as jantes, de liga leve, de 17 polegadas.
Com a abertura da porta lateral traseira deslizante fica bem patente o conceito combi familiar do novo Renault Kangoo E-Tech 100% Electric: o espaço é totalmente modulável, os cinco lugares para passageiros beneficiam de outros tantos bancos individuais, o volume mínimo da bagageira é de 775 litros, mas pode chegar aos 2.500 litros, com o deslizamento da segunda fila de bancos (um exclusivo da versão elétrica), enquanto os espaços de arrumação totalizam os 49 litros.

Está equipado com um motor de 90 kW (120 CV) de potência e 245 Nm de binário, associado a uma bateria de 45 kWh, que beneficia de uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. A autonomia é de até 285 km em ciclo WLTP, sendo que a travagem beneficia do ARBS (Adaptative Regenerative Brake System), um sistema que maximiza a energia recuperada e que disponibiliza três modos de travagem regenerativa.

Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech Elétrico propõe três tipos de carregadores embarcados: um carregador de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas; um carregador rápido trifásico de 80 kW DC (corrente contínua), que permite recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos, para carregamentos rápidos nos postos públicos; e um carregador de 22 kW AC para carregamentos acelerados em estações de carregamento públicas.
A comercialização do novo Renault Kangoo E-Tech Elétrico assenta em três versões: Authentic, que, a partir de 39.360 euros, oferece o equipamento essencial necessário para os clientes que procuram uma dupla utilização pessoal/profissional; Equilibre, que, a partir de 40.220 euros, se assume como a solução para as instituições que querem oferecer um serviço de transporte de passageiros de qualidade, confortável e económico; e a Techno, que, a partir de 41.700 euros, é perfeito para famílias ou profissionais independentes que procuram todo o conforto e segurança, com um design diferenciador.
Comerciais
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal

A BYD Trucks, referência mundial em soluções de mobilidade elétrica e pioneira em veículos industriais sustentáveis, anunciou o início oficial das suas operações em Espanha.
Este passo estratégico faz parte do plano de expansão global da marca, que procura liderar a transformação do transporte profissional para um modelo mais eficiente, conectado e livre de emissões.
Após consolidar-se com sucesso noutros mercados europeus, a empresa chega com uma gama completa de veículos comerciais elétricos de última geração, concebidos especificamente para satisfazer as exigências do ambiente urbano e logístico europeu.

Segundo explica Íñigo Gil de Gómez, Diretor de Vendas para a Península Ibérica: «Sabemos muito bem o que implica promover a mobilidade sustentável. Há anos que nos preparamos para entrar em Espanha e estamos determinados a oferecer aos nossos clientes as melhores ferramentas para a sua transição energética».
A marca destaca que cada modelo foi concebido para reduzir a pegada ambiental, otimizar as operações logísticas e adaptar-se às necessidades atuais do transporte profissional.
Após o sucesso de vários testes na Europa, vários clientes espanhóis preparam-se para testar os veículos da BYD.

As demonstrações incluem: Uma unidade do BYD EVALI eVan; Um trator elétrico para terminais BYD EYT 2.0; Dois camiões BYD ETM6 7.5T, com carroçaria frigorífica e furgão seco
Estes modelos foram desenvolvidos tendo em mente a realidade operacional europeia, combinando autonomia, desempenho e eficiência energética.
Gama elétrica da BYD Trucks disponível em Espanha:
A oferta inicial de camiões e furgões elétricos BYD é composta por quatro soluções 100% zero emissões:
BYD EVALI 4.25T eVan
Furgão de grande capacidade, disponível em versões de carga e cabina dupla.
Volume útil: 17,9 m³
Carga útil: até 1.450 kg
Carregamento rápido: 80% em 30 minutos (188 kW)
✅ Ideal para frotas urbanas com alta rotação
BYD ETM6 7.5T eTruck
Caminhão médio com mais de 1,4 milhões de km operacionais na Europa.
Autonomia: 200 km
Carregamento rápido: 20–100% em 1 hora
Carregamento CA também disponível
✅ Focado na otimização do TCO e uso urbano intensivo
BYD ETH8 18T eTruck
Veículo para transporte urbano de alta tonelagem.
Carga líquida: até 9.950 kg
Autonomia: 250 km
Carregamento de 20% a 100% em 2 horas
✅ Perfeito para logística urbana e recolha de resíduos
BYD EYT 2.0 Trator de terminal
Desenvolvido para operações de alto desempenho e reboque.
Até 85 toneladas GCWR
Duas baterias: 150 e 216,7 kWh
Motores de 130 e 260 kW
Até 16 horas de operação
✅ Solução robusta e silenciosa para portos e centros logísticos
Tecnologia BYD: eficiência, segurança e manutenção otimizada
Todos os modelos BYD estão equipados com baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), reconhecidas pela sua alta densidade energética, durabilidade e segurança. Passaram por testes extremos, como o teste de perfuração com prego, um dos mais exigentes do setor.
Além disso, incorporam:
Arquitetura E-axle (eixo motor elétrico)
Controlador 5 em 1 que integra a gestão do motor, distribuição de potência, DC-DC, direção e compressor
Desde a sua fundação em 1995, a BYD consolidou-se como uma empresa de alta tecnologia com mais de 120.000 engenheiros e a maior equipa de I&D do mundo. O seu objetivo: melhorar a qualidade de vida através da inovação e do transporte sustentável.
Comerciais
Amsterdão encomenda 40 DAF totalmente elétricos

A cidade de Amsterdão está a adquirir 40 camiões elétricos DAF XD para recolha de lixo. Os camiões DAF XD Electric 6×2 FAN serão entregues em 2026 com uma variedade de tipos de carroçaria, cada um projetado para uma aplicação específica.
A encomenda de camiões DAF totalmente elétricos faz parte da ambição de Amsterdão de reduzir ao mínimo as emissões de CO2 e outras. Os veículos serão fornecidos através do concessionário DAF Truckland e VDL-Translift, que cuidará de parte da carroçaria.
Um fator importante na decisão da cidade de Amsterdão de escolher o DAF XD Electric foi sua compatibilidade com a carroçaria. De fábrica, os conjuntos de baterias podem ser montados em várias posições no chassi, de modo que os construtores de superstruturas não precisam realocar componentes elétricos, e há amplo espaço para equipamentos de montagem, como pernas estabilizadoras.
Amsterdão também levou em conta a estratégia da DAF de usar a química da bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP). As baterias LFP são livres de cobalto e níquel com uma longa vida útil prevista, tornando-as ideais para utilização em camiões. Podem ser carregados até 100% repetidamente com impacto mínimo no desempenho ou confiabilidade. São também muito estáveis termicamente, garantindo a sua segurança em aplicações como estas.
Os 40 veículos DAF XD Electric para a cidade de Amesterdão serão equipados com diferentes tipos de carroçaria. Estes incluem 13 carregadores traseiros, 10 guindastes e 17 carregadores frontais para recolha de contentores. Com esta nova frota, o município poderá recolher quase todo o tipo de resíduos domésticos isentos de emissões.
Todos os veículos serão equipados com 3 (de um máximo de 5) baterias LFP de 105 kWh cada. Estas fornecem energia ao motor elétrico de 170 kW ou 220 kW do XD Electric. Para alimentar equipamentos, incluindo a carroçaria e as gruas de carga, os veículos serão equipados com uma ePTO de 90 kW.
situs slot situs slot slot gacor link slot bento4d bento4d bento4d-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Comerciais2 semanas ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Curiosidades2 semanas ago
O arquivo histórico da Lamborghini
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira fora dos pontos na Áustria
-
Manutenção Motos1 semana ago
Condução defensiva com a sua moto
-
Notícias7 dias ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros