Sem categoria
Volkswagen Caminhões e Ônibus mostra concept Meteor Optimus
Published
2 anos anteson
By
Motor GuiaA Vokswagen Caminhões e Ônibus do Brasil apresentou o novo concept de um camião futurista, para os padrões sul americanos, que dá pelo nome de Meteor Optimum.
Este veículo foi desenvolvido com tecnologias inéditas, conforto extra para o motorista, foco na aerodinâmica e visual exclusivo.
Uma das principais mudanças nesse camião é o tipo de combustível. Consome HVO, óleo vegetal hidrotratado, também conhecido como Diesel verde, produzido a partir de fontes renováveis.
Este combustível ainda não existe em larga escala no Brasil, mas é uma excelente alternativa para a matriz energética daquele país. De acordo com a Volkswagen, a utilização de HVO garante uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado com o gasóleo tradicional do mercado.
Com visual exclusivo, este camião traz jantes diferenciadas, que melhoram a refrigeração dos travões, além de saias laterais e defletores, e também recebe uma pintura especial em cinzento com faixas laranjas.
O veículo também perdeu os retrovisores tradicionais, recebendo hastes com câmaras, com as imagens projetadas em ecrãs instaladas dentro da cabina.
Para ampliar o campo de visão, o camião recebeu um sistema de quatro câmaras e três monitores, com alcance de mais de dois quilómetros. Isto elimina ângulo mortos e permite melhor visibilidade noturna uma vez que conta com sensores infravermelhos.
No interior, o motorista tem à disposição mais conforto, como massagens no banco do motorista, cama, frigorífico e ae condicionado.
No Optimus, o revestimento interno é mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.
Também pode gostar
A DS prevê o lançamento do DS 8 no próximo ano e deverá substituir o atual DS 9. Trata-se de um fastbak totalmente elétrico que deverá ser inspirado no concept DS SM Tribute, um protótipo que presta um tributo ao legado do Citroën SM dos anos setenta do século passado.
Este DS 8 será desenvolvido com base na plataforma STLA Medium do grupo Stellantis, a mesma que é utilizada no Peugeot 3008, e estima-se que este elétrico venha a ter uma autonomia a rondar os 700 quilómetros e a possibilidade de ter versões com um ou dois motores elétricos.
Inspirado no Citroën SM que foi fruto de uma parceria entre a marca francesa e a Maserati (SM é a abreviatura para Sport Maserati), o DS 8 marca também aquela que poderá vir a ser a nova linha estética dos modelos da DS.
A TJA, Transportes J. Amaral, S.A. é uma empresa portuguesa de referência no mercado nacional, com mais de 75 anos de história e experiência comprovada na prestação de serviços de transporte e logística em todos os setores de atividade.
A empresa conta com aproximadamente 2000 colaboradores e com uma vasta frota de veículos de carga geral, veículos de granéis sólidos e líquidos, veículos de frio controlado e soluções tecnologicamente avançadas no domínio do transporte de mercadorias perigosas e com a forte aposta no setor do tráfego internacional, pretende reforçar a imagem da marca no espaço europeu.
Mais de 1200 viaturas motoras que permitem executar os seus serviços, praticamente com recurso a meios próprios, sinal de qualidade e distinção.
Em 2022, a TJA fez história ao adquirir o seu primeiro camião elétrico, o MAN eTGM em Portugal, demonstrando um compromisso pioneiro com a redução da pegada de carbono e a adoção de tecnologias inovadoras. Este ano, dando continuidade a esse compromisso, a empresa reforça a frota com a aquisição de dois novos MAN eTGX, o camião elétrico ideal para o transporte de longo curso.
O MAN eTGX tem uma autonomia de até 600 quilómetros e graças ao novo sistema de carregamento de megawatts, o camião 100% elétrico tem uma capacidade de carga de até 750 kW/h e pode recarregar até 350 quilómetros de autonomia durante pausas de cerca de 45 minutos, o que o torna ideal para percorrer longas distâncias.
Além de reduzir as emissões de carbono, o MAN eTGX também proporciona benefícios significativos em termos de economia de custos operacionais e manutenção.
A peça fulcral num conjunto propulsor do camião isento de emissões: a bateria. Por isso, o novo MAN eTGX contém baterias que foram especialmente concebidas para a utilização no novo camião elétrico – nas instalações da MAN em Nuremberga. Graças ao novo carregamento de megawatts com até 750 kW, são necessários aproximadamente 45 minutos para que as baterias descarregadas fiquem novamente carregadas. Aliás: no futuro, serão possíveis autonomias diárias de até 1000 quilómetros, uma grande vantagem para a utilização em tráfego de longa distância.
Inspeções às motos poderão nunca avançar
A resistência de uma estrela
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Achim Puchert é o novo CEO da Mercedes-Benz Trucks
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Ford Mustang Mach-E (2020-…)
Jeep Wrangler homenageia o Willys original
Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos
Jaguar reinventa-se
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por PeLeveGouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
- por ShotukanBoa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais2 semanas antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Motos1 semana antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos2 semanas antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
- Manutenção1 semana antes
Detetar problemas na sonda Lambda
- Comerciais6 dias antes
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa