Motos
FAMEL já tem investimento e vai mesmo regressar
Published
3 meses anteson
By
Pedro GriloJá era conhecida a intenção de fazer renascer a marca nacional FAMEL, agora produzindo motociclos 100% elétricos, mas o renascimento da marca portuguesa estava a aguardar um investimento para poder arrancar definitivamente e agora esse investimento já existe.
A marca portuguesa FAMEL fundada em 1949 em Águeda vai mesmo regressar. Neste projeto de renascimento da marca foi aberta uma fase de investimento na qual já participou o fundo NOVUS, que é gerido pela Magnify Capital Partners, que em parceria com o Banco Português de Fomento investiu 2,45 milhões de euros. A este importante valor será ainda somada a participação de outras entidades privadas, por isso a soma total de investimento deverá ainda aumentar.
A nova FAMEL XF-17 será produzida em Anadia, zona onde a indústria de bicicletas tem uma forte implantação e que assim poderá permitir importantes parcerias de conhecimento técnico e fabrico de componentes. Neste particular a nova XF-17 será fabricada totalmente com componentes europeus sendo que cerca de 50% dos mesmos serão de produção nacional.
Joel Sousa, o CEO e co-fundador da FAMEL afirma que “a recuperação da FAMEL não é apenas sobre a produção de motos, é sobre reacender uma paixão e um legado. Com o renascimento da icónica XF-17, a FAMEL não só preserva a sua herança, como também se adapta à nova tendência de procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.
Também pode gostar
No próximo dia 5 de dezembro os motociclistas irão marcar presença na Assembleia da República para demonstrar o seu apoio às medidas relacionadas com o mundo das duas rodas que serão discutidas no parlamento.
Estas medidas incluem o projeto lei proposto pelo grupo parlamentar do PSD que pretende por um fim definitivo às inspeções periódicas obrigatórias para motociclos. No entanto haverá outros assuntos também importantes para quem anda de moto e que serão discutidos tais como a redução do valor do IUC; a criação de uma categoria própria para as motos nas portagens em que o valor não seja superior a 50% do que é cobrado a um ligeiro; fiscalização das infraestruturas rodoviárias de acordo com a Lei dos Rails e ainda várias outras medidas relacionadas com a segurança do motociclista ligadas à sinalização e realidade rodoviária ou no campo da formação e da sensibilização.
A presença dos motociclistas nas bancadas do parlamento irá demonstrar o seu apoio a estas iniciativas e na página do Grupo de Acção Motociclista, que pode ser consultada aqui, encontram-se mais informações sobre como os interessados poderão marcar presença.
Agora poderá ter uma Ducati Panigale V4 na estante de sua casa pois a LEGO® Technic lançou o modelo desta desportiva para que a possa construir peça a peça.
Trata-se de um modelo composto por 1603 peças Lego e que inclui vários elementos funcionantes como as suspensões dianteira e traseira, a direção ou até o seletor da caixa de velocidades, entre outros.
Esta Ducati Panigale V4 faz parte da coleção de modelos Technic de 2025, mas já pode ser encomendada através da página online da Lego aqui, devendo o envio começar a ser feito a partir de 1 de janeiro. O seu preço de venda ao público é de 199,99€.
Alessandro Cicognani, Licensing, Merchandising & Corporate Sponsorship Manager da Ducati refere que a marca italiana está “muito feliz por renovar a sua colaboração com a Lego, uma companhia icónica que, tal como a Ducati, cria experiências únicas e entusiasmantes através dos seus produtos e com a qual partilhamos vários valores importantes tais como a contínua busca pela inovação e a atenção obsessiva com o detalhe”.
Hyundai apresentou o IONIQ 9
Cepsa transforma-se em Moeve
Alfa Romeo Junior Ibrida já está disponível e já tem preço
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Lego acelera com uma Ducati Panigale V4
FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa
Alfa Romeo 33 Stradale faz 333 km/h no circuito de Nardò
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Motociclistas na Assembleia
Querida, deixei cair o Lamborghini!
Frota da Primafrio ganha novas unidades Volvo FH Aero
Como se habituar ao seu carro novo em cinco passos
Alfa Romeo 33 Stradale faz 333 km/h no circuito de Nardò
Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025
Lego acelera com uma Ducati Panigale V4
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por edeezzCarro: Ford Focus Mk1 1.4 gasolina, 75c O carro tem mostrado algumas falhas de funcionamento há uns 2 meses, que duas oficinas ainda não...
- por MrodriguesNovo RAV4 apanhado.
- por paraquedista1Bom dia, gostava de uma informação, vou colocar óleo no Motor Opel Corsa D Gasolina 2011, costumo ir ao mecânico mas para poupar uns € fazia eu...
- por fransilvaQue máquina aconselham para testar baterias, para uso ocasional, 2/3 por ano? As fotos são apenas algumas que eu vi no AliExpress e Amazon.
Em aceleração
- Comerciais2 semanas antes
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
- Notícias2 semanas antes
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
- Notícias2 semanas antes
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
- Avaliações Usados1 semana antes
Ford Mustang Mach-E (2020-…)
- Notícias2 semanas antes
Jaguar reinventa-se
- Notícias2 semanas antes
Jeep Wrangler homenageia o Willys original
- Notícias1 semana antes
Hyundai apresentou o IONIQ 9
- Comerciais1 semana antes
Cepsa transforma-se em Moeve