Comerciais
IVECO BUS e Hyundai Motor Company desvendam autocarro a célula de combustível
Em julho de 2022, a IVECO BUS – a marca de autocarros urbanos, interurbanos e de turismo do Iveco Group N.V., e a Hyundai Motor Company, representada pela sua marca comercial de hidrogénio HTWO, anunciaram, em conjunto, o desenvolvimento de novos autocarros IVECO BUS a hidrogénio, equipados com o sistema de células de combustível da Hyundai, com vantagens relevantes previstas em termos de desempenho e emissões, demonstrando os seus objetivos ambiciosos de ajudar a acelerar a transição para o carbono líquido zero.

Foi hoje desvendado o E-WAY H2, Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que vem alargar as soluções de emissões zero da IVECO BUS para as cidades, integrando-se numa gama que inclui, atualmente modelos de Veículos Elétricos a Bateria (BEV) de última geração, abrindo caminho para um mundo mais limpo e mais verde.
Para fornecer energia e potência e alcançar a mais elevada eficiência e uma longa vida útil da bateria e da pilha de combustível, a IVECO BUS desenvolveu um novo conceito híbrido de média potência, beneficiando da célula de combustível mais eficiente desenvolvida pela Hyundai e das suas baterias FPT Industrial desenvolvidas internamente.
O novo autocarro urbano E-WAY H2 está equipado com o avançado sistema de célula de combustível da Hyundai, instalado no compartimento traseiro e alimentado por quatro depósitos de hidrogénio localizados no tejadilho. Beneficia do motor elétrico SIEMENS ELFA 3 de 310 kW e de um conjunto de baterias FPT Industrial NMC de 69 kWh, que funciona como extensor de autonomia e permite utilizar menos hidrogénio. O veículo poderá percorrer até 450 km em condições normais de funcionamento.

Está equipado com o novo software da Plataforma de Controlo de Veículos Elétricos (eVeCoP – electric Vehicle Control Platform), desenvolvido internamente, para otimizar a estratégia de divisão da energia do hidrogénio e alcançar a máxima eficiência.
Este é um autocarro urbano de piso rebaixado com 12 metros de comprimento. Disponível com a opção de duas ou três portas de acesso, pode acomodar até 115 passageiros, de acordo com a legislação local.
Comerciais
Volvo FH Aero promete reduções de consumo em torno dos 7%
A Volvo Trucks apresentou o novo FH Aero, um camião que promete reduzir o consumo de combustível em até 7% graças ao seu design aerodinâmico avançado, ao sistema Camera Monitoring System (CMS) e a uma cabina alongada que melhora o fluxo de ar.
Os resultados foram medidos com precisão através da plataforma Volvo Connect, consolidando este modelo como uma solução eficiente e sustentável para o transporte de longa distância.
A nova cabina Aero, já com mais de 2000 unidades vendidas em Espanha, foi alongada em 24 centímetros face aos modelos anteriores. Esta alteração otimiza a aerodinâmica frontal e o fluxo de ar em toda a estrutura, reduzindo significativamente a resistência ao vento — responsável por até 33% do consumo em camiões a gasóleo e 50% nos elétricos.
O sistema CMS substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmaras digitais, melhorando a visibilidade, eliminando ângulos mortos e contribuindo para uma condução mais segura e confortável. A combinação destas inovações traduz-se em menor consumo, menos emissões e maior eficiência operacional.
Com o Volvo Connect, os operadores podem monitorizar em tempo real o consumo, as emissões e o comportamento do condutor, otimizando a rentabilidade das frotas e ajudando a cumprir os objetivos de descarbonização europeus.
A Volvo garante que as vantagens da cabina Aero se aplicam a todas as motorizações — diesel, GNL ou elétrica —, proporcionando maior autonomia e melhor desempenho.
O FH Aero e o FM receberam ainda a classificação máxima de cinco estrelas Euro NCAP e o distintivo City Safe, reforçando o compromisso da Volvo com a segurança e a inovação no setor dos veículos industriais.
situs totoComerciais
Bosch já tem camião Fuel Cell a hidrogénio
A Bosch deu um passo decisivo rumo a uma logística mais sustentável ao introduzir o seu primeiro camião com célula de combustível na fábrica de Nuremberga.
O veículo, equipado com o módulo de célula de combustível FCPM desenvolvido pela própria empresa, marca o início da utilização real desta tecnologia na Europa.
Fabricado pela Iveco e operado pela empresa de transporte Schäflein, o camião de 40 toneladas é alimentado por hidrogénio renovável, emitindo apenas vapor de água. O sistema gera mais de 200 kW de potência, garantindo uma autonomia de até 800 quilómetros e tempos de reabastecimento semelhantes aos dos veículos a gasóleo.
Com esta operação, a Bosch pretende não só reduzir as emissões de CO₂ da sua logística interna, mas também recolher dados reais para o desenvolvimento das próximas gerações de sistemas de propulsão, como os modelos Compact 190 e Compact 300.
O projeto integra-se na Estratégia do Hidrogénio 2.0 da Baviera, reforçando o papel da Bosch na criação de uma cadeia de valor do hidrogénio. A produção em série do sistema FCPM iniciou-se em 2023 em Estugarda-Feuerbach, com componentes provenientes das unidades de Bamberg e Homburg.
Segundo o diretor da fábrica, Alexander Weichsel, o sucesso desta operação demonstra que “a célula de combustível está pronta para produção em massa”. A Bosch acredita que o hidrogénio será fundamental para alcançar uma economia neutra em carbono e está a desenvolver soluções que abrangem toda a cadeia — da produção à utilização industrial e automóvel.
bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto-
Comerciais1 semana agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias2 semanas agoO novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Notícias2 semanas agoRenault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Notícias2 semanas agoMercedes surpreende com o Vision Iconic
-
Notícias2 semanas agoBYD inaugura fábrica no Brasil
-
Notícias1 semana agoToyota prepara drones para todo o terreno
-
Avaliações Usados2 semanas agoMercedes GLA (2013-2020)
-
Notícias6 dias agoNovo Porsche Macan GTS elétrico já tem preço
