Inspeções às motos arrancam em 2024 – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

Inspeções às motos arrancam em 2024

Published

on

Depois de muita contestação e numa altura em que o assunto estava meio “dormente”, eis que as inspeções periódicas obrigatórias (IPO) aos motociclos irão arrancar a partir de 1 de janeiro de 2024.



No dia 5 de maio foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei nº29/2023 que inclui um conjunto de alterações ao Decreto-Lei n.º144/2012 de forma a que este em conformidade com a Diretiva Europeia 2014/45/UE.

Além das alterações que passam a harmonizar o Decreto-Lei com a diretiva europeia no que diz respeito à cilindrada (anteriormente a cilindrada considerada era a partir de 250cc, mas a diretiva europeia considera a partir de 125cc), também foi definida a data da implementação das IPO: “A obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como a reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i ao presente diploma produz efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2024.”

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Motos

Lisbon Motorcycle Film Fest já tem datas para 2025

Published

on

A organização do festival de cinema dedicado ao universo das motos, o Lisbon Motorcycle Film Fest (LxMFF) ja tem datas definidas para a edição de 2025.



Aquela que será a nona edição do LxMFF terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025 e como sempre o Cinema São Jorge, em Lisboa, será o grande anfitrião por onde irão passar filmes, curtas-metragens, música, conversas e muita animação em torno da paixão e cultura das duas rodas.

Continuar a ler

Motos

FAMEL já tem investimento e vai mesmo regressar

Published

on

Já era conhecida a intenção de fazer renascer a marca nacional FAMEL, agora produzindo motociclos 100% elétricos, mas o renascimento da marca portuguesa estava a aguardar um investimento para poder arrancar definitivamente e agora esse investimento já existe.



A marca portuguesa FAMEL fundada em 1949 em Águeda vai mesmo regressar. Neste projeto de renascimento da marca foi aberta uma fase de investimento na qual já participou o fundo NOVUS, que é gerido pela Magnify Capital Partners, que em parceria com o Banco Português de Fomento investiu 2,45 milhões de euros. A este importante valor será ainda somada a participação de outras entidades privadas, por isso a soma total de investimento deverá ainda aumentar.

A nova FAMEL XF-17 será produzida em Anadia, zona onde a indústria de bicicletas tem uma forte implantação e que assim poderá permitir importantes parcerias de conhecimento técnico e fabrico de componentes. Neste particular a nova XF-17 será fabricada totalmente com componentes europeus sendo que cerca de 50% dos mesmos serão de produção nacional.

Joel Sousa, o CEO e co-fundador da FAMEL afirma que “a recuperação da FAMEL não é apenas sobre a produção de motos, é sobre reacender uma paixão e um legado. Com o renascimento da icónica XF-17, a FAMEL não só preserva a sua herança, como também se adapta à nova tendência de procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Topolino
    Concessionários falem em “degradação rápida” da empresa auto liderada por um português. É um modo crise que não dá para disfarçar. As...
  • por Mrodrigues
    Aí está ele! https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-f%C3%B3rum/f%C3%93rum-geral/121-t%C3%B3pico-mazda-superioridade-evidente/page118 ...
  • por Angelmike
    Olá muito boa tarde gente impecável! Tenho aqui uma pequena dúvida acerca da embraiagem do meu OPEL ASRRA G 1.7 DTI, ​​​eu vou mudar a...
  • por Predictor
    Boa tarde pessoall. Um dos Capturs que temos na frota da escola de condução está com estes sintomas há uns meses. Ao ligar o carro por...

Em aceleração