Comerciais
Ford desvenda nova E-Transit Courier

A Ford Pro desvendou a E-Transit Courier, um novo veículo comercial totalmente elétrico que oferece maior conetividade e produtividade aos clientes de furgões compactos e que, curiosamente, assenta na plataforma do popular Puma.

Alargando a gama de inovadores furgões de carga elétricos e conetados da Ford Pro, a nova E-Transit Courier está totalmente integrada com a plataforma de software e serviços conetados da Ford Pro para impulsionar, ainda mais, uma operação eficiente, incluindo soluções de carregamento de ponta a ponta e ferramentas de gestão do Software Ford Pro.

Para aumentar ainda mais a produtividade, a E-Transit Courier foi completamente redesenhada em torno de uma área de carga maior e mais flexível, que proporciona 25 por cento mais volume de carga do que o modelo anterior, além de uma capacidade melhorada que inclui maior carga útil 2 e espaço para duas Europaletes. O novo modelo, que deverá entrar em produção no final de 2024, terá as respetivas versões a gasolina e a gasóleo já no verão de 2023.
O grupo motopropulsor totalmente elétrico da E-Transit Courier foi concebido para proporcionar uma experiência de condução sem compromissos para os clientes, incluindo um potente motor elétrico de 100 kW (136 CV) e capacidade de condução One Pedal (Pedal Único).

A Ford Pro espera que a E-Transit Courier se torne popular entre os clientes que carregam os seus veículos em casa; o Ford Pro Charging visa uma carga de 11 kW AC durante a noite em casa de 5,7 horas, 3 e o carregamento pode ser agendado para tirar partido da energia mais barata durante a noite, utilizando o ecrã tátil do veículo ou o software de carregamento.
Para ajudar a uma carga eficiente na via pública, o veículo oferece uma capacidade de carga rápida CC até 100 kW. A Ford espera que o sistema acrescente 87 km de autonomia em apenas 10 minutos, e carregue de 10 a 80 por cento da bateria em menos de 35 minutos. 3 A E-Transit Courier oferece um ano de acesso gratuito à Blue Oval Charge Network, que está programada para incluir 500.000 carregadores públicos até 2024.

O sistema Plug & Charge vai permitir aos proprietários da E-Transit Courier simplesmente ligar o veículo à ficha sem fazer mais nada quando utilizam carregadores compatíveis com a Blue Oval Charge Network. O carregamento começa automaticamente e a fatura e o resumo da carga são enviados ao proprietário após o desligar da tomada. Para ir mais longe entre carregamentos, a função Intelligent Range, albergada na cloud, coleciona dados para fornecer números mais precisos de autonomia.
A conceção totalmente nova da E-Transit Courier proporciona uma maior capacidade de carga em todas as dimensões. A largura entre as rodas traseiras é de 1.220 mm, permitindo que o furgão compacto transporte, pela primeira vez, duas Europaletes. O volume total de carga é agora de 2,9 m3, 25 por cento mais do que na geração anterior.

Este valor pode ser aumentado utilizando a nova característica da antepara de carga, abertura que permite aos clientes transportar artigos como tábuas ou tubos com mais de 2.600 mm de comprimento. A carga útil máxima para o modelo totalmente elétrico é de 700 kg, com um peso máximo de reboque de 750 kg. Todos os modelos serão construídos em Craiova, Roménia, pela Ford Otosan, o fabricante do Transit Custom, o modelo mais vendido e a líder de segmento E-Transit.
Comerciais
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Aldeavieja

A LASO concluiu, o transporte das componentes destinadas à construção do Parque Eólico de Aldeavieja, numa operação exigente ao nível técnico e logístico.
Os trabalhos tiveram início a 5 de maio e consistiram no transporte de quatro torres eólicas, cujas componentes foram expedidas a partir de três localizações distintas. Esta dispersão geográfica exigiu mais coordenação logística, exigindo um reforço de recursos, a mobilização de mais equipas e um planeamento detalhado, de forma a garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Dada a elevada inclinação da estrada de acesso ao local de instalação, a operação exigiu a implementação de outro tipo de soluções. Para o transporte das componentes de maior peso e dimensão, tornou-se necessário o reforço do conjunto com dois carros de tração adicionais.
“Esta operação veio mostrar a capacidade da LASO em encontrar soluções adequadas aos nossos clientes”, refere o responsável pela operação.
O sucesso destes transportes deve-se ao profissionalismo das cerca de 60 pessoas envolvidas, entre motoristas, gestores de projetos, técnicos de qualidade e segurança e engenheiros destacados capazes de responder a qualquer desafio, na qualidade dos serviços prestados.
Comerciais
Ford Transit comemora 60 anos de conquistas na Europa

A 9 de agosto de 1965, o primeiro furgão Ford Transit saiu da linha de produção da fábrica da Ford em Langley, no Reino Unido. Naquela altura, poucos imaginavam o impacto duradouro que essa simples inovação teria no mundo dos negócios.

Em 2025, a Ford Transit celebra seis décadas de história, tendo-se consolidado como o principal meio de transporte de empresas e serviços em toda a Europa. Desde pequenos comerciantes locais até grandes serviços de entrega, a Transit continua a ser um símbolo de confiabilidade no setor comercial. “Nos últimos 60 anos, a Transit tornou-se sinónimo de trabalho bem feito”, destaca Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro para a Europa.

O impacto económico das empresas relacionadas com furgões é impressionante, com uma contribuição de cerca de 1 mil milhões de euros para as economias da UE e do Reino Unido em 2023. Este setor tem revelado um crescimento consistente, com um aumento de 27,4% desde 2017, superando o desempenho de várias indústrias não dependentes de furgões.

Além do seu sucesso histórico, a Transit tem vindo a adaptar-se às necessidades do presente e do futuro. A Ford Pro, que lidera o mercado europeu de veículos comerciais há mais de uma década, oferece agora versões elétricas de toda a gama Transit, incluindo a E-Transit e a E-Transit Custom. Estes modelos elétricos não só oferecem uma alternativa sustentável, como também ajudam as pequenas empresas a economizar.
Ao longo dos seus 60 anos de existência, a Transit respondeu a uma variedade de necessidades empresariais, desde o transporte de mercadorias até soluções personalizadas para serviços específicos. O seu design original, com um piso de carga plano e motor montado à frente, foi idealizado para facilitar a operação e o conforto. Além disso, a vasta rede de concessionários da Ford garantiu que os clientes tivessem o apoio necessário desde o início.

Hoje, a Ford Pro continua a evoluir, oferecendo soluções de software, carregamento e serviços conectados que garantem que os furgões Transit operem de forma eficiente. “Há seis décadas de experiência incorporadas em cada Transit e a nossa oferta continua a evoluir com base no feedback dos clientes”, afirma Schep.
Assim, a Transit não só permanece como uma parceira essencial para empresas de todas as dimensões, como também continua a sua jornada rumo a um futuro cada vez mais digital e elétrico.
Ao completar 60 anos, a Ford Transit é mais do que um simples furgão. Ela é um pilar do comércio europeu, sempre pronta a apoiar o crescimento das empresas e a dinamizar a economia do continente.

-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressa aos pontos
-
Comerciais1 semana ago
IVECO apresenta o novo S-eWay Artic
-
Notícias2 semanas ago
Marca chinesa poderá ter uma fábrica em Portugal
-
Curiosidades1 semana ago
Os carochas “made in China”
-
Notícias5 dias ago
Xiaomi SU7 Ultra é o elétrico mais rápido em Nurbürgring
-
Notícias2 semanas ago
Peugeot e-208 GTi está quase a ser revelado
-
Comerciais2 semanas ago
Centro logístico da MAN em Salzgitter na Alemanha cresce 30%
-
Notícias6 dias ago
Aí está o Peugeot E-208 GTi