Comerciais
Não parece, mas este camião esconde uma casa secreta
Criado para passar desapercebido quando está estacionado na rua, este camião da Ford é na verdade uma autocaravana ultra luxuosa.

À primeira vista dá ares de carro de trabalho duro, mas o robusto Ford E-450 de 1999 que vê na imagem (equipado com o motor Powerstroke de 7,3 litros, um dos Diesel mais fiáveis alguma vez fabricados), engana… “Culpa” da Epic Skoolies, que transformou o pesado num autêntico apartamento de luxo com todas as mordomias habituais em casas do género.

Debaixo da carroçaria de linhas quadradas e visual espartano, que foi mantido praticamente intacto a pedido do seu proprietário, está então toda a área transformada, com soalho em madeira de teca, material que está em vários acabamentos do interior, com vários pontos de luz LED, reguláveis de forma independente da restante iluminação de parede no escritório, na zona de estar, cozinha e casa de banho. No teto, os preparadores empregaram lâminas de pinho e incorporaram uma claraboia com uma persiana que multiplica a luz natural do habitáculo quando está aberta.

O luxuoso camião camper tem dois sofás convertíveis colocados em lados opostos, que podem configurar-se como camas de casal. Nos dois, há também espaços de arrumações inferiores, um destes dedicado a armazenar todos os sistemas elétricos do veículo. Uma televisão inteligente de 32 polegadas, associada a um sistema de som premium da JBL completam a configuração do salão.

Já a cozinha está toda acabada em aço inoxidável, que contrasta com a madeira e as superfícies brancas, a cor predominante. Entre os equipamentos, conta-se o frigorífico de dimensões avantajadas, com congelador, fogão, micro-ondas de 700W e lava-loiças completo.

Para alimentar todos estes dispositivos, o camião dispõe de placas solares de 800 W instaladas no teto e um tanque de propano de 75 kg, depósito de água doce com 284 litros de capacidade e outro para águas de 190 litros.
Na casa de banho, decorada com azulejos ‘Penny’, destaca-se o espelho iluminado com controlo tátil, cisterna elétrica e duche com efeito de chuva e massagem.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
