Notícias
Ford esgotou motores elétricos para customização
A Ford apresentou uma pick-up F-100 de 1978 convertida para propulsão elétrica mostrando o que pode ser feito com o seu motor elétrico “Eluminator” que equipa o Mustang Mach-E GT. O resultado foi que no espaço de dias o motor esgotou.
O mercado da customização não está a dormir e converter carismáticos modelos do passado com motores a combustão em modelos elétricos é uma das tendências do momento. Com a disponibilização do motor “Eluminator” de 281 cv de potência para que os preparadores concretizem os seus projetos de customização ou recuperação e eletrificação de clássicos, a Ford ofereceu uma solução que o mercado recebeu de braços abertos, esgotando o stock de motores que foi disponibilizado.
O motor custa cerca de 3.900 dólares, algo como 3.365€, mas a Ford ainda não vende baterias ou sistemas de controlo para este motor, cabendo aos preparadores desenvolver a sua própria solução.
Esta motorização elétrica já estava no catálogo de peças da Ford Performance desde agosto, mas foi a recente apresentação da pick-up F-100 no salao SEMA em Las Vegas que fez disparar as vendas.
Notícias
O adeus à AC Schnitzer
A AC Schnitzer deverá encerrar as portas até ao final deste ano, pondo assim um fim a quase 40 anos de preparações para modelos da BMW, Mini e também Toyota que tornavam os mesmos ainda mais entusiasmantes e exclusivos.
Fundada em 1987 na cidade de Aachen, na Alemanha, por Herbert Kohl e Willi Lammert, a AC Schnitzer ganhou o seu espaço no mundo dos preparadores com o seu trabalho em modelos da BMW, Mini e Toyota em que aprimorava e refinava as suas prestações ao mesmo tempo que esteticamente os tornava ainda mais exclusivos e apelativos.
Agora a AC Shnitzer vai fechar portas devido essencialmente ao aumento do preço das matérias primas, à redução do interesse por parte do mercado nos seus produtos e também pelo tempo perdido nos processos necessários para que as suas soluções sejam regulamentadas e homologadas pelas entidades competentes nessa matéria. De acordo com as palavras do seu diretor, Rainer Vogel, “se só conseguirmos lançar os nossos componentes no mercado oito ou nove meses depois da concorrência, não temos capacidade para competir no mercado.” Além disso, reforça que “não fomos bem-sucedidos em inspirar os clientes mais jovens a apreciar a condução desportiva da mesma forma que a geração dos seus pais o fez.”
O nome AC Shnitzer poderá não desaparecer do universo automóvel uma vez que é um nome que poderá interessar a muitos e a sua venda está em cima da mesa, mas fica a dúvida sobre se e como irá ressurgir no mercado.
Notícias
Mais radares de velocidade média
O governo tem a intenção de colocar mais 12 radares de velocidade média nas estradas portuguesas com o objetivo de reduzir a sinistralidade e o número de vítimas mortais e de feridos graves.
Até ao final de 2026 o governo pretende instalar mais 12 radares de velocidade média em várias estradas e essa iniciativa foi anunciada por Rui Rocha, o Secretário de Estado da Proteção Civil, após uma cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Lusoponte, empresa que faz a gestão das duas pontes sobre o rio Tejo. Esse protocolo insere-se na iniciativa “Visão Zero – Mais Cidadania para as Estradas de Portugal” que se integra na estratégia europeia para a redução da sinistralidade e do número de mortos e feridos graves em 50% até 2030.
A localização dos novos radares ainda não foi definida e segundo o Secretário de Estado, “estamos a fazer esta avaliação através da ANSR para garantir que estes pontos de controlo sejam encarados como instrumentos de prevenção e que levem os condutores a cumprir as regras estabelecidas”.
Rui Rocha também referiu que em conjunto com a área do governo responsável pela digitalização está a ser analisada uma maior aposta na utilização da inteligência artificial para gerir o tráfego, auxiliar na prevenção de acidentes e também melhorar a resposta das autoridades aos mesmos.
-
Comerciais2 semanas agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias2 semanas agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Comerciais1 semana agoForça Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
-
Notícias2 semanas agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Notícias1 semana agoBMW M3 Touring 24H, um sonho tornado realidade
-
Notícias2 semanas agoAudi poderá dizer adeus ao A8
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz VLE é a nova geração de monovolumes de luxo da marca alemã
-
Motos2 semanas agoProdutivos mas curtos, assim foram os testes do “Falcão”
