Comerciais
Falta de AdBlue ameaça paragem de camiões e autocarros
Published
3 anos anteson
By
Motor GuiaA maioria das fábrica de AdBlue na Europa pararam de produzir como consequência dos brutais aumentos de mais de 500% dos preços do gás natural, do qual se extrai o dito produto.
Isto trouxe como consequência um contínuo aumento do preço deste aditivo, necessário par que os automóveis, camiões e autocarros Diesel mais recentes possam mover-se.
O preço do AdBlue no fornecedor deverá subir na próxima semana cerca de 50%, o que no caso de um camião vai supor um custo adicional de 1000 euros por ano e com a previsão de que em algumas estações de serviço se comece a “racionar” a compra do produto. Em vários países europeus, como em Itália, por exemplo, muitas estações de serviço já se encontram atualmente sem AdBlue para venda.
Grande maioria dos camiões precisa de AdBlue
Convém lembrar que o AdBlue é imprescindível para o funcionamento dos motores Diesel numa grande parte dos camiões e autocarros produzidos a partir de 2009 e dos ligeiros de passageiros produzidos a partir de 2015, de forma a puderem cumprir a normativa europeia sobre a redução dos níveis de poluentes. Atualmente, e de acordo com diferentes estimativas, o número de veículos em circulação que consomem este aditivo é superior aos 2 milhões, no caso de ligeiros de passageiros e furgões, para além de 120 mil camiões e 30 mil autocarros… Se houver falta de AdBlue, todos estes veículos terão de parar.
Também pode gostar
A Skywell vai entrar no mercado dos veículos comerciais já em 2025 com a introdução de um novo furgão elétrico de grandes dimensões. O veículo, com o nome de código “233”, deverá ser lançado no Salão de Birmingham em abril do próximo ano.
A Skywell, parte da marca chinesa de eletrónica de consumo Skyworth, é nova na Europa. O seu modelo de estreia é o BE11 SUV, que estará à venda em novembro. As importações para o Reino Unido, por exemplo, estão a cargo da Innovation Automotive, a empresa por detrás da DFSK.
O 233 estará inicialmente disponível em dois comprimentos de carroçaria (5.490 mm e 5.990 mm) e duas alturas de tejadilho (2.200 mm e 2.700 mm), correspondendo a uma gama de volume de carga de aproximadamente 9,5 a 13 metros cúbicos.
Haverá a opção de um veículo com peso bruto de 3,5t ou 4,25t; este último oferece uma carga útil de até 1.755Kg. O Skywell 233 conta com um motor elétrico de 204 CV e pode ser equipado com uma bateria de 88 kWh ou 105 kWh. Os pormenores sobre a autonomia ainda não foram divulgados.
Comerciais
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Published
3 dias anteson
18/11/2024Já arrancou a 3ª edição da “Corações ao Volante”, iniciativa lançada pela Ford Trucks Portugal com o objetivo de apoiar a Corações Com Coroa.
A Corações Com Coroa atua em situações de vulnerabilidade social ou pessoal, e trabalha pela inclusão e dignidade de todas as pessoas, pela igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas. O sucesso das edições anteriores não deixou margem para dúvidas.
Este ano, a Ford Trucks Portugal aliou-se novamente à Corações Com Coroa e vai desafiar mulheres motoristas de pesados a participar numa ação em que, com as suas viagens, contribuem para atingir uma doação de 10.000€ para a Associação. “Podermos contar com o apoio da Ford Trucks e das mulheres motoristas de pesados que diariamente viajam e enfrentam desafios é um privilégio e contribui muito para fazer crescer a nossa missão”, reforça Ana Magalhães, da direção da Associação.
A forte adesão registada no primeiro ano de lançamento permitiu que o objetivo traçado para a primeira edição e que compreendia um donativo de 5.000€ fosse atingido em apenas três semanas, fazendo a doação em nome de todas as mulheres que se juntaram à causa. O sucesso ditou o aumento do valor do donativo para 2023, sendo que a forte adesão de mulheres motoristas de pesados tem permitido manter esta aliança em prol de uma causa que continua ativa, com a certeza que as mulheres motoristas continuarão a participar nesta iniciativa.
Daniela Oliveira, motorista da JMF com larga experiência nesta atividade, é a embaixadora da Corações ao Volante e realça a importância desta ação. A este respeito é perentória em afirmar “não podia estar mais satisfeita por poder associar-me novamente a esta iniciativa. Já lá vão três anos de muito sucesso e de objetivos cumpridos. Associo-me como mulher motorista que sou e pelas mulheres. Obrigada a todas as que no passado se juntaram a nós. É para mim um orgulho enorme poder fazer parte deste projeto, poder sentir que ano após ano a adesão de mulheres motoristas é maior. Por isso apelo a que todas as minhas colegas se juntem a mim, por um futuro melhor para todas as mulheres que necessitam do nosso apoio e ajuda. Juntas somos mais fortes”.
Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal refere: “Em 2022, envolvemo-nos na ajuda à Corações Com Coroa, mas as expectativas eram mais contidas, era tudo novo. No final, só posso dizer que foi uma aposta memorável. A adesão mostrou-nos que estávamos no caminho certo e só posso agradecer a confiança que depositaram em nós. A prova disso é que 2 anos passaram e o nosso apoio mantém-se. Para mais mulheres motoristas que se unam a este projeto, precisamos do vosso apoio na luta por uma causa tão nobre. É muito gratificante poder fazer mais por quem mais precisa”.
A participação está aberta a motoristas de todas as marcas. Basta aceder a www.fordtrucks.pt e preencher o formulário que é disponibilizado, inserir o trajeto de cada viagem, e os quilómetros percorridos e por fim partilhar as fotos e a iniciativa nas redes sociais, com #coraçõesaovolante e #fordtrucksportugal.
No site, o contador do donativo com o valor atingido é atualizado mediante as participações, sendo possível acompanhar em tempo real.
Em janeiro o valor angariado será entregue à Associação Corações com Coroa, que a ajudará a cumprir a sua missão.
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
A resistência de uma estrela
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Detetar problemas na sonda Lambda
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por AyresBoa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...
- por HBaptistaBom dia, Tenho feito pesquisas no mercado que está repleto de marcas; sub-marcas; modelos etc.etc. Gosto muito de uns e depois há as...
- por EscapeLivreA culpa é da malta lá do topico dos consumos que me deixou a marinar ideias de carro de média idade pa substituir o velho Polinho que tem 110 mil...
- por PeLeve"25 de Abril? 25 de Novembro? Qual o mais importante?... Há a necessidade de evitar que alguns reescrevam a História" Porque faltam cinco dias,...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais1 semana antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
Toyota revelou o GR86 Rally Legacy Concept
- Notícias1 semana antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos6 dias antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Notícias2 semanas antes
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona