Comerciais
Iveco Daily estreia caravana com a nova Camper

A Iveco e a Eurogaza unem esforços, tecnologia e experiência, para lançar esta impressionante Daily Camper.
O conceito Camper, um furgão adaptado para viajar com a máxima habitabilidade para se conseguir viver com ela, é sinónimo de vida ao ar livre, liberdade e viagens com a qual se descobrem e desfrutam dos lugares mais recônditos e inacessíveis. Uma tendência que tem visto um enorme crescimento nos últimos anos.
Pois bem, depois de 40 anos de evolução da Daily no mundo do transporte ligeiro, agora o modelo ganha uma nova faceta como veículo de recreio. Em conjunto com a Camper Eurogaza, um empresa especializada em design, produção e instalação de carroçarias de autocaravanas em veículos, com mais de 30 anos de vida, a Iveco inicia uma nova aventura.
O interior foi idealizado para garantir conforto, segurança e habitabilidade, e foram tidos em conta vários detalhes de isolamento térmico, assim como a possibilidade de realizar várias distribuições do espaço. A Daily Camper monta duas camas duplas (desmontáveis), podendo viajar e pernoitar quatro pessoas. A zona dormitório pode fazer as vezes de sala, campa dupla, cama de casal ou ainda garagem para uma bicicleta ou moto.
A luminosidade e ventilação da zona principal conta com três clarabóias no teto, assim como janelas laterais. O mobiliário foi feito em PVC espumado para melhorar a resistência, isolamento da humidade e até a limpeza.
A Iveco dá à Daily Camper um elevdo pacote de segurança e elementos de conforto, como o ESP9 com ASR, MSR e HBA, o assistente de arranque em subidas, o sistema LAC para reconhecimento da carga longitudinal, ou o sistema RMI & ROM para mitigar situações de perigo de capotamento.
Esta versão conta com motor Diesel F1A de 2,3 litros Heavy Duty que debita 156 CV e disponibiliza um binário máximo de 380 Nm com caixa automática Hi-Matic de oito velocidades.
A Iveco Daily Camper é produzida com uma estrutura que permite alcançar um comprimento total de 6 m e uma altura de 1,9 m no interior. A capacidade é de 12,3 m3, ainda que existe com altura interior de 2,1 m e um volume de 18m3.
Em termos de equipamento interior encontramos um fogão de dois bicos, lava-loiça, torneira de água quente e fria, torneira automática de 12V para duche de parede, frigorífico de 75 litros, depósito de 90 litros de águas limpas/sujas, bomba de água, isolamento inteiror em kaiflex de 20mm, cabina de chuveiro do lado esquerdo, cama dupla 198 x 130 na parte traseira, colchão de quatro peças, segunda cama sommier com colchão, tira de led com proteção, led no banho e quarto, entre muitos outros elementos. Do lado de fora tem um toldo branco de 3700 mm e dois focos LED para iluminação exterior.
Comerciais
Renault Trucks Oxygen é a nova aposta elétrica

A Renaut Trucks ainda está a testar o projeto Oxygen, pequeno camião elétrico ideal para rolar dentro da cidade e do perímetro urbano.
Esta versão, equipada com uma caixa frigorífica, concebida em parceria com a cadeia de supermercados Jumbo e a SVZ, começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão, com o apoio da filial holandesa da Renault Trucks.

Neste contexto, o construtor e os seus parceiros, conscientes da importância de limitar o seu impacto ambiental, combinaram os seus conhecimentos para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião urbano elétrico experimental de 26 toneladas, capaz de operar nas zonas de emissões zero holandesas. Desde 1 de janeiro de 2025, os municípios neerlandeses poderão designar zonas de emissões zero, nas quais só se pode entrar com um veículo de emissões zero, a fim de reduzir as emissões de CO2 nas zonas urbanas. Contrariamente à primeira experiência com a Geodis para a distribuição de produtos secos, esta nova etapa permitirá efetuar entregas refrigeradas em silêncio, sem emissões poluentes e com toda a segurança para os outros utentes da estrada, desde o armazém até ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período experimental de seis meses.

O protótipo do camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a produzir camiões eléctricos em série a partir de 2020.
O Oxygen é um veículo concebido especificamente para a cidade, combinando segurança, conforto e modernidade:
- Visibilidade e segurança melhoradas: o Oxygen possui uma cabina de entrada baixa e um grande para-brisas que proporciona ao condutor uma excelente visibilidade direta à altura dos utentes da estrada. Múltiplas câmaras substituem os espelhos, oferecendo uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permitindo a deteção de peões e utentes vulneráveis da estrada em ângulos mortos.
- Conforto e segurança do condutor: Foi instalada uma porta deslizante do lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados. Além disso, a entrada e a saída da cabina são mais fáceis devido à baixa altura de acesso.
- Perfeita conservação dos produtos transportados: O veículo está equipado com uma carroçaria isotérmica com temperatura controlada, adequada para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
- Integração na paisagem urbana: As linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados, privilegiando o conforto do condutor e a integração no ambiente urbano.

Comerciais
Nova geração DAF agora também alimentada por biodiesel B100

Para transportadores que pretendam passar a utilizar biodiesel B100, a nova geração DAF XF, XG e XG+ pode agora também ser fornecida com um motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para este combustível. Esta nova fonte de alimentação está disponível para tratores e rígidos.
O biodiesel B100, também conhecido como biodiesel FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) ou RME (ésteres metílicos de colza), é um combustível inteiramente produzido a partir de óleos vegetais e gorduras renováveis. O B100 reduz as emissões de CO2 em até 90% em todo o ciclo de vida quando comparado com o gasóleo fóssil, o que o torna semelhante ao HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio).
Para atingir as emissões de CO2 mais reduzidas possível, o MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 CV) está equipado com software especialmente concebido que tem em conta fatores como o valor calorífico inferior do biodiesel.
“Com a introdução do motor MX-13 para biodiesel, disponibilizamos uma alternativa aos transportadores que estão empenhados no transporte sustentável. Todos os camiões DAF com um motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões”, afirma Jeroen van den Oetelaar, responsável desenvolvimento produto da DAF Trucks. “Com a opção B100, fornecemos agora aos transportadores outra forma – para além do HVO e dos nossos grupos motopropulsores elétricos – de reduzir a sua pegada ecológica, sem fazer quaisquer concessões no que diz respeito à fiabilidade do veículo.”
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias1 dia ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos3 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Notícias2 semanas ago
Nissan mostra o novo Leaf
-
Motos4 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025