Notícias
Rolls Royce único, inspirado nos iates
Pontualmente a Rolls Royce produz um modelo único a pedido de algum dos seus clientes mais excêntricos e naturalmente endinheirados. Desta feita foi um apaixonado pelo mundo dos iates e da náutica que encomendou este Rolls Royce Boat Tail.
Com o azul a dominar todo o modelo, o Boat Tail é um descapotável com capota de lona onde imperam os materiais nobres e umas linhas que de imediato fazem a ligação com o universo dos iates de luxo. Basta olhar para a sua traseira que parece um deck e onde se encontra tudo o que é essencial para uma refeição numa qualquer paisagem paradisíaca à sombra do chapéu de sol que também está presente.
O interior segue a mesma linha e o luxo domina, não faltando o mini frigorífico para guardar o champanhe à temperatura ideal nem a loiça de porcelana e os talheres para as refeições devidamente personalizados com o logótipo “Boat Tail”.
Notícias
Lancia Delta fica para segundas núpcias
A Lancia parece ter desistido de lançar o novo Delta em 2028, como já havia sido avançado. Apesar de não ter feito nenhuma declaração sobre o assunto, na calendarização de modelos do Grupo Stellantis até 2030 o Delta não está contemplado.
Luca Napolitano, quando era CEO da Lancia, chegou a falar do alinhamento de três modelos da marca italiana com o Ypsilon, o Gamma e o Delta. Contudo este último não surge na apresentação da calendarização dos novos modelos previstos pelo Grupo Stellantis até 2030. Não quer dizer que o Lancia Delta esteja totalmente fora das cogitações, pois num plano a quatro anos muitas coisas mudam no mundo automóvel e também não houve uma declaração oficial sobre este modelo. No entanto, para já, não será tão cedo que o novo Delta verá a luz do dia e consequentemente não será fácil voltar a ver uma sigla “HF Integrale” a circular na estrada.
Notícias
O Google Maps dos romanos
O Império Romano foi o grande responsável pela criação de uma importante rede viária que ligava grande parte da Europa a Roma e agora essa rede pode ser consultada ao estilo do Google Maps.
O engenheiro e historiador holandês René Voorburg criou o Omnesviae, uma espécie de Google Maps que permite saber como era a rede viária no tempo dos romanos e até saber qual o melhor trajeto e distância para ir de uma cidade a outra.
Este “navegador” é baseado no trabalho do historiador Richard Talbert sobre a Tabula Peutingeriana, que era uma cópia dos tempos medievais do mapa que mostrava a rede viária oficial do Império Romano, complementado pelo Itinerário Antonino que é outro documento representativo das vias romanas.
No Omnesviae é possível definir o ponto de partida e o destino que tal como no Google Maps ele define o trajeto mais curto considerando as vias existentes na época. Curioso verificar que colocando o nome atual das localidades o Omnesviae quando define o trajeto “traduz” o nome das mesmas para o nome romano (quando possível). Assim de Lisboa a Madrid, segundo o Omnesviae, vamos de Olisipona a Miaccum.
É sabido que todos os caminhos vão dar a Roma, mas se calhar o Omnesviae, que pode consultar aqui, teria dado muito jeito aos habitantes do Império Romano naquele tempo.
-
Notícias1 semana agoDacia Striker chega abaixo dos 25.000 euros
-
Motos2 semanas agoConcentração de Faro já aquece
-
Notícias2 semanas agoIan Callum reinterpreta o Jaguar XJ220
-
Notícias2 semanas agoPrimeiro modelo com bateria de sódio é da Changan
-
Notícias2 semanas agoTorcal é o nome do primeiro Bentley 100% elétrico
-
Notícias1 semana agoMclaren recupera o seu primeiro modelo de estrada
-
Notícias6 dias agoVolkswagen vai repensar ligação ao futebol
-
Notícias5 dias agoRenault já fabricou um milhão de elétricos









