Comerciais
Volvo Trucks vai eletrificar grande parte da sua gama de camiões
Com o início das vendas no final deste ano de três novos modelos de gama alta totalmente elétricos, a Volvo Trucks acredita que chegou o momento de acelerar a adoção da eletrificação no transporte rodoviário pesado.

Esta perspetiva positiva baseia-se na capacidade dos camiões elétricos da Volvo de satisfazerem uma grande variedade de necessidades de transporte. Na UE, por exemplo, será possível eletrificar num futuro próximo quase metade de todos os transportes por camião.
Os grandes compradores de transportes nacionais e internacionais estão a mostrar um forte interesse nos veículos elétricos. Isso decorre dos seus próprios objetivos climáticos ambiciosos, bem como da exigência por parte dos consumidores para a descarbonização e transportes mais limpos.
Com o início das vendas dos novos modelos elétricos Volvo FH e Volvo FM, o transporte eletrificado é agora possível não apenas em zonas urbanas, mas também no tráfego regional entre cidades. Além disso, o novo modelo elétrico Volvo FMX cria novas formas de tornar as operações de transporte na construção mais limpas e silenciosas.
A produção dos novos modelos elétricos para a Europa terá início no próximo ano. Juntam-se ao Volvo FL Elétrico e ao Volvo FE Elétrico para transportes urbanos, que se encontram em produção em série desde 2019. Na América do Norte, as vendas do VNR Elétrico começaram em dezembro do ano passado. Com os novos modelos de camiões, a Volvo Trucks tem atualmente uma linha de seis camiões elétricos médios e pesados, o que a torna na mais completa gama de camiões elétricos comerciais do setor.

Com a adição dos novos produtos com maior capacidade de carga, linhas motrizes mais potentes e uma autonomia de até 300 km, o portfólio elétrico da Volvo Trucks permite cobrir cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas atualmente na Europa, revelam os estudos. Isto permite contribuir de forma importante para a redução do impacto climático do transporte rodoviário de mercadorias, que de acordo com as estatísticas oficiais representa atualmente cerca de 6% do total de emissões de CO2 na UE.
Além dos veículos elétricos, o programa de eletrificação da Volvo Trucks inclui um ecossistema completo com numerosas soluções de assistência, manutenção e financiamento, bem como outras opções que podem ajudar a facilitar uma transição mais rápida para o transporte eletrificado. A abordagem holística ajuda os clientes a manterem a produtividade e a controlarem a sua nova frota de transporte elétrico.
Comerciais
O primeiro Leapmotor Van é elétrico e ideal para a cidade
A Leapmotor reforça a sua aposta na mobilidade elétrica com o lançamento do novo T03 VCL, um veículo comercial ligeiro 100% elétrico desenvolvido para responder às crescentes necessidades da logística urbana.
Com este modelo, a marca pretende expandir a sua presença para além dos clientes particulares, direcionando-se agora a empresas, operadores de entregas e serviços urbanos que procuram soluções eficientes, económicas e com emissões zero. O crescimento das zonas de baixas emissões e das entregas de última milha impulsiona esta estratégia.

Baseado no modelo de passageiros T03, o T03 VCL foi adaptado para uso profissional, mantendo dimensões compactas (3.620 mm de comprimento) e oferecendo uma área de carga de 657 litros, com capacidade útil até 220 kg, ideal para ambientes urbanos exigentes.
Está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 158 Nm de binário, proporcionando uma autonomia até 256 km (WLTP), adequada para operações diárias. A bateria de 37,3 kWh permite carregamento rápido de 30% a 80% em cerca de 36 minutos.

Apesar da vocação comercial, o modelo inclui um bom nível de tecnologia e conforto, com painel digital de 8”, ecrã tátil de 10,1”, conectividade 4G, navegação online, controlo por voz e atualizações remotas. Através da app da marca, é possível gerir várias funções do veículo à distância.
Em termos de segurança, o T03 VCL integra diversos sistemas de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, controlo de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem e deteção de ângulo morto, além de vários airbags e câmara traseira.
O modelo será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, com encomendas previstas para abril em alguns países da União Europeia. A chegada aos concessionários está marcada para o verão, com um preço inicial de 15.435 € (+ IVA).
Com este lançamento, a Leapmotor reforça o seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade elétrica, oferecendo uma solução prática, acessível e adaptada às novas exigências do transporte urbano.

Comerciais
Grupo Adarsa toma conta da distribuição da Mercedes-Benz Vans em Portugal
A Mercedes-Benz decidiu transferir a operação de distribuição e pós-venda dos seus comerciais ligeiros em Portugal para o Grupo Adarsa, deixando de assegurar diretamente essa função. Ainda assim, garante que os clientes continuarão a ser atendidos através da atual rede de concessionários e oficinas autorizadas, mantendo o nível de serviço da marca.
Segundo a empresa, esta mudança visa criar bases mais sólidas e sustentáveis para o futuro deste segmento no mercado nacional, tirando partido da experiência do Grupo Adarsa no retalho e após-venda, bem como da sua capacidade financeira e conhecimento da marca. A Mercedes-Benz assegura também que este novo modelo permitirá preservar a experiência premium oferecida aos clientes.

Para a Mercedes-Benz Vans, esta transição representa um passo estratégico importante e reforça o compromisso com o mercado português. A marca destaca a parceria de longa data com o Grupo Adarsa, assim como a sua estrutura eficiente, digitalizada e especializada no setor dos comerciais ligeiros, fatores que considera essenciais para o sucesso da operação.
Por sua vez, o Grupo Adarsa assume esta responsabilidade como um reconhecimento da sua relação com a marca, comprometendo-se a desenvolver o negócio com foco no cliente, eficiência e digitalização.
No âmbito deste acordo, a Mercedes-Benz continuará a assegurar o fornecimento de veículos e peças para Portugal, garantindo continuidade no serviço, opções de personalização e apoio aos clientes através da rede oficial em todo o país.
-
Notícias2 semanas agoBMW iX3 venceu o World Car Of The Year 2026
-
Notícias2 semanas agoBatata frita derruba posto de abastecimento
-
Notícias2 semanas agoECAR Show em Lisboa com as novidades da mobilidade elétrica
-
Notícias1 semana agoAlpine A390 já pode ser encomendado e já tem preço
-
Comerciais2 semanas agoVolkswagen Caddy 2026 vai ser mais “elétrico” em 2026
-
Notícias1 semana agoPáscoa negra nas estradas portuguesas
-
Sem categoria2 semanas ago
PGRI dalam Mendorong Guru Berpikir Out of the Box
-
Notícias1 semana agoOs preços do novo Nissan Micra
