Chama-se Torsus Pretorian e é o autocarro escolar mais radical do mundo – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Chama-se Torsus Pretorian e é o autocarro escolar mais radical do mundo

Published

on

Em crianças, no colégio, todos sonhamos com o dia em que começa a nevar e a pouco e pouco as estradas vão ficando repletas de neve e… a escola não abre. Os carros não andam nem a carrinha ou o autocarros escolar se conseguem deslocar.



Mas, se todos os colégios tivessem em eu poder um destes autocarros Torsus Pretorian, não haveria tormenta ou catástrofe, capaz de impedir os alunos de chegarem à escola.

É que este autocarro 4×4 tem lotação para 35 crianças e pode transportá-los através dos terrenos mais abruptos e demolidores do planeta, com um interior de bancos personalizados que contam com cintos de segurança ajustáveis para todas as idades.

Motor MAN com 290 CV

A empresa checa que produz este tipo de veículo recorre a um chassis de altas prestações da MAN que conta com um motor de 6,9 litros de seis cilindros a gasóleo da mesma marca. Este motor proporciona ao Pretorian uma potência máxima de 290 CV e 1150 Nm de binário. Chega tudo ao asfalto através de um sistema de tração integral, como não podia deixar de ser.

As jantes do Pretorian estão envolvidas por uns pneus todo-o-terreno da Michelin e conta com uma altura ao solo de 340 mm, pelo que possibilita que o autocarro consiga andar em zona de água com até 900 mm de profundidade.

Aqui este Torsus Pretorian surge numa configuração de autocarro escolar, mas é proposto com outras configurações, desde um chassis-cabina até a uma ambulância para evacuação.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Daimler Truck testa camião com fuel cell a hidrogénio liquido

Published

on

Desde o ano passado, o camião protótipo com célula de combustível Mercedes-Benz GenH2 Truck, tem sido testado de uma forma intensiva, tanto na pista de testes do grupo, como em estradas públicas. A Daimler Truck testa agora um novo protótipo movido a hidrogénio liquido.



No estado liquido, é possível transportar uma maior quantidade de hidrogénio comparativamente ao estado gasoso, permitindo uma maior autonomia e um desempenho comparável ao de um camião convencional a gasóleo.


O objetivo no desenvolvimento do GenH2 Truck é uma autonomia de até 1.000 quilómetros, adequada para aplicações flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte de longo curso de mercadorias pesadas.

O início da produção em série para camiões movidos a hidrogénio está prevista para a segunda metade da década.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Trucks alcança liderança no mercado nacional de pesados de mercadorias

Published

on

A Ford Trucks alcançou o primeiro lugar do ranking nacional de veículos pesados de mercadorias em julho, ao ter matriculado 82 dos 355 veículos pesados registados no mês passado em Portugal.



A marca atinge assim uma quota de mercado de 23,1% no mês em que se verificou um crescimento de 49,2% no mercado nacional comparativamente com o período homólogo do ano anterior.

Em apenas 3 anos de presença no mercado nacional, este é considerado um “feito extraordinário, fruto do esforço de toda a equipa, que a todos nos orgulha, mas também da confiança depositada em nós, pelos nossos clientes”, refere Bruno Oliveira CEO da Ford Trucks em Portugal. O responsável acrescenta que “continuamos a contrariar as expectativas do mercado, com um crescimento que queremos sustentável. Acreditamos que temos uma estratégia forte, qualidade na nossa oferta e uma equipa extremamente motivada para estabelecer relações fortes com os nossos clientes e que isso nos permitirá manter uma operação bem sucedida.”

Apesar deste ser considerado um marco importante na história da marca, um dos objetivos imediatos é atingir as 1000 viaturas vendidas no mercado nacional. “Estamos neste momento nas 707 viaturas, mas cremos que, muito em breve, poderemos celebrar as 1000 e festejar com toda a equipa, clientes e parceiros”, perspetiva Bruno Oliveira.

No âmbito da sua estratégia nacional, a Ford Trucks continua a apostar na sua rede de assistência pós-venda com 6 oficinais de Norte a Sul do País e perspetiva-se uma nova abertura em Braga, complementando assim a sua rede.

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração