Notícias
Um tributo a Hannu Mikkola
O piloto finlandês Hannu Mikkola foi um daqueles pilotos que conquistou o estatuto de lenda dos ralis pela sua carreira de 31 anos em que se sagrou Campeão de Ralis em 1983 e por ter sido um dos pilotos dos “indomáveis” modelos de grupo B nos anos 80.
No passado dia 26 de fevereiro Hannu Mikkola deixou-nos, ficando o seu legado de grande piloto ao volante de vários modelos míticos da Ford e especialmente da Audi tendo mesmo chegado a ser apelidado de “mister Audi”. Começou nos ralis com um Volvo e foi fazendo o seu trajeto com inúmeras vitórias, três das quais no Rali de Portugal em 1979 (com um Ford Escort RS 1800) e em 1983 e 1984 (ambas com o Audi Quattro).
Em jeito de tributo a este grande piloto que tantos deliciou com a sua condução e que foi o primeiro finlandês a ganhar a alcunha de “finlandês voador” (Flying Fin) aqui deixamos um vídeo com belas imagens do Rali dos 1000 Lagos (prova que venceu por quatro vezes) da edição de 1985 em que Mikkola participou ao volante do impressionante Audi Quattro S1 de grupo B:
Notícias
Lamborghini bate recorde de vendas em 2025
A Lamborghini registou um número recorde de vendas ao atingir os 10.747 modelo vendidos num só ano, feito que também se refletiu nas contas da marca italiana, já que foi o seu segundo melhor ano em termos de faturação.
O ano de 2025 foi particularmente bem sucedido para a marca italiana pois o ano na sua história em que vendeu mais modelos. No total foram 10.747 unidades que renderam 3,2 mil milhões de euros, o segundo melhor ano em termos de faturação desde que foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini. Este marco foi atingido muito graças à procura pelo Lamborghini Revuelto e também ao sucesso do programa de personalização Ad Personam da marca de Sant’Agata Bolognese já que 94% dos modelos vendidos tiveram um “toque” pessoal deste programa.
Para 2026 a marca espera continuar com os bons resultados e para conseguir isso conta com a nova “arma” do seu arsenal, o Lamborghini Temerario.
Notícias
BMW já revelou o novo i3, o primeiro Série 3 elétrico
O novo BMW Série 3 já vai na oitava geração e esta é a primeira que conta com uma proposta totalmente elétrica, o BMW i3. Trata-se de uma forte aposta do construtor bávaro que assim também marca uma posição ao “eletrificar” o Série 3, modelo que há mais de cinquenta anos é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da marca alemã.
Este novo BMW Série 3 100% elétrico dará pelo nome de BMW i3, nada tendo a ver com o “antigo” i3 e assumindo-se como o segundo modelo da nova era da BMW a Neue Klasse que já começou com o BMW iX3. Como seria de esperar este BMW i3 partilha muitos elementos com o o seu “irmão” SUV. A plataforma é a mesma, o sistema elétrico de 800 V é o mesmo e até as baterias são as mesmas. Tal como aconteceu com o iX3, a versão i3 50 xDrive com tração integral também será a primeira a ser comercializada, sendo de esperar futuras opções com menos potência, tração traseira e também as mais potentes com a assinatura “M”.
Este novo BMW i3 conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, que em conjunto lhe dão uma potência máxima de 469 cv e um binário de 645 Nm. Alimentado pela bateria de 108 kWh o i3 tem uma autonomia de 900 quilómetros e a sua arquitetura elétrica de 800 V permite-lhe recuperar 400 quilómetros de autonomia em 10 minutos de carregamento.
Fabricado na unidade de Munique, a casa-mãe do Série 3, este i3 deverá entrar em produção no próximo mês de agosto e o seu lançamento no mercado deverá ocorrer mais perto do final do ano. Para já, a marca ainda não avançou com estimativas de preço para este novo BMW i3.






-
Legislação2 semanas agoRespeitar a faixa de BUS
-
Notícias2 semanas agoNovo Suzuki e Vitara a partir de 32.639€
-
Comerciais5 dias agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias1 semana agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Comerciais2 semanas agoPrimeiro camião elétrico dos CTT é um eCanter
-
Notícias Motos2 semanas agoFlying Flea C6 quase no mercado
-
Notícias4 dias agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Notícias1 semana agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider

