Dicas para uma boa alimentação quando passa o dia atrás do volante – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Dicas para uma boa alimentação quando passa o dia atrás do volante

Published

on

A profissão de camionista é das mais exigente no que diz respeito à necessidade de boas condições físicas e mentais, simultaneamente. Para isso, é importante manter uma boa alimentação, não só quando está ao volante, mas essencialmente quando “confinado” a esse espaço.


Comer bem é sinónimo de saúde. Mas comer bem não significa comer muito, como diziam os nossos avós. Uma alimentação saudável e equilibrada previne doenças e melhora a qualidade de vida. Com pequenos cuidados na sua rotina diária, é possível viver muito melhor.
O estilo de vida convencional dos motoristas de veículos pesados estimula o aparecimento de diversos problemas de saúde.

Entre eles há uma grande proporção de pessoas com uma vida sedentária, alimentação inadequada, excesso de peso e hipertensão, agravada no caso dos fumadores.. Com todos estes fatores, quem mais sofre é o coração, facilitando o aparecimento de doenças coronárias.

Horas ao volante para cumprir o prazo da entrega e viagens longas, essa é a rotina da maioria dos camionistas que por causa da “falta de tempo” se alimentam de forma inadequada ficando vulneráveis a ter problemas de saúde, como obesidade, hipertensão arterial e até mesmo sofrer um enfarte.

Fazer refeições fora de horários fixos agrava os problemas de obesidade e os distúrbios cardíacos. Esta vida desregrada que os camionistas acabam por levar, favorece a obesidade, que traz como consequências problemas cardíacos e ortopédicos (lombalgias, dores nos joelhos, etc.). Muitos trocam uma boa refeição por uma sandes com um sumo ou imperial ou ainda por “fast food”.

Todos os camionistas sabem que para manter o bom desempenho de seu camião é necessário utilizar um combustível de boa qualidade. A mesma prática deverá ser aplicada no momento de escolher os alimentos para ingerir durante as refeições. Afinal, da mesma forma que um camião sem um bom combustível vê as suas funcionalidades reduzidas, um corpo que não ingere alimentos saudáveis não funciona bem e fica mais vulnerável ao aparecimento de doenças.

Atenção ao consumo de bebidas alcoólicas

A combinação “álcool e condução” é o maior crime no trânsito, quem bebe e conduz nunca estará seguro na estrada; Além dos riscos de vida, beber e conduzir é crime, o motorista que conduz bêbado poderá ter de pagar uma multa ou mesmo ser preso.

E lembre-se um café forte, um banho frio e “apanhar ar” não protegem a vida de um camionista alcoolizado.

10 passos para a alimentação saudável de um camionista

1. Coma sempre verduras e legumes de cores variadas: amarelo, laranja, vermelho, verde escuro, verde claro, roxo, etc. Quanto mais colorido for o prato, mas rica e equilibrada é a alimentação.
2. Mastigue bem. Quanto mais mastigamos, mais absorvemos os nutrientes dos alimentos.
3. Prefira alimentos grelhados, cozidos e refogados. Fritos engordam e dificultam a digestão.
4. Beba pelo menos oito copos de água por dia, mas procure não beba durante as refeições.
5. Tenha sempre frutas no camião e coma pelo menos três por dia, entre as refeições.
6. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três pequenos lanches entre elas. Assim, quando for comer, não corre o risco de exagerar.
7. Não durma imediatamente a seguir à refeição, nem coma alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.
8. Prefira carnes magras, de aves, e peixe.
9. Coma bastante salada crua.Contém fibras, que são muito importantes para a saúde.
10. Diminua o consumo de sal, açúcar, doces e refrigerantes.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Continental lança quinta geração Conti Eco para pesados

Published

on

A Continental apresentou recentemente em Hannover a sua mais recente inovação em matéria de pneus para o sector dos transportes: a quinta geração da linha Conti Eco.



Os novos pneus para camiões da Continental foram desenvolvidos para permitir que as empresas de transporte reduzam significativamente o consumo de combustível e as emissõesde CO2 nas operações regionais e de longo curso, ajudando assim a diminuir os custos operacionais. Além disso, Ferdinand Hoyos, diretor da área de negócio de pneus de substituição para a região EMEA da Continental, afirma: “Estamos convencidos de que oferecemos o pneu certo no momento certo.

O impacto ambiental dos novos pneus Conti Eco também é afetado positivamente por estas melhorias. “Se o nosso produto aumenta a eficiência de combustível do camião e dura mais tempo, o resultado é uma redução das emissõesde CO2”, afirma Kaiser. Estes pneus não são apenas uma escolha ecológica, mas também económica, uma vez que a redução do consumo de combustível e o aumento da vida útil dos pneus reduzem os custos a longo prazo para os operadores de frotas.


A Continental também continua a avançar na digitalização das frotas com sensores de última geração que podem ser instalados nos pneus Conti Eco Gen 5 diretamente da fábrica. Isto, juntamente com a solução de gestão de pneus ContiConnect 2.0, permite a monitorização remota em tempo real e o planeamento de serviços preditivos, reduzindo substancialmente os custos operacionais relacionados com os pneus.

Além disso, as novas carcaças de pneus foram concebidas desde o início para serem ideais para a recauchutagem, apoiando assim a sustentabilidade e a eficiência de custos no setor dos transportes.
Os pneus Conti Eco estarão disponíveis em várias medidas, incluindo 315/70 R 22.5 e 385/65 R 22.5 para os eixos direcional e motor, proporcionando opções versáteis para diferentes necessidades das frotas.

Continuar a ler

Comerciais

Nova VW California é desvendada a 7 de maio

Published

on

Desde 2003, a autocaravana mais bem sucedida do seu segmento tem sido fabricada inteiramente pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanôver. Depois de mais de 20 anos e duas gerações, agora é hora de renovar completamente a popular motorhome.



No entanto, não sem dizer adeus ao modelo de maior sucesso da gama até hoje. Os últimos veículos produzidos serão premiados com um autocolante “Última Edição”. A estreia mundial do sucessor acontecerá em 7 de maio de 2024. A nova geração da Califórnia será construída na fábrica alemã da VWCV em Hanôver a partir do verão de 2024.

Era, e ainda é, a autocaravana mais popular da sua classe. Nas variantes Beach, Coast e Ocean, é mais popular do que nunca na edição atual como California 6.1 e agora está esgotado. A encomenda individual nos concessionários terminou. As últimas 1.500 Califórnia que sairão da linha de produção em Hanover-Limmer até ao verão serão reconhecidos, de longe, pelos fãs. Isso porque recebem um autocolante no pilar D com a designação “Last Edition” e, assim, transmitem inequivocamente ao mundo exterior que eles são os últimos Califórnia baseados no Transporter 6.1.

O California 6.1 amadureceu graciosamente e ainda é o número 1 indiscutível no seu segmento. No entanto, é hora de repensar completamente a série e torná-la adequada para o futuro – mantendo características comprovadas e populares da Califórnia e sempre estando um passo à frente da concorrência com mais inovações.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração