Dicas para uma boa alimentação quando passa o dia atrás do volante – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Dicas para uma boa alimentação quando passa o dia atrás do volante

Published

on

A profissão de camionista é das mais exigente no que diz respeito à necessidade de boas condições físicas e mentais, simultaneamente. Para isso, é importante manter uma boa alimentação, não só quando está ao volante, mas essencialmente quando “confinado” a esse espaço.


Comer bem é sinónimo de saúde. Mas comer bem não significa comer muito, como diziam os nossos avós. Uma alimentação saudável e equilibrada previne doenças e melhora a qualidade de vida. Com pequenos cuidados na sua rotina diária, é possível viver muito melhor.
O estilo de vida convencional dos motoristas de veículos pesados estimula o aparecimento de diversos problemas de saúde.

Entre eles há uma grande proporção de pessoas com uma vida sedentária, alimentação inadequada, excesso de peso e hipertensão, agravada no caso dos fumadores.. Com todos estes fatores, quem mais sofre é o coração, facilitando o aparecimento de doenças coronárias.

Horas ao volante para cumprir o prazo da entrega e viagens longas, essa é a rotina da maioria dos camionistas que por causa da “falta de tempo” se alimentam de forma inadequada ficando vulneráveis a ter problemas de saúde, como obesidade, hipertensão arterial e até mesmo sofrer um enfarte.

Fazer refeições fora de horários fixos agrava os problemas de obesidade e os distúrbios cardíacos. Esta vida desregrada que os camionistas acabam por levar, favorece a obesidade, que traz como consequências problemas cardíacos e ortopédicos (lombalgias, dores nos joelhos, etc.). Muitos trocam uma boa refeição por uma sandes com um sumo ou imperial ou ainda por “fast food”.

Todos os camionistas sabem que para manter o bom desempenho de seu camião é necessário utilizar um combustível de boa qualidade. A mesma prática deverá ser aplicada no momento de escolher os alimentos para ingerir durante as refeições. Afinal, da mesma forma que um camião sem um bom combustível vê as suas funcionalidades reduzidas, um corpo que não ingere alimentos saudáveis não funciona bem e fica mais vulnerável ao aparecimento de doenças.

Atenção ao consumo de bebidas alcoólicas

A combinação “álcool e condução” é o maior crime no trânsito, quem bebe e conduz nunca estará seguro na estrada; Além dos riscos de vida, beber e conduzir é crime, o motorista que conduz bêbado poderá ter de pagar uma multa ou mesmo ser preso.

E lembre-se um café forte, um banho frio e “apanhar ar” não protegem a vida de um camionista alcoolizado.

10 passos para a alimentação saudável de um camionista

1. Coma sempre verduras e legumes de cores variadas: amarelo, laranja, vermelho, verde escuro, verde claro, roxo, etc. Quanto mais colorido for o prato, mas rica e equilibrada é a alimentação.
2. Mastigue bem. Quanto mais mastigamos, mais absorvemos os nutrientes dos alimentos.
3. Prefira alimentos grelhados, cozidos e refogados. Fritos engordam e dificultam a digestão.
4. Beba pelo menos oito copos de água por dia, mas procure não beba durante as refeições.
5. Tenha sempre frutas no camião e coma pelo menos três por dia, entre as refeições.
6. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três pequenos lanches entre elas. Assim, quando for comer, não corre o risco de exagerar.
7. Não durma imediatamente a seguir à refeição, nem coma alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.
8. Prefira carnes magras, de aves, e peixe.
9. Coma bastante salada crua.Contém fibras, que são muito importantes para a saúde.
10. Diminua o consumo de sal, açúcar, doces e refrigerantes.

Comerciais

Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs

Published

on

A Iveco Veículos de Defesa e as Forças Armadas alemãs assinaram um acordo de compra e venda de 1.048 camiões GTF (blindados) feitos com base no Iveco Trakker 8×8 e que serão entregues até 2028.


O primeiro lote de 224 unidades será entregue ainda este ano com cinco configurações diferentes para o transporte de contentores com guindaste e guincho para carregamento.

Todos os veículos surgem equipados com motores Euro 6 e vão ser entregues com cabina protetora que oferece os melhores níveis de balística do segmento, proteção de minas, NBQ (proteção nuclear, biológica e química) e IED (proteção improvisada de explosivos. Estas cabinas oferecem ainda um nível de conforto elevado e foram desenhadas para acomodar váríos sistemas militares de comunicação e ainda de comando.

Os veículos vão ser produzidos na unidade fabril de Ulm, onde é a sede da Magirus. Todavia, a Iveco já havia feito negócio com as Forças Armadas alemãs para 2000 Trakker em versões 8×8 e 6×6 nas configurações TEP 90 (estação móvel de desintoxicação), STW 8×8 (camião cisterna), 8×8 basculantes, porta-contentores 8×8 ISO e algumas unidades em Trator 6×6.

Continuar a ler

Comerciais

GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop

Published

on

O CES (Consumer Eletronic Show) que este ano aconteceu de forma virtual, serviu de palco para a apresentação de um novo carro elétrico da General Motors e de uma nova marca apelidade de Bright Drop.



Todos os carros elétrico produzidos pelo gigante americano vão receber esta designação e vão começar a ser produzidos este ano. O primeiro veículo é este furgão elétrico EV600.
Desenvolvido sob uma nova plataforma desenvolvida pela GM, conta com bateria Ultium, produzidas em parceria com a LG. Ainda se conhecem poucos detalhes técnicos, mas há quem diga que a cadeia cinemática será idêntica à da pick-up elétrica do Hummer.

Este é um furgão de entregas totalmente elétrico com tração às quatro rodas e um compartimento de carga de 17 m3. A GM promete uma autonomia elétrica de 402 km com uma única carga de bateria. A capacidade desta não foi revelada, conhece-se apenas o número de módulos da bateria Ultium: 20.

Quanto a capacidade de carregamento, o EV600 está pronto a aceitar corrente CC relativamente modesta de 120 kW. Numa hora ligado à tomada, fica com um carregamento para 274 km de autonomia.

Continuar a ler

Comerciais

Trabalhe em qualquer lugar neste confinamento com o novo Nissan NV350 Office Pod Concept

Published

on

Trabalhar a partir do carro nunca nos pareceu tão libertador graças ao mais recente concept da Nissan. Tem por base o NV350 Caravan, o “Office Pod” é a autocaravana perfeita para enfrentar esta pandemia.



Farto de trabalhar no seu escritório atulhado, curvado sobre uma secretária ou sentado na cadeira da cozinha? Farto da vista da janela da sua casa? Todos estes “problemas” e muitos mais podem ser resolvidos com este Office Pod, desvendado no Salão de Tóquio de 2021 em formato virtual.

Lá dentro encontramos uma secretária e uma cadeira de escritório que desliza da parte traseira do veículo. Os acabamentos são modernos e numa cor branca estilo escritório e, ao saírem do furgão, criam mais espaço dentro da NV350 Caravan e permite ainda usufruir da vista para o exterior.

Contempla ainda uns degraus que podem se colocados ao lado da porta deslizante para se poder sair e entrar no escritório de forma simples e rápida. Há ainda detalhes como uma máquina para aquecer água, várias chávenas…

Mas o melhor detalhe, de longe, é o terraço no tejadilho para apanhar sol. Vem com chapéu de sol e espreguiçadeira e é o local ideal para uma escapadinha de almoço após um longo dia de trabalho na caravana.
O lado de fora está forrado a vinil branco dando à NV350 um aspeto de escritório mais realista.
Para já é só um concept, mas quem sabe não poderá ser uma realidade nos próximos tempos? A pandemia não tem dado tréguas e quanto mais isolados estivermos, infelizmente parece ser o melhor.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração