Novo MAN TGX foi eleito Camião Internacional do Ano 2021 – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Novo MAN TGX foi eleito Camião Internacional do Ano 2021

Published

on

O novo TGX da MAN foi eleito Camião Internacional do Ano 2021 por um júri de 24 editores e jornalistas especializados em veículos comerciais, que representam as 24 revistas sobre veículos pesados mais prestigiadas da Europa.



 

Este aclamado prémio foi entregue a Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck and Bus, no decurso de uma cerimónia virtual que teve lugar na sede da MAN, em Munique, Alemanha. Com 155 votos conquistados, o topo de gama do construtor alemão levou de vencido o desafio colocado pelo também renovado Volvo FH.

Tendo por base o regulamento interno do ITOY (International Truck of the Year), este prémio anual é conferido ao camião novo lançado no mercado durante os últimos 12 meses e que contribuiu de sobremaneira para a eficiência do transporte rodoviário. Na votação, são considerados diversos aspectos importantes, incluindo as inovações tecnológicas, o conforto, a segurança, a manobrabilidade, a economia de combustível, a pegada ambiental e o TCO (Total Cost of Ownership).

Mantendo o “ar de família” da gama TG que cessa agora funções, o novo TGX representa um passo em frente em termos de conforto, segurança, eficiência, conectividade, serviços e ainda no interface homem-máquina.

Durante testes exaustivos levados a cabo no passado mês de Fevereiro em Bilbau, Espanha, e mais recentemente entre a Alemanha e a Áustria, os membros do júri internacional apreciaram as melhorias aerodinâmicas da cabina, que em conjunto com os motores D26 e D38 Euro 6d, eixos otimizados e cruise control assistido pela navegação, que contribuíram para uma redução eficaz do consumo de combustível.

O júri destacou ainda o interface homem-máquina do novo veículo, que tem por base um sistema de leitura e utilização muito simples, painel de instrumentos digital e a cores e ainda um novo comando rotativo (Smart Select) que permite accionar toda a parte de multimédia no ecrã central, complementado pelo volante multifunções.

Por fim, os jornalistas do IToY referiram como muito importante o leque de sistemas de assistência à condução, que possibilitam ao condutor estar ainda mais atento às condições da operação e do trânsito.

Resumindo os votos, o presidente do Júri do Camião Internacional do Ano, Gianenrico Griffini afirmou, “com a introdução do novo TGX, a MAN tem agora um camião orientado para o futuro do transporte de longo curso, repleto de argumentos para responder às necessidades do transporte rodoviário a médio e longo prazo.

Comerciais

Glenfiddich produz biogás com resíduos do seu whisky de malte

Published

on

O produtor de whisky escocês Glenfiddich está a converter os seus camiões de distribuição para que trabalhem com biometano, gás é produzido a partir dos resíduos do seu whisky de malte durante o processo de destilação.



Na destilaria da William Grant and Sons, Dufftown, na Escócia, a empresa instalou estações de serviço, pois tem o firme objetivo de converter os resíduos da sua produção de whisky em combustível de carbono para os seus camiões de distribuição.
A empresa está imersa numa iniciativa sustentável para processar a 100% os seus resíduos. A marca de whisky vendia os grãos que sobejavam do processo do malte como alimento para o gado com pouco teor proteico.

Não obstante, através de um processo de digestão anaeróbica, no qual as bactérias decompõem a matéria orgânica produzindo biogás, a destilaria pode empregar estes resíduos líquidos de forma a produzir o seu próprio combustível, e deste modo, reciclar todos os resíduos.
Atualmente, este biometano já está a ser consumido por três camiões Iveco que realizam o transporte do dito whisky desde a destilaria de Dufftown até a engarramento da bebida, noutras quatro instalações da empresa localizada no centro e oeste da Escócia.

A William Grant ans Sons conta com uma frota de 20 camiões que planeia reconverter para biogás na sua totalidade. Pretende ainda revelar este “segredo” a outras marcas de whisky.

Continuar a ler

Comerciais

Iveco Daily estreia caravana com a nova Camper

Published

on

A Iveco e a Eurogaza unem esforços, tecnologia e experiência, para lançar esta impressionante Daily Camper.



O conceito Camper, um furgão adaptado para viajar com a máxima habitabilidade para se conseguir viver com ela, é sinónimo de vida ao ar livre, liberdade e viagens com a qual se descobrem e desfrutam dos lugares mais recônditos e inacessíveis. Uma tendência que tem visto um enorme crescimento nos últimos anos.

Pois bem, depois de 40 anos de evolução da Daily no mundo do transporte ligeiro, agora o modelo ganha uma nova faceta como veículo de recreio. Em conjunto com a Camper Eurogaza, um empresa especializada em design, produção e instalação de carroçarias de autocaravanas em veículos, com mais de 30 anos de vida, a Iveco inicia uma nova aventura.

O interior foi idealizado para garantir conforto, segurança e habitabilidade, e foram tidos em conta vários detalhes de isolamento térmico, assim como a possibilidade de realizar várias distribuições do espaço. A Daily Camper monta duas camas duplas (desmontáveis), podendo viajar e pernoitar quatro pessoas. A zona dormitório pode fazer as vezes de sala, campa dupla, cama de casal ou ainda garagem para uma bicicleta ou moto.

A luminosidade e ventilação da zona principal conta com três clarabóias no teto, assim como janelas laterais. O mobiliário foi feito em PVC espumado para melhorar a resistência, isolamento da humidade e até a limpeza.

A Iveco dá à Daily Camper um elevdo pacote de segurança e elementos de conforto, como o ESP9 com ASR, MSR e HBA, o assistente de arranque em subidas, o sistema LAC para reconhecimento da carga longitudinal, ou o sistema RMI & ROM para mitigar situações de perigo de capotamento.
Esta versão conta com motor Diesel F1A de 2,3 litros Heavy Duty que debita 156 CV e disponibiliza um binário máximo de 380 Nm com caixa automática Hi-Matic de oito velocidades.

A Iveco Daily Camper é produzida com uma estrutura que permite alcançar um comprimento total de 6 m e uma altura de 1,9 m no interior. A capacidade é de 12,3 m3, ainda que existe com altura interior de 2,1 m e um volume de 18m3.

Em termos de equipamento interior encontramos um fogão de dois bicos, lava-loiça, torneira de água quente e fria, torneira automática de 12V para duche de parede, frigorífico de 75 litros, depósito de 90 litros de águas limpas/sujas, bomba de água, isolamento inteiror em kaiflex de 20mm, cabina de chuveiro do lado esquerdo, cama dupla 198 x 130 na parte traseira, colchão de quatro peças, segunda cama sommier com colchão, tira de led com proteção, led no banho e quarto, entre muitos outros elementos. Do lado de fora tem um toldo branco de 3700 mm e dois focos LED para iluminação exterior.

Continuar a ler

Comerciais

Piaggio Commercial chega a Portugal “pelas mãos” da Bergé Auto

Published

on

Depois da Maxus, marca introduzida este ano no portefólio do Grupo Bergé Auto em Portugal, é chegada a vez da Piaggio Commercial.



A Piaggio Commercial, marca do Grupo Piaggio para viaturas comerciais ligeiras de quatro rodas, vai entrar no mercado português, através do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores automóveis da Europa e da América Latina, que aumenta as suas operações em Portugal, mercado onde já é responsável pela presença da Mitsubishi, Fuso, Kia, Isuzu e Maxus.

A Piaggio Commercial é hoje uma operação autónoma e parte integrante do segmento de negócio de viaturas comerciais do Grupo Piaggio, o qual desde a sua criação, em 1884, é amplamente conhecido e reconhecido como o maior construtor europeu de viaturas de duas rodas (scooters e motorizadas) e um dos líderes de mercado da indústria a nível mundial.

Com a chegada ao mercado nacional prevista para o final do terceiro trimestre deste ano e a introdução da gama de comerciais ligeiros Porter NP6, a Piaggio Commercial contará com a experiência e capacidade instalada do Grupo Bergé Auto em Portugal, tanto a nível comercial como de assistência, peças e serviços de após-venda.

A oferta da marca contempla versões em chassis-cabina com várias distâncias entre eixos, tanto em rodado simples como duplo, bem como soluções de caixa de carga fixa ou basculante disponíveis para toda a gama. Já na componente mecânica, a gama Porter NP6 conta com o motor Euro6D-FINAL de 1.5 litros de 16V bifuel, com autonomias LPG de até 400 km, acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
Francisco Geraldes, Administrador da Bergé Auto em Portugal comenta que “a introdução da Piaggio Commercial representa mais uma aposta do Grupo no mercado nacional, onde já detém uma operação abrangente e consolidada através da distribuição de cinco marcas e respetivas redes de venda e assistência.”

“A oferta da Piaggio Commercial e a experiência de um grupo mundial de referência na indústria da mobilidade como é o Grupo Piaggio, está perfeitamente alinhada com a atual estratégia do Grupo Bergé Auto no que respeita à expansão do seu potencial de negócios no mercado português, em particular, mas igualmente por toda a Europa”.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração