Notícias
Farto de procurar pelo encaixe do cinto?
A Skoda patenteou a solução para deixar de andar à noite as apalpadelas junto ao banco à procura do encaixe do cinto de segurança. Trata-se de um encaixe do cinto iluminado por um LED que muda de cor em função da necessidade da sua utilização ou não.
Este encaixe recorre a um plástico transparente no topo, na peça em que habitualmente se faz a pressão para soltar o cinto, peça essa que assim permite ver a luz do LED que está incorporado no interior do encaixe.
Ao entrar no carro o LED projeta inicialmente uma luz de cor branca indicando que não é necessário apertar o cinto, mas quando alguém se senta num banco este LED muda para luz vermelha, alertando para a necessidade de colocar o cinto. Uma vez corretamente colocado, a cor muda de novo para o branco.
A projeção de luz, além de ajudar a encontrar o encaixe, funciona também como aviso para quando o cinto tem de ser colocado, algo muito útil para o condutor perceber se alguém no banco de trás, por exemplo, se esqueceu de colocar o cinto corretamente.
Segundo a Skoda este sistema de LED pode ainda ser programado para emitir uma coreografia de cores quando se entra no veículo, uma espécie de saudação de boas vindas.
Notícias
Fiat Multiplina, um quadriciclo para a família
A Fiat revelou o Multiplina Concept, um quadriciclo elétrico que seguindo a filosofia do Topolino aumenta a lotação para toda a família.
Revelado num evento dedicado à mobilidade que teve lugar em Roma, Itália, o Multiplina Concept é um quadriciclo pesado com uma lotação de quatro lugares e que é claramente inspirado no Fiat 600 Multipla de 1956. Com este modelo a Fiat pretende preencher a lacuna entre os quadriciclos como o Topolino e os ligeiros de passageiros, conseguindo assim uma sequência de evolução na oferta de mobilidade urbana.
Tratando-se apenas de um estudo, a Fiat não avançou com dados técnicos sobre este Multiplina e também não abordou previsões quanto à sua entrada em produção ou comercialização.
Notícias
BMW já mostrou o novo X5
A quinta geração do BMW X5 está repleta de tecnologia, segue a nova linguagem estética da marca bávara e dentro da oferta de motorizações terá pela primeira vez uma versão totalmente elétrica e uma versão a hidrogénio.
A BMW acaba de revelar ao mundo o seu novo X5, um nome que marcou a entrada da marca no universo SUV em 1999 com o E53 e que desde então tem mantido um percurso de sucesso chegando agora à sua quinta geração.
Este X5 surge com umas linhas definidas pela nova abordagem estética Neue Klasse já vista no iX3 e também no futuro i3, nota-se bem que se trata de um modelo de grandes dimensões, basta comparar as suas linhas com as do iX3 e de imediato vemos maiores superfícies laterais, uma linha de cintura mais alta e um ar mais largo e robusto. O interior também é totalmente novo e oferece um ambiente altamente tecnológico onde se destaca a projeção de informação diretamente numa faixa inferior do para-brisas.
Outra das grandes novidades está na oferta de motorizações. Esta nova geração do X5 oferece cinco tipos de soluções que passam pelas “tradicionais” versões a gasolina, gasóleo e híbrida Plug-in, mas terá pela primeira vez uma opção totalmente elétrica, o iX5 e no futuro estará disponível também uma versão a hidrogénio desenvolvida em conjunto com a Toyota. Focando-nos na proposta elétrica iX5, esta surge com uma bateria de 141 kWh de capacidade e dois motores elétrico que em conjunto lhe dão uma potência combinada de 578 cv e um binário de 805 Nm. Esta versão iX5 60 xDrive tem uma autonomia de 845 quilómetros e em termos de prestações a sua aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 4,6 segundos e a sua velocidade máxima está nos 210 km/h.
A produção do novo X5 começa já no próximo mês de agosto nos Estados Unidos, na unidade de Spartanburg e as versões a gasolina e a gasóleo deverão começar a ser comercializadas ainda este ano. Já os modelos híbridos Plug-in e totalmente elétricos só deverão chegar aos mercados no início de 2027. Nesse mesmo ano, mas mais para o final do mesmo está prevista a versão a hidrogénio.





-
Notícias2 semanas agoPolícia de LA apreende 72 carros por causa de uma foto
-
Notícias2 semanas agoOs preços do novo XPENG P7+
-
Notícias1 semana agoXiaomi YU7 GT bate recorde sozinho… sem piloto
-
Notícias2 semanas agoRenault poderá adaptar modelos civis para uso militar
-
Notícias1 semana agoQue tal fazer golfe com um Bugatti
-
Notícias1 semana agoSkoda já mostrou o seu novo Peak
-
Notícias6 dias agoJá começaram as reservas do GTA VI
-
Notícias1 semana agoElétricos já vendem mais do que modelos só a gasolina



