Os animais de estimação são os nossos companheiros nas mais variadas situações e muitas vezes andam connosco no nosso automóvel. Por isso devem também eles viajar em segurança e o condutor deve garantir o seu bem estar durante a viagem. Desta forma aqui lhe deixamos alguns conselhos para que possa levar o seu “patudo” consigo para qualquer lado de forma segura.
1 – Cuidado com a alimentação
O primeiro passo a ter em conta quando vai transportar o seu animal de estimação no seu automóvel é não o alimentar antes da viagem. Ele pode sentir-se mal e haver um acidente gástrico em plena viagem, o que vai causar mau estar no animal, distração na condução e uma grande trabalheira para limpar o carro depois.
2 – Não o deixe à solta
O seu animal de estimação não deve ser transportado à solta dentro do veículo. Um animal solto pode interferir no campo de visão do condutor, atrapalhar os seus movimentos na condução e em caso de acidente pode haver consequências muito graves para o animal e para os ocupantes. Além disso não é permitido por lei transportar o animal de estimação solto. Recorra a caixas de transporte, arnés ou uma rede divisória entre o habitáculo e a bagageira (no caso de uma carrinha por exemplo), sendo que os dois primeiros são preferíveis pois ambos podem ser fixos aos sistemas de retenção do veículo, o que reforça a segurança para todos a bordo.
3 – Nunca o deixe fechado no veículo
Em circunstância alguma deve deixar o seu animal de estimação trancado dentro do automóvel com as janelas fechadas enquanto vai tratar de algo no exterior. Especialmente nas épocas mais quentes como no verão um automóvel atinge temperaturas superiores às que se fazem sentir no exterior e os animais sofrem muito com o calor. Nunca deixe o seu animal de estimação fechado, leve-o consigo. Se for um cão aproveite para o passear, por exemplo.
4 – Recompense o seu animal
Não se esqueça de levar aquele biscoito ou snack que o seu cão ou gato adoram para o premiar pelo seu bom comportamento. Assim estará a reforçar o estímulo positivo para um bom comportamento quando ele viaja consigo, minimizando o stress do animal e fazendo da viagem um momento que ele cada vez mais goste de experienciar consigo, sempre em segurança.
