Usados
Prolongue a vida da bateria
Published
4 anos anteson
By
Pedro Grilo
Nos automóveis usados a bateria é um daqueles elementos que mais tarde ou mais cedo dá sempre sinal de vida, ou melhor… de fim de vida. Quando a bateria “morre” é sempre um contratempo que atrapalha bastante. No entanto há pequenas coisas que podem ser feitas e que acabam por retardar o fim de vida de uma bateria, prolongando o seu tempo de vida útil.
Bateria bem fixa
Para começar certifique-se que os bornos da bateria do seu automóvel estão bem apertados. Com o passar do tempo e as trepidações do motor ou da estrada estes tendem a ganhar folga e mesmo que mantenham os elementos elétricos a funcionar, esse afrouxamento dificulta o carregamento da bateria o que faz que ela não carregue como deve, o que diminui a sua longevidade.
Controle a corrosão
Com as condições climatéricas e os próprios ácidos que compõem a bateria é habitual que os pólos da mesma comecem a corroer ficando com o vulgarmente chamado “zinabre”. Com uma escova de aço e um pouco de água retire esse elemento limpando tanto os pólos da bateria como os bornos das ligações. Para prolongar a resistência dos mesmos a esta corrosão pode sempre aplicar um spray lubrificante que mantenha a condutibilidade elétrica dos elementos.
Minimize as pequenas viagens
Tente dentro dos possíveis reduzir as viagens curtas com o seu veículo ou então tenha a preocupação de por exemplo no fim de semana fazer uma viagem mais longa. As viagens curtas não dão tempo à bateria de carregar o suficiente e se apenas andar em pequenos trajetos o fim da sua bateria estará mais próximo pois esta não recebe a carga que necessita.
Não gaste eletricidade desnecessariamente
Com o automóvel parado não utilize as luzes de leitura, o auto-rádio ou outros elementos elétricos que consomem energia da bateria. Se o veículo não estiver a trabalhar esse consumo vem diretamente da bateria o que acelera a sua descarga.
Compre um carregador de bateria
Um carregador de bateria é um elemento muito útil pois além de poder ser um “pronto-socorro” em caso da bateria descarregar totalmente também pode servir para manter a bateria com a carga ideal mesmo quando o carro está parado algum tempo. Há soluções que permitem ligar a bateria ao carregador durante esses períodos em que o veículo fica parado e assim assegurar que quando chegamos ao carro temos a bateria em boas condições de carga.
Desligue a bateria
Se por algum motivo vai parar o carro durante muito tempo então desligue a bateria porque o carro mesmo desligado consome energia através de elementos como o relógio, por exemplo.
Cuidado na compra
Mesmo com estes cuidados haverá um dia em que a bateria irá esgotar as suas capacidades e “morrer”. Nessa altura pense bem e compre a bateria adequada para o seu automóvel com a amperagem exigida e o tamanho correto. O preço das baterias varia com a amperagem e com a quantidade de componentes elétricos que os carro possuem se comprar uma bateria mais barata com amperagem insuficiente esta pode não ter capacidade para suportar o consumo pedido. Além de não ter um funcionamento eficaz pode até causar avarias em alguns elementos elétricos cuja reparação custará muito mais do que os euros que poupou na compra da bateria.
Também pode gostar

Conseguir perceber alguns sinais no seu carro pode alertá-lo para algo que não está bem no seu funcionamento e até poder antecipar uma avaria que se pode tornar mais séria com o passar do tempo.
Sensações estranhas
Quando temos um veículo há já algum tempo é mais fácil perceber se este está com reações estranhas pois estamos habituados ao seu comportamento, por isso esteja atento se ele deixar de acelerar com a mesma celeridade, se a travagem está menos eficaz, ou se não tem o mesmo comportamento a curvar. Se assim for é aconselhável ir até uma oficina especializada aferir o que se possa estar a passar antes que o problema se agrave e seja mais complicado de resolver… e de pagar.
Ruídos e sons
Um dos sinais mais comuns de que algo não está bem são os ruídos e sons que podem surgir e que alertam para uma anomalia. Os mais habituais são um silvo nas rodas que pode indicar que as pastilhas de travão estão nas últimas ou um “uivo” estridente vindo do motor que pode significar que algo vai mal com a distribuição. No caso de ouvir outros sons mais estranhos ou “violentos”, o melhor é encostar o carro e chamar a assistência pois pode ser uma avaria grave.
Os gazes de escape
Analisando as cores dos gazes que saem do tubo de escape é outra tarefa importante. Se o fumo do escape ganhou tons azuis pode ser sinal que está a consumir óleo onde não deve, evidenciando uma fuga, o mesmo podendo dizer-se se o fumo é branco pois aí pode ser o líquido de refrigeração que está a escapar para onde não é suposto. Fumo espesso ou negro quando acelera também não é bom sinal.
Cheiros anormais
Vários cheiros podem indiciar problemas no seu carro. Se lhe parecer borracha queimada, isso pode significar que tem problemas com algum tubo, correia ou juntas de isolamento. Se no entanto sentir um odor químico que parece papel queimado então pode ser a sua embraiagem que está a dar mesmo as últimas. Se sentir cheiro do tubo de escape no habitáculo então pode ser uma fuga no sistema de escape que está a entrar no interior do veículo, o que pode ser muito perigoso pois é possível que represente um aumento do monóxido de carbono dentro do carro. Se porventura lhe cheirar a ovos podres, o mais provável é que seja uma anomalia no catalisador.
As luzes no tablier
Normalmente os indicadores mais imediatos que algo não está bem com o seu carro são precisamente as luzes avisadoras que estão no painel de instrumentos. Se alguma acender e você não saiba o que significa, o melhor é parar imediatamente o carro em segurança e ver no manual de instruções o que se trata pois pode ser um alerta de algo potencialmente grave.

A época do verão é aquela em que mais se sofre com o calor no automóvel, por isso aqui lhe deixamos meia-dúzia de dicas úteis para conseguir lidar melhor com o calor e amenizar o desconforto das altas temperaturas.
Proteja o automóvel
O primeiro passo para evitar sofrer demasiado com, o calor no seu carro é protegê-lo do sol. Tente sempre estacionar num local com sombra, evitando a luz direta do sol. Não se esqueça também de utilizar um para-sol no vidro dianteiro e se possível outro no vidro traseiro. Estes elementos protetores além de reduzirem a temperatura a bordo, também minimizar o efeito do sol nos vários plásticos e elementos do interior. Com o para-sol colocado já não se “queimará” tanto quando tocar no volante ou na alavanca da caixa de velocidades.
Escolha bem o vestuário
Se tiver de se fazer à estrada em plenas horas de calor, não use roupa justa ou apertada. Escolha roupa confortável e de preferência de cores claras. As cores escuras e o sol direto são uma combinação que rapidamente causam desconforto. Em linguagem mais corrente, conduzir “com o sol de chapa” e vestido de preto não é uma boa opção.
Programe as suas deslocações
Nem sempre é possível programar muito as deslocações de carro, mas se for possível, então evite circular nas as horas de maior calor, em especial entre as 14 horas e as 16 horas. Apesar de estas não serem as horas mais quentes do sol, são aquelas onde o efeito deste no solo ou nas habitações faz com que também “emanem calor” criando um ambiente mais quente em torno do veículo e consequentemente aumentando a sua temperatura.
Areje e refresque o carro
Antes de entrar no carro abra os vidros, ligue a ventilação no máximo para extrair o ar quente das condutas e só então ligue o ar condicionado. Desta forma consegue refrescar o habitáculo e não sobrecarrega o sistema de ar condicionado pois não o obriga a um esforço suplementar para eliminar o ar quente das condutas.
Use bem o ar condicionado
Em viagem não aponte as saídas de ventilação diretamente para si. Não é saudável e não é tão eficaz como se as apontar para o tejadilho onde o ar fresco vai propagar-se de forma mais eficiente.
Cuidado com a hidratação
Não se esqueça de se hidratar com frequência. O calor leva à perda de líquidos, por isso convém repor os níveis no seu corpo. Naturalmente deve ter cuidados redobrados se viajar com idosos, crianças ou animais.

Meteorito acerta num Renault Clio

BYD entra no segmento dos veículos comerciais com o ETP3

Seat Leon (2013-2020)

Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento

Bagnaia é bicampeão de MotoGP

Lancia mostra teaser do novo Ypsilon

O último Audi TT saiu da linha de montagem

O LaFerrari de Sammy Hagar vai ser leiloado em festa

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

Dacia Lodgy (2012-…)

Superdesportivo português será revelado no início de 2024

Lancia mostra teaser do novo Ypsilon

Irizar mostrou na Solutrans evolução do camião ie Truck

O último Audi TT saiu da linha de montagem

Bagnaia é bicampeão de MotoGP

Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por luismigUma pessoa deficiente após morte dos pais pode receber apoios do estado?
- por sam78S.O.S. Boas.. alguém sabe como programar uma placa e comando de portão automático de batente (2 folhas)? Está desprogramado! (imagens dos...
- por blind3Boas a todos, Estou à procura de um Toyota para compra, sendo ele para 90% uso citadino. Procuro um que seja de pequenas dimensões sendo que...
- por AppleBudgetQue tipo de carros gostas? Desportivos (Coupés) Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno...
Em aceleração
- Notícias1 semana antes
Meteorito acerta num Renault Clio
- Notícias2 semanas antes
Renault vai lançar um novo Twingo
- Motos2 semanas antes
Queda no Qatar põe fim à temporada de Miguel Oliveira
- Comerciais2 semanas antes
Nova Renault Master tem versão elétrica com 410 km de autonomia
- Notícias1 semana antes
Fiat celebra 100 anos da Disney com uns Topolino bem especiais
- Comerciais2 semanas antes
IVECO assina parceria com a banda de heavy metal Metallica
- Notícias2 semanas antes
Xiaomi SU7, o carro elétrico para combinar com o smartphone
- Comerciais1 semana antes
BYD entra no segmento dos veículos comerciais com o ETP3